Tarifa indexada
A tarifa indexada é baseada no mercado grossista. Isto quer dizer que o seu preço acompanha diretamente a variação dos preços da produção de energia elétrica.
Significado de Tarifa Indexada
A tarifa indexada tem o seu preço determinado diretamente pela variação dos preços da produção de energia elétrica. Ou seja, as tarifas podem variar de acordo com diversos fatores, como as variações de oferta e procura no mercado, mudanças e tendências de consumo durante o ano, os preços globais das commodities, entre outros. As tarifas pagas pelos consumidores podem ser ajustadas mensalmente. No entanto, em Portugal, é determinado um limite máximo para o custo do kWh. Listamos as principais vantagens e desvantagens da tarifa indexada abaixo.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Vantagens da Tarifa Indexada
A tarifa indexada possui uma principal vantagem: a poupança nas faturas de eletricidade. Isto porque, como a tarifa acompanha o preço do mercado grossista, o valor pode ser inferior ao da tarifa fixa. Deste modo, nos períodos em que o valor do kWh está mais baixo no mercado grossista, o consumidor que adota esta tarifa paga um valor muito baixo pelo consumo da energia elétrica.
Desvantagens da Tarifa Indexada
Por outro lado, as principais desvantagens da tarifa indexada são:
- Variação constante do preço kWh: o consumidor não pode prever o valor da fatura de eletricidade.
- Risco de pagar preços muito altos: nos períodos em que o preço kWh estiver muito alto, o valor da fatura do consumidor acompanhará este aumento. Mesmo havendo um limite, o valor pode ser muito alto.
- Fidelização: muitos contratos que contemplam a tarifa indexada apresentam a cláusula de fidelização.
- Não apresenta descontos e ofertas: ao contrário da tarifa fixa, a indexada nunca contará com períodos de descontos na eletricidade.