Biodiesel
O biodiesel é um biocombustível feito a partir da matéria orgânica de origem vegetal, como os óleos de sementes e grãos, ou animal, como a gordura.
Significado de Biodiesel
O biodiesel é produzido a partir da mistura e da reação de um óleo vegetal, ou da gordura animal, com um álcool, que pode ser o etanol ou o metanol. Durante esse processo, também é necessária a presença de um catalisador. Este combustível apresenta-se como uma excelente alternativa ao uso do diesel. Assim, pode ser utilizado:
- Nos motores de veículos como camiões, autocarros e tratores
- Na geração de energia elétrica nas indústrias
- Nos motores estacionários, como os geradores
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Matérias-primas utilizadas para a produção do biodiesel
Como mencionado anteriormente, o biodiesel pode ser de origem vegetal ou animal. De facto, existem muitas opções de matérias-primas que podem ser utilizadas para a produção deste combustível. Entre os vegetais, destacam-se os óleos de soja, de girassol e de mamona. As gorduras animais são uma excelente alternativa para a produção de biodiesel. Uma vez que são reaproveitadas para esse fim, o seu descarte na natureza é retardado. Ou seja, há uma utilização sustentável e reciclável desses resíduos.
Vantagens e desvantagens do biodiesel
O uso do biodiesel apresenta muitas vantagens, sobretudo para o ambiente. Abaixo listamos as principais vantagens do biodiesel:
- Redução da emissão de gases com efeito de estufa e poluentes
- Alternativa ao diesel, um combustível de origem fóssil
- Aumento da vida útil dos motores
- Criação de empregos locais
- Baixo risco de explosão
- Fácil armazenamento e transporte.
As poucas desvantagens que o biodiesel apresenta estão concentradas no aumento do desmatamento para a plantação dos vegetais. No entanto, quando utilizamos a gordura animal, além de não haver agressão ao ambiente, há uma contribuição para o uso consciente desses resíduos, como já mencionado.