Biocombustível
O biocombustível é o combustível originado a partir de produtos agrícolas ou vegetais. É considerada uma fonte de energia alternativa aos combustíveis fósseis.
Significado de Biocombustível
O biocombustível é uma fonte de energia alternativa produzida através de matérias-primas vegetais. É uma das formas sob as quais a biomassa pode ser utilizada. Entre as matérias-primas que podem ser utilizadas para produzir o biocombustível, destacamos a cana-de-açúcar, a mamona, o girassol, a soja, o milho, a beterraba e o trigo. Estas matérias dão origem a alguns tipos de combustíveis que podem substituir parcial ou completamente os de origem fóssil.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Tipos de biocombustível
Os biocombustíveis mais comuns e conhecidos são:
- Etanol: pode ser derivado da cana-de-açúcar, beterraba e milho
- Bioetanol: pode ser extraído dos vegetais e dos seus resíduos, como o bagaço da cana-de-açúcar, a palha do trigo e os restos de milho e de beterraba
- Biodiesel: é produzido a partir do óleo de sementes e grãos, como o óleo de girassol e o de soja
- Biogás: é produzido a partir da decomposição de matéria orgânica, como o esterco, as palhas e o bagaço de vegetais
Vantagens e desvantagens do biocombustível
O uso do biocombustível apresenta muitas vantagens, sendo as principais:
- Liberta menos gases poluentes durante a sua queima
- Apresenta-se como uma fonte de energia renovável
- Destaca-se como uma importante alternativa aos combustíveis fósseis
- Gera empregos locais para a sua produção
Esta fonte de energia também apresenta algumas desvantagens, principalmente no que se refere à sua produção. É preciso plantar os vegetais que dão origem ao biocombustível antes de o extrair. As plantações ostensivas intensificam o desmatamento, uma vez que promovem a erosão do solo e ameaçam a biodiversidade. Além disso, a agricultura consome grandes quantidades de água, recurso indispensável para a vida. Apesar das desvantagens, o biocombustível reduz significativamente as emissões de gases com efeito de estufa, quando comparado ao uso dos combustíveis fósseis. Por este motivo, é considerado uma das grandes alternativas no combate ao aquecimento global.