Indicadores de eficiência energética
Os indicadores de eficiência energética são medidas que têm como principal finalidade apresentar informações referentes ao desempenho energético de determinado edifício.
Significado de Indicadores de Eficiência Energética
Os indicadores de eficiência energética são medidas que permitem extrair informações relevantes sobre o desempenho energético de um edifício. É uma forma de concluir se determinado desempenho energético é ou não satisfatório.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Como obter os Indicadores de Eficiência Energética?
Segundo o relatório da ADENE e da Direção-Geral de Energia e Geologia, para obter o indicador de eficiência energética (IEE) de um edifício é necessário somar todos os consumos da edificação e converter o resultado em energia primária por unidade de área.
Em seguida, desse resultado, subtrai-se a produção de origem renovável, igualmente convertida em energia primária por unidade de área.
Além disso, convém mencionar que, dentro de um mesmo edifício, é necessário separar os indicadores de eficiência energética de consumo em “S” (IEEs) e os indicadores de eficiência energética de consumo em “T” (IEEt).
Isto porque apenas os primeiros, isto é, do tipo “S”, são contabilizados para determinar a classificação energética de um edifício.
Consumos em “S” e consumos em “T”
Como vimos anteriormente, para fins de classificação energética de um edifício, apenas os indicadores de eficiência energética de consumo em “S (IEEs) são contabilizados, sendo que os do tipo “T” (IEEt) não são. Mas, afinal, o que são estes tipos de consumo? Entram na relação dos consumos do tipo “S”:
- Aquecimento e arrefecimento ambiente.
- Ventilação e bombagem em sistemas de climatização.
- Aquecimento de águas sanitárias e piscinas.
- Iluminação interior.
- Elevadores, escadas e tapetes rolantes (a partir de 1 de janeiro de 2016).
- Iluminação exterior (a partir de 1 de janeiro de 2016).
Já os consumos que entram na relação do tipo “T” são:
- Ventilação e bombagem não associada ao controlo de carga térmica.
- Equipamentos de frio.
- Iluminação dedicada e de utilização pontual.
- Elevadores, escadas e tapetes rolantes (até 31 de dezembro de 2015).
- Iluminação exterior (até 31 de dezembro de 2015).
- Todos os demais equipamentos e sistemas não incluídos no consumo tipo “S”.