Indicador energético
O indicador energético consiste num instrumento de apoio ao desenvolvimento sustentável, uma vez que oferece importantes dados sobre o setor energético.
Significado de Indicador Energético
O indicador energético é um instrumento que oferece dados sobre o setor energético e que, portanto, contribui para o desenvolvimento sustentável. Nesse sentido, o indicador energético pode ser macro, quando se refere ao setor energético de um país ou região, ou micro, quando está relacionado com a eficiência energética específica de uma habitação ou empresa. Existem diversos tipos de indicadores energéticos que podem ser aplicáveis a contextos variados.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Tipos de Indicadores Energéticos
Existem vários tipos de indicadores energéticos utilizados para compreender a situação e o desenvolvimento do setor energético em Portugal. A seguir, apresentamos os principais indicadores utilizados nos relatórios elaborados pela Agência para a Energia (ADENE), Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) e Observatório da Energia:
- Dependência Energética: indica o quão dependente é um país da importação de energias.
- Intensidade Energética da Economia: pode ser medido através da energia primária, energia final e, especificamente, da eletricidade.
- Intensidade Energética por Setor de Atividade: indica a intensidade energética utilizada em cada setor do país, como agricultura e pescas, indústria, transportes, serviços e doméstico.
- Indicadores Energéticos Per Capita: indica o consumo energético por habitante e pode ser medido através da energia primária, energia final e, especificamente, da eletricidade.
- Emissões de GEE: indica a quantidade de emissões totais de gases com efeito de estufa do setor energético e a intensidade carbónica da economia. A medida do dióxido de carbono equivalente (CO2e) serve de padrão
A importância dos Indicadores Energéticos
Os indicadores energéticos são essenciais para a obtenção de dados relativos ao setor energético de um país. Isto porque é a partir deles e do seu acompanhamento anual que se torna possível reduzir o consumo de energia e diminuir a emissão de gases com efeito de estufa. Portanto, os indicadores energéticos são grandes aliados do desenvolvimento sustentável dos países e do mundo.