Indicador de Eficiência Energética dos Edifícios
O indicador de eficiência energética dos edifícios consiste num indicador de consumo específico utilizado para a caracterização energética das construções.
Significado de Indicador de Eficiência Energética dos Edifícios
O indicador de eficiência energética dos edifícios é um indicador que tem como finalidade caracterizar a eficiência energética das construções. Ou seja, apresenta o consumo energético específico de um edifício e avalia a sua eficiência. Convém mencionar que o indicador de eficiência energética dos edifícios é expresso em unidades de energia final ou primária por metro quadrado de área útil durante um ano.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Quando é calculado o Indicador de Eficiência Energética dos Edifícios?
O indicador de eficiência energética dos edifícios deve ser calculado durante uma auditoria energética, que consiste numa inspeção realizada por um gestor de energia devidamente autorizado. Como resultado da auditoria energética, obtém-se o indicador de eficiência energética de determinado edifício. Além disso, nesta auditoria é possível extrair um conjunto de informações que deverão ser utilizadas para a implementação de ações que garantam a eficiência energética de uma edificação, e, consequentemente, a redução do consumo de energia.
Como melhorar a eficiência energética dos edifícios?
Para apresentar uma maior eficiência energética, o responsável por um edifício e os moradores podem investir em vários recursos. Eis algumas formas de se obter um bom indicador de eficiência energética dos edifícios:
- Investir na instalação de painéis solares fotovoltaicos.
- Projetar construções ou reformas que explorem a climatização e o conforto térmico a partir de recursos naturais, como luz solar e ventilação natural.
- Automação dos sistemas para que algumas condições sejam controladas de forma automática e autónoma.
- Utilizar sensores de luz automáticos.
- Adotar equipamentos de climatização modernos.
- Investir em eletrodomésticos com uma alta classe energética.
- Melhorar o isolamento térmico.
- Utilizar lâmpadas mais eficientes, como a solar e a de LED.