Sistema de Gestão de Energia
O sistema de gestão de energia consiste no conjunto de procedimentos e atividades que podem ser implementadas por uma organização para tornar o seu consumo energético mais eficiente.
Significado de Sistema de Gestão de Energia
O sistema de gestão de energia refere-se às medidas, procedimentos e atividades regulamentados pela ISO 50001 e que podem ser implementados por qualquer organização, seja esta industrial, comercial, administrativa ou de serviços. A sua finalidade é tornar o consumo energético mais eficiente. Nesse sentido, espera-se que haja uma redução do consumo total de energia, uma diminuição nos gastos referentes à fatura de eletricidade e uma redução da emissão de gases com efeito de estufa.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Como implementar o Sistema de Gestão de Energia em conformidade com a ISO 50001?
Como veremos adiante, existem muitas vantagens para a organização que decide implementar o sistema de gestão de energia nas suas instalações, sobretudo quando em conformidade com a ISO 50001. Este padrão internacional conta com algumas exigências para que as organizações possam implementar o sistema de forma eficaz:
- Desenvolver uma política para o uso mais eficiente da energia.
- Fixar metas e objetivos para atender a essa política.
- Usar dados para melhor compreender e tomar decisões sobre o uso de energia.
- Medir os resultados.
- Rever como a política funciona.
- Melhorar continuamente a gestão da energia.
Convém mencionar que, quando a implementação do sistema de gestão de energia é realizada em conformidade com a ISO 50001, a organização recebe uma certificação.
Vantagens da implementação do Sistema de Gestão de Energia numa organização
Quando uma organização implementa o sistema de gestão de energia em conformidade com a ISO 50001, muitos benefícios podem surgir a curto, médio e longo prazo, sendo os principais:
- Maior eficiência energética.
- Redução dos gastos com a energia elétrica.
- Redução da emissão de gases com efeito de estufa.
- Cumprimento de requisitos legais.
- Melhoria na imagem da organização, que se apresenta como uma empresa preocupada com as questões ambientais e climáticas.
- Destaque em relação aos concorrentes que ainda não se preocupam com essa causa.