Segurança Energética
A segurança energética consiste num conjunto de medidas que tem como finalidade reduzir a instabilidade energética de uma nação.
Significado de Segurança Energética
A segurança energética representa um conjunto de medidas e ações que têm como finalidade tirar um país do risco da falta de energia.
Ou seja, é uma estratégia para reduzir a instabilidade energética causada pela dificuldade de acesso a fontes de energia.
Pode-se dizer que a segurança energética precisa de olhar para todo o sistema energético, como a produção das indústrias, o funcionamento do setor dos serviços e de transporte e a distribuição da energia aos consumidores finais.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Como garantir a Segurança Energética num país?
Para garantir a segurança energética num país, é necessário olhar para todo o processo energético, desde a produção à entrega da energia. Nesse caso, existem duas importantes medidas que devem ser aplicadas para a obtenção dessa garantia: a incorporação de fontes de energia renováveis e limpas à matriz energética e a prática de preços baixos para o consumidor. Relativamente ao uso de fontes de energia renováveis e limpas, o país passa a ter uma diversidade maior de possibilidades para a produção de energia. Assim, além de reduzir a dependência energética, há uma diminuição da sua instabilidade. Nesse sentido, algumas fontes que podem ser utilizadas para esta finalidade são: eólica, solar, geotérmica e biomassa. Relativamente à prática de preços baixos para o consumidor final, é uma ação necessária para garantir que todos os indivíduos tenham acesso à energia. Afinal, trata-se de um direito básico de todos os cidadãos.
A importância da Segurança Energética
Como vimos anteriormente, a segurança energética é essencial para a garantia da produção e distribuição de energia numa nação. No entanto, a sua importância vai muito além disso. A segurança energética garante o desenvolvimento sustentável de um país, diminui a sua dependência energética, impulsiona o seu crescimento económico e reduz a pobreza energética. Portanto, é um conjunto de medidas indispensável a qualquer país.