Caldeira

A caldeira é um recipiente metálico utilizado para aquecer líquidos ou produzir e acumular vapor sob pressão superior à atmosférica, com o objetivo de aquecer ambientes, alimentar máquinas térmicas, entre outras funções.

Significado de Caldeira

As caldeiras produzem e acumulam vapor com o objetivo de alimentar diversos tipos de equipamentos, como as máquinas térmicas, as autoclaves para esterilização de materiais, os aquecedores, entre outras aplicações de calor que utilizam o vapor. Começaram a ser utilizadas no princípio da revolução industrial, no início do século XVIII, quando se utilizava o carvão para produzir calor. Desse modo, a energia era captada por uma unidade central e distribuída através do vapor. A melhoria constante deste equipamento permitiu uma grande diversificação na construção de caldeiras, pelo que atualmente podemos encontrar diversos tipos.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde

Tipos de caldeira

Como não há apenas um modelo de caldeira disponível no mercado, é possível encontrar um tipo ideal para cada objetivo. Estes são os principais modelos:

  • Caldeiras aquatubulares: neste equipamento a água presente no interior dos tubos absorve calor da combustão dos gases que circulam externamente. É muito utilizada em centrais termoelétricas, uma vez que produzem mais energia.
  • Caldeiras flamotubulares: nesta caldeira os gases quentes originados na queima de combustível passam por tubos imersos em água, que acabam por a aquecer e produzir vapor.
  • Caldeiras multitubulares de fornalha interna: esta caldeira possui vários tubos de fumo que podem ser de três tipos: de fogo direto, de fogo de retorno e de ambas (fogo direto e de retorno).
  • Caldeiras multitubulares de fornalha externa: neste modelo, a fornalha é formada pela alvenaria logo abaixo do corpo cilíndrico. Assim, os gases entram em contato com a base inferior do cilindro e retornam pelos tubos de fogo.
  • Caldeiras horizontais: este tipo abrange vários modelos de caldeira, como a cornuália e a lancashire. Apresenta tubulações internas, por onde passam os gases aquecidos, e podem ter de 1 a 4 tubos de fornalha.
  • Caldeiras a vapor: este modelo foi projetado em 1708 para retirar a água depositada nas minas de carvão, e uma vez a água aquecida na caldeira transforma-se em vapor. Trata-se de um equipamento de baixo custo.
  • Caldeiras escocesas: este modelo é compacto, pois todas as ferramentas indispensáveis ao seu funcionamento são combinadas numa única peça. Foi desenvolvido para uso marítimo pois ocupa pouco espaço, tendo tubos de menor diâmetro. Conseguem rendimentos de até 83%.
  • Caldeiras locomotivas e locomóveis: este modelo gera vapor para movimentar a própria máquina. Foi criada para impulsionar a locomotiva na condução do comboio, estando já praticamente fora de uso.

Vantagens e desvantagens das caldeiras a vapor

As caldeiras a vapor são robustas, de fácil construção e de baixo custo. Como acumulam um grande volume de água, podem produzir aumentos repentinos na produção de vapor. Por outro lado, apresentam algumas dificuldades na instalação de superaquecedores e pré aquecedores de ar. Além disso, a sua pressão manométrica limitada faz com que a geração de energia elétrica seja menos eficiente.

Imagem exemplificativa da fatura Goldenergy

A Goldenergy ajuda-o a ler a sua fatura

Explicamos tudo passo a passo.

Preview Gestão de energia na app Goldenergy

APP
Goldenergy

Faça a gestão da sua energia.

Botão Download Google Play
Botão Download App Store
Ícone Simulação

Simular

Quer receber primeiro uma proposta?
Confirme a poupança garantida.

Ícone Adesão

Aderir

A mudança é simples, não fica sem eletricidade,
e em 10 min. começa a poupar.

Adesão fácil