Instalação elétrica

A instalação elétrica é um conjunto de equipamentos elétricos conectados entre si. Essa instalação proporciona o perfeito funcionamento do sistema elétrico de uma edificação.

Significado de Instalação Elétrica

A instalação elétrica é a estrutura física responsável por permitir que o sistema elétrico funcione numa edificação. Essa instalação compreende os componentes das ligações elétricas e a conexão entre a fonte geradora de energia e as cargas elétricas. É uma das etapas mais importantes de uma construção, uma vez que permite o bom funcionamento de um sistema elétrico. A sua instalação adequada evita os curtos-circuitos, choques, incêndios, entre outros acidentes. As instalações elétricas podem ser: residenciais/prediais, comerciais ou industriais. As primeiras são mais simples e as últimas, mais complexas.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde

Constituição de uma Instalação Elétrica

Assim é a constituição de uma instalação elétrica:

  • Infraestrutura: refere-se aos materiais utilizados na instalação, como as caixas de medidores, as bandejas elétricas, os leitos elétricos, os suportes e fixadores para cabos, as eletrocalhas, as caixas de passagem, entre outros.
  • Medição e proteção: refere-se aos equipamentos que monitorizam e protegem as instalações elétricas. São estes os medidores, os disjuntores, ou fusíveis e os relés.
  • Cabeamento: refere-se aos fios e cabos responsáveis por conduzir e conectar a fonte de energia às cargas elétricas.
  • Controlo: refere-se à capacidade da instalação de acionar e desativar as cargas. Um bom exemplo de equipamento de controlo são os interruptores do sistema de iluminação.

Projetos elétricos

As instalações elétricas precisam de ser altamente projetadas para que sejam eficientes. Neste sentido, é fundamental que exista um projeto elétrico para que se possa planear o funcionamento de todas as instalações na edificação. Este projeto deve ser preparado por profissionais específicos: engenheiros eletricistas ou arquitetos e engenheiros civis. Isto porque eles são capacitados para elaborar um projeto que respeite a segurança e garanta o perfeito aproveitamento da eletricidade. O projeto elétrico guiará todas as futuras instalações, como: pontos luminotécnicos, estruturas das fichas, interruptores, quadro de distribuição de energia, corpo do circuito elétrico e dispositivos de proteção.

Imagem exemplificativa da fatura Goldenergy

A Goldenergy ajuda-o a ler a sua fatura

Explicamos tudo passo a passo.

Preview Gestão de energia na app Goldenergy

APP
Goldenergy

Faça a gestão da sua energia.

Botão Download Google Play
Botão Download App Store
Ícone Simulação

Simular

Quer receber primeiro uma proposta?
Confirme a poupança garantida.

Ícone Adesão

Aderir

A mudança é simples, não fica sem eletricidade,
e em 10 min. começa a poupar.

Adesão fácil