Recondicionamento
Recondicionamento é o processo de restaurar um equipamento para uma condição próxima à original, através da reparação ou substituição de peças.
Significado de Recondicionamento
O recondicionamento é um procedimento realizado em equipamentos e máquinas já utilizados e que apresentam desgaste ou problemas de funcionamento. Este procedimento consiste numa série de atividades de manutenção preventiva e corretiva que visam restaurar o desempenho original do equipamento, prolongando a sua vida útil e evitando substituí-los.
O processo de recondicionamento pode incluir:
- Desmontagem completa do equipamento.
- Substituição de peças danificadas ou desgastadas.
- Limpeza e lubrificação de componentes.
- Correção de desalinhamentos, entre outras atividades.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Vantagens do Recondicionamento
O recondicionamento de equipamentos oferece diversas vantagens em relação à substituição completa dos mesmos, tais como:
- Redução de custos: alternativa mais económica do que a compra de um equipamento novo, uma vez que permite a recuperação de peças e componentes ainda em bom estado.
- Prolongamento da vida útil: com a correção de problemas de funcionamento, é possível aumentar a eficiência dos componentes e evitar a necessidade de descarte precoce.
- Redução do impacto ambiental: opção mais sustentável do que a substituição completa do equipamento, uma vez que evita a necessidade de descarte de peças e componentes.
- Maior eficiência: o recondicionamento de peças e a correção de desalinhamentos ajudam a melhorar o desempenho dos equipamentos e, consequentemente, a sua eficiência.
- Maior disponibilidade: o recondicionamento reduz o tempo de inatividade do equipamento, uma vez que as reparações são realizados rapidamente e o equipamento volta a operar mais rapidamente.
Recondicionamento e reciclagem de equipamentos elétricos
De acordo com levantamento do Electrão, nos últimos 14 anos foi possível reutilizar 393 toneladas de equipamentos elétricos em Portugal devido à prática de recondicionamento. Além disso, entre as 61 toneladas de equipamentos que teriam ido para a reciclagem em 2022, se não fosse pela prática do recondicionamento, estão os computadores e impressoras, ecrãs, equipamentos de frio e grandes eletrodomésticos.