Sustentabilidade
O conceito de sustentabilidade, ou de desenvolvimento sustentável, baseia-se no ideal de que se pode atender às necessidades do presente, sem impedir que as futuras gerações também possam satisfazer as suas próprias necessidades.
Significado de Sustentabilidade
A sustentabilidade é um princípio que procura alcançar o equilíbrio entre a disponibilidade dos recursos naturais e o uso dos mesmos pela sociedade. Nesse sentido, este princípio tenta aliar o uso dos recursos naturais e a conservação da natureza. O termo “desenvolvimento sustentável” surgiu em 1987, quando uma primeira-ministra da Noruega o utilizou durante uma comissão da Organização das Nações Unidas (ONU). O seu ideal seria o que já abordamos: atender às necessidades da geração presente, de modo que as futuras também possam satisfazer as suas.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Pilares da Sustentabilidade
Ao aliarmos as necessidades da nossa geração ao respeito pela natureza, estabelecemos os três pilares da sustentabilidade, ou do desenvolvimento sustentável:
- Viabilidade económica: fomentar a competitividade entre as empresas privadas e estatais, a fim de impulsionar a economia.
- Justiça social: estimular o desenvolvimento individual e coletivo da sociedade, com foco especial na manutenção da dignidade humana
- Proteção ambiental: minimizar os impactos negativos sobre o ambiente, conservando ao máximo a natureza para as gerações futuras.
Hábitos sustentáveis no quotidiano
Ao vermos o mundo sob o olhar dos princípios da sustentabilidade, percebemos a necessidade de adaptar alguns hábitos quotidianos, no sentido de os implementar também na vida profissional e política, expandindo as boas práticas para o coletivo. Eis alguns hábitos sustentáveis que, se adotados por cada um, podem impactar significativamente a vida das gerações futuras:
- Uso doméstico e logístico das energias extraídas de fontes renováveis;
- Adoção de meios de transporte amigos do ambiente (bicicletas, veículos elétricos etc.);
- Reaproveitamento dos bens materiais, diminuindo a produção de lixo;
- Prática constante da coleta seletiva;
- Incentivo aos pequenos comércios e empreendimentos;
- Participação em iniciativas de reflorestamento e cuidado ambiental.