Energia da biomassa

A energia da biomassa é a energia proveniente da matéria orgânica de origem animal ou vegetal. É uma fonte alternativa e renovável.

Significado de Energia da Biomassa

A energia da biomassa é originada a partir da matéria orgânica de origem animal ou vegetal, como restos de alimentos, cascas de frutas, madeira, entre outros. É considerada uma alternativa aos combustíveis fósseis. A biomassa pode ser utilizada diretamente como combustível ou pode ser convertida para a produção de energia elétrica.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde

Formas de conversão da Biomassa em energia

Para ser utilizada como energia, é necessário que a biomassa passe por um processo de conversão. Estes são os principais métodos utilizados para a converter:

1 - Gaseificação: conversão de fontes de biomassa sólidas em gasosas através de reações termoquímicas. O processo é aplicado aos resíduos orgânicos urbanos e industriais e em madeiras. O gás resultante ainda pode ser filtrado para a remoção de componentes químicos.

2 - Pirólise: também conhecido como carbonização, este processo é realizado sob altas temperaturas e sem a presença de oxigénio. É comummente aplicado a lenha e a resíduos orgânicos de origem agrícola. Como produto podem ser obtidos gases, líquidos e sólidos, como o carvão vegetal.

3 - Combustão: neste processo a biomassa é queimada sob altas temperaturas e com a presença abundante de oxigénio. Desta forma, é gerado vapor a alta pressão, que é utilizado nas caldeiras ou para mover turbinas.

4 - Transesterificação: transformação da biomassa de óleos vegetais em produtos intermediários, como a glicerina e o biodiesel.

5 - Digestão anaeróbica: ocorre na ausência do oxigénio. Nesse processo, resíduos orgânicos e industriais sofrem decomposição pela ação de bactérias em biodigestores. Como produto obtém-se o biogás.

6 - Fermentação: conversão dos açúcares presentes nalgumas fontes de biomassa (cana-de-açúcar, milho, beterraba, entre outros) em álcool.

Vantagens da Biomassa

Além de ser uma fonte de energia renovável, a biomassa apresenta vantagens como:

  • Reaproveitamento sustentável de resíduos que seriam descartados.
  • Alta eficiência energética.
  • Menor emissão de gases poluentes para a atmosfera.
  • Baixo custo de aquisição.

Obs.: podemos adicionar um link para o novo artigo sobre Biomassa.

Imagem exemplificativa da fatura Goldenergy

A Goldenergy ajuda-o a ler a sua fatura

Explicamos tudo passo a passo.

Preview Gestão de energia na app Goldenergy

APP
Goldenergy

Faça a gestão da sua energia.

Botão Download Google Play
Botão Download App Store
Ícone Simulação

Simular

Quer receber primeiro uma proposta?
Confirme a poupança garantida.

Ícone Adesão

Aderir

A mudança é simples, não fica sem eletricidade,
e em 10 min. começa a poupar.

Adesão fácil