Efeito de Estufa
O efeito estufa é o fenómeno de retenção dos raios infravermelhos na superfície terrestre, após serem absorvidos por gases presentes na atmosfera. Serve para manter o planeta aquecido e garantir a manutenção da vida.
Significado de Efeito Estufa
O efeito estufa ocorre naturalmente, fazendo com que o calor irradiado pela Terra se mantenha na superfície e não seja libertado para o espaço. Desta forma, o planeta mantém os seus limites ideais para a existência da vida terrestre. No entanto, o aumento da emissão de gases de efeito estufa tem provocado um agravamento deste fenómeno, tornando-o numa ameaça para a natureza. Isto ocorre porque há maior retenção do calor na atmosfera, o que compromete ecossistemas e provoca mudanças climáticas.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Gases de efeito de estufa
São cinco os tipos de gases de efeito estufa, responsáveis também pelo agravamento deste fenómeno:
- Dióxido de carbono: o CO2 é o gás mais abundante na atmosfera e a queima de combustíveis fósseis é uma das principais razões para o seu aumento. Estima-se que, desde a Revolução Industrial, a taxa de dióxido de carbono na atmosfera tenha aumentado em 35%.
- Gás metano: é o segundo maior responsável pelo aumento das temperaturas globais. Estima-se que 60% das emissões de metano provêm dos aterros sanitários, pelo que a produção de lixo é um fator agravante.
- Óxido nitroso: é emitido por meio de bactérias no solo e no oceano, e pode colaborar aproximadamente 298 vezes mais do que o CO2 para o aumento das temperaturas globais. Os fertilizantes hidrogenados utilizados na agricultura produzem este gás.
- Gases fluoretados: estes gases são exclusivamente produzidos pela humanidade a fim de atender às necessidades tecnológicas. São utilizados para aquecer e refrigerar, para suprir a indústria eletrónica, para produzir alumínio, etc. Destaque para os clorofluorcarbonos (CFC), contidos em desodorizantes aerossóis e responsáveis por destruir a camada de ozono.
- Vapor de água: é responsável por mais da metade do efeito de estufa. Este vapor capta o calor irradiado pela Terra e aquece a superfície.
Consequências do agravamento do efeito de estufa
O agravamento do efeito de estufa e, consequentemente, o aumento das temperaturas terrestres, podem provocar consequências desastrosas para a natureza como:
- O degelo das calotas polares e o aumento do nível do oceano.
- A extinção de espécies de animais, provocando danos aos diversos ecossistemas.
- As perdas nas colheitas e na pesca.
- Os problemas de saúde provocados pela poluição do ar e pelo aumento das temperaturas.