Alta Tensão
A alta tensão refere-se à grande diferença entre o potencial elétrico de dois pontos. É utilizada para reduzir as perdas e permitir o transporte de energia elétrica até aos centros urbanos.
Significado de Alta Tensão ou Alta Voltagem
A tensão elétrica refere-se à diferença de potencial elétrico entre dois pontos, ou seja, a força necessária para que uma corrente elétrica seja criada. Nesse sentido, a alta tensão - ou alta voltagem - refere-se à elevada diferença entre esse potencial. Normalmente, o nível de tensão elevado é utilizado nas redes de distribuição para o transporte de energia das centrais até aos centros urbanos. Esta precaução é importante porque ocorrem perdas ao longo do trajeto da eletricidade.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
As linhas de alta tensão são uma das componentes da rede de distribuição de eletricidade, sendo que o seu objetivo é transportar a corrente elétrica ao longo de grandes distâncias. As linhas de alta tensão fornecem eletricidade aos centros urbanos e às grandes indústrias.
As linhas de transmissão precisam de ser bem isoladas para evitar a ocorrência de curtos-circuitos ou descargas elétricas, que podem transformar-se em choques letais para o corpo humano.
As subestações e o uso dos transformadores
Antes de a energia elétrica ser consumida, é preciso que a sua tensão seja reduzida. Mesmo nos sítios que precisam de uma tensão elétrica elevada, como as indústrias, este processo é necessário. Nesse sentido, as subestações e os transformadores servem para diminuir a alta tensão transportada até aos centros urbanos. Com o objetivo de diminuir a tensão, a corrente elétrica passa primeiro pelas subestações. No entanto, a tensão ainda continua alta para ser utilizada em casas, como podemos observar pela densidade dos fios de rede. Por isso, a energia ainda precisa de passar pelos transformadores. Eles são os responsáveis por baixar a tensão e adequá-la ao valor ideal de consumo. Este processo é feito de acordo com a necessidade de cada cliente.