Desagregação de consumos
A desagregação de consumos consiste em repartir os usos de energia a partir de diversos segmentos, como forma de energia e localização geográfica.
Significado de Desagregação de Consumos
A desagregação de consumos consiste em repratir os consumos de energia a partir de alguns segmentos, que podem ser, por exemplo: formas de energia, utilização, setor, localização geográfica, processo de produção, produto final, entre outros. A finalidade do processo de desagregação de consumos é permitir uma análise e uma monitorização mais apurada das necessidades e da utilização de energia numa determinada instalação, região ou país. Este processo faz parte de uma auditoria energética e de uma boa gestão de energia.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
A Auditoria Energética
A auditoria energética é uma espécie de inspeção realizada por um gestor de energia. A sua finalidade é medir os consumos de energia, a eficiência energética dos equipamentos e as perdas de energia existentes. Por isso é tão importante realizar a desagregação de consumos neste processo, uma vez que irá possibilitar a elaboração de um relatório mais detalhado. Convém mencionar que, como resultado dessa auditoria, obtém-se um conjunto de informações que serão utilizadas para implementar ações que garantam a eficiência energética numa edificação, e, consequentemente, a redução do consumo de energia.
O Balanço Energético
A desagregação de consumos também é uma prática muito importante na elaboração do balanço energético de uma região ou país. Isto porque o balanço energético (BE) é um estudo estatístico que une todas as informações recolhidas nas operações relativas ao consumo energético. Em Portugal, este estudo é elaborado anualmente pela Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG). Nesse sentido, o balanço energético menciona as formas de energia utilizadas, bem como as operações de transformação associadas a cada forma energética. Esta é uma importante prática para aumentar a eficácia da energia elétrica no país. Além disso, contribui para a criação de metas referentes ao consumo racional da eletricidade e para a utilização de fontes de energia renováveis.