Média Tensão
A média tensão refere-se à diferença média entre o potencial elétrico de dois pontos e é utilizada para entregar a energia elétrica aos consumidores.
Significado de Média Tensão
A média tensão refere-se ao valor da tensão elétrica utilizado para identificar as considerações de segurança do sistema de geração, distribuição e utilização da energia elétrica. Esta representa a diferença média entre o potencial elétrico de dois pontos. Essa diferença de potencial está localizada entre a baixa tensão e a alta tensão.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Quando é utilizada a Média Tensão?
Antes de mais, vale a pena notar que a alta tensão é rebaixada para média numa subestação. A média tensão surge nas redes primárias de distribuição de energia elétrica. Nesse sentido, as redes primárias de distribuição alimentam:
- Os clientes em média tensão.
- As estações transformadoras de iluminação pública.
- E as estações transformadoras que geram os circuitos de distribuição secundária para alimentar os clientes em baixa tensão.
Os clientes em média tensão referem-se às empresas com necessidades superiores a 200 kVA. Alguns exemplos são a indústria de automóvel, metalúrgica e a grande hotelaria.
Diferença entre Baixa e Média Tensão
A baixa e a média tensão diferenciam-se pelos potenciais que apresentam. Enquanto a primeira apresenta uma diferença pequena, a segunda conta com uma diferença média.
É ainda possível diferenciá-las ao nível do consumo. A baixa tensão é indicada para os utilizadores domésticos, que precisam de uma potência menor. Já a média tensão é indicada para consumidores industriais e que, portanto, precisam de mais potência.
Nalguns casos, a média tensão é também distribuída para os clientes de baixa tensão. Afinal, a energia não é rebaixada diretamente de alta para baixa, antes passa pela média tensão.
Note-se que os valores que determinam tais tensões variam de país para país.