Gerador

Um gerador é um dispositivo que converte vários tipos de energia em energia elétrica. Este instrumento é utilizado para garantir o fornecimento de energia sempre que houver falha na corrente elétrica.

Significado de Gerador

O gerador elétrico é um equipamento que converte a energia mecânica, química, solar ou de qualquer outra natureza em energia elétrica. Os geradores são constituídos por dois pólos (positivo e negativo) e trabalham de modo a manter uma diferença de potencial entre ambos. O polo positivo é o que possui maior potencial elétrico, enquanto o negativo possui menor. Ambos formam um circuito em que o gerador fornece potencial elétrico para as cargas, que vão dos pólos negativos para os positivos, mantendo sempre a diferença de tensão elétrica, de forma a não cessar o fornecimento de energia.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde

Tipos de geradores

Apesar de o gerador mecânico ser o mais utilizado, há outras classes de geradores que variam sobretudo segundo o tipo de energia utilizada para gerar potencial elétrico. Os demais tipos de geradores são estes:

  • Gerador Mecânico: converte energia mecânica em elétrica, como os alternadores de carro. É o mais comum no setor da indústria e o que apresenta maior capacidade de transformação de energia.
  • Gerador Químico: converte energia química (potencial) em elétrica, como as pilhas e baterias. É quase sempre utilizado para suprir equipamentos de baixo consumo energético.
  • Gerador Luminoso: converte energia térmica em elétrica, como as placas solares ou fotovoltaicas. Têm sido amplamente utilizados em casas e edifícios privados ou comerciais.
  • Gerador Eólico: converte energia do vento em elétrica, como as turbinas eólicas (aerogeradores), muito utilizadas em Portugal para gerar energia limpa.
  • Gerador Térmico: converte energia térmica em elétrica, como as turbinas a vapor.

História do gerador elétrico

Em 1831, o inglês Michael Faraday inventou um equipamento que convertia energia mecânica em elétrica, o chamado dínamo. Este dispositivo era composto por um disco de cobre que girava no campo magnético formado pelos pólos de um íman com formato de ferradura, produzindo uma corrente elétrica contínua. Antes de Faraday, a única fonte de energia elétrica conhecida eram as pilhas e baterias, que transformam a energia química em eletricidade. No entanto, uma vez que a energia mecânica é a que possui maior potencial elétrico, considera-se que o dínamo foi o precursor dos geradores elétricos como os conhecemos atualmente.

Imagem exemplificativa da fatura Goldenergy

A Goldenergy ajuda-o a ler a sua fatura

Explicamos tudo passo a passo.

Preview Gestão de energia na app Goldenergy

APP
Goldenergy

Faça a gestão da sua energia.

Botão Download Google Play
Botão Download App Store
Ícone Simulação

Simular

Quer receber primeiro uma proposta?
Confirme a poupança garantida.

Ícone Adesão

Aderir

A mudança é simples, não fica sem eletricidade,
e em 10 min. começa a poupar.

Adesão fácil