Rotulagem de Energia Elétrica
A rotulagem de energia elétrica consiste na informação sobre as ofertas de fornecimento de energia ativa. Esta é enviada pelos comercializadores aos consumidores .
Significado de Rotulagem de Energia Elétrica
A rotulagem de energia elétrica é a informação enviada aos clientes pelos comercializadores de eletricidade relativamente ao produto que estão a consumir. Os principais elementos apresentados nesta informação são:
- Os recursos energéticos primários utilizados na produção de energia elétrica.
- Os impactos ambientais secundários ao fornecimento de eletricidade.
Isto quer dizer que a principal finalidade da rotulagem de energia elétrica é permitir que o consumidor de eletricidade tenha a opção de escolher um comercializador mais sustentável.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Que informações devem ser apresentadas na Rotulagem de Energia Elétrica?
De acordo com a Diretiva nº 16/2018, de 13 de dezembro, da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), os comercializadores devem divulgar na rotulagem de energia elétrica as seguintes informações:
- Mix de fontes de energia, sendo: mix trimestral; mix dos últimos 4 trimestres; e mix do ano civil anterior.
- Emissões de dióxido de carbono (CO2), sendo: emissões específicas do ano civil anterior de CO2; emissões totais de CO2 relativas a cada fatura enviada aos clientes; informação adicional sobre impactos ambientais associados ao fornecimento de energia elétrica do comercializador.
Além disso, os comercializadores devem manter no seu site uma área para a rotulagem de energia elétrica, que deve ser constantemente atualizada. Também devem atualizar trimestralmente algumas informações na fatura dos consumidores. Já o folheto anual deve ser entregue aos clientes, por correio ou correio eletrónico, até ao final do mês de maio.
Energias consideradas no Mix da Rotulagem de Energia Elétrica
Segundo a Diretiva, as categorias de fontes de energia que devem ser consideradas pelos comercializadores no cálculo do mix são:
- Eólica.
- Hídrica.
- Cogeração renovável.
- Geotermia.
- Outras renováveis (solar, das ondas e maremotriz e aproveitamento de biomassa e de biogás).
- Resíduos sólidos urbanos.
- Cogeração fóssil.
- Gás natural.
- Carvão.
- Diesel.
- Fuelóleo.
- Nuclear.