Rede de Distribuição de Gás Natural
A rede de distribuição de gás natural refere-se a uma rede interligada responsável por entregar o gás natural aos consumidores finais.
Significado de Rede de Distribuição de Gás Natural
A rede de distribuição de gás natural consiste numa rede interligada que tem como finalidade o transporte de gás natural até aos consumidores finais. Deve assegurar o trânsito do gás natural entre a rede nacional de transporte e os pontos de consumo em média e baixa pressão, em condições adequadas de qualidade de serviço. De mencionar que Portugal não produz o gás natural que consome, ou seja, o gás distribuído provém de outros países e pode ser recebido através de gasodutos de alta pressão ou por via marítima.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Operadores das Redes de Distribuição (ORD)
Os Operadores das Redes de Distribuição (ORD) são responsáveis pelas redes de distribuição de baixa pressão (abaixo de 4 bar) e média pressão (entre 20 e 4 bar) e pelos respetivos ramais. O transporte de gás natural a alta pressão (entre 20 e 85 bar) é gerido pelo Operador de Rede de Transporte (ORT). Por fim, a regulação económica da atividade de distribuição de gás natural é determinada pela Entidade Reguladora de Serviços Energéticos (ERSE).
Quais são as aplicações do Gás Natural?
O gás natural apresenta uma combustão limpa e eficiente, com elevado rendimento térmico, e pode ser utilizado para diversas finalidades, como:
- Geração de energia elétrica nas indústrias.
- Aquecimento do ambiente e da água nas residências e nos comércios.
- Alternativa a combustíveis utilizados em automóveis, como gasolina, álcool e diesel. Nesse caso, é conhecido como Gás Natural Veicular (GNV).
Em caso de vazamentos, por ser mais leve do que o ar, o gás natural dissipa-se rapidamente pela atmosfera. Essa é, portanto, uma vantagem que aporta segurança para os consumidores.