Central Geotérmica

A central geotérmica é responsável por transformar a energia obtida do calor proveniente do interior da Terra em energia elétrica.

Significado de Central Geotérmica

A central geotérmica converte a energia obtida do calor proveniente do interior da Terra em eletricidade. Esta central é geralmente instalada nas áreas onde há um grande fluxo de vapor e água quente. A temperatura interna da Terra é mais alta nas camadas mais próximas do núcleo do planeta. A central geotérmica utiliza o recurso inesgotável do calor terrestre, sendo por isso considerada uma fonte de energia renovável.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde

Funcionamento da Central Geotérmica

A primeira etapa do funcionamento de uma central geotérmica e, consequentemente, da conversão da energia geotérmica em elétrica é a captação de água quente ou do vapor proveniente do interior da Terra. Através das fraturas das camadas rochosas, a água e os vapores emergem à superfície, onde são captados por poços de extração. Assim, o vapor é direcionado para as centrais através de tubulações. Esse mesmo vapor move as turbinas que giram mecanicamente. Estas, por sua vez, acionam o gerador que produz a energia elétrica. Em alguns sistemas de centrais geotérmicas, é injetada a água no subsolo aquecido para que ela se transforme em calor. Assim, ela retorna na forma de vapor e pode ser utilizada para acionar as turbinas que, por sua vez, ativam o gerador.

Tipos de Centrais Geotérmicas

As centrais geotérmicas podem utilizar diferentes tecnologias nos processos de conversão de energia. Conforme o método utilizado, esta pode ser classificada em três tipos:

1 - Dry Steam: conhecida também como vapor dominante, esta tecnologia é a mais utilizada. O seu funcionamento consiste no vapor a temperaturas acima de 235ºC e na pressão para mover uma turbina conectada a um gerador de energia elétrica. 2 - Flash: conhecida também como água dominante, esta tecnologia separa o vapor da água. Assim, o vapor é enviado à usina. Já a água é reinserida no tanque. Quando a água atinge a superfície a temperaturas mais elevadas, o processo de separação pode ser repetido.
3 - Ciclo binário: esta é uma tecnologia mais recente. Neste caso, o líquido geotérmico é utilizado para vaporizar, através de um trocador de calor, outro fluído com ponto de ebulição mais baixo. Assim, o fluído secundário vaporiza-se rapidamente e pode ser utilizado para movimentar as turbinas.

Imagem exemplificativa da fatura Goldenergy

A Goldenergy ajuda-o a ler a sua fatura

Explicamos tudo passo a passo.

Preview Gestão de energia na app Goldenergy

APP
Goldenergy

Faça a gestão da sua energia.

Botão Download Google Play
Botão Download App Store
Ícone Simulação

Simular

Quer receber primeiro uma proposta?
Confirme a poupança garantida.

Ícone Adesão

Aderir

A mudança é simples, não fica sem eletricidade,
e em 10 min. começa a poupar.

Adesão fácil