ISO 14064

A ISO 14064 é um padrão internacional relacionado à gestão de emissão de gases de efeito estufa (GEE) e aplicável a qualquer organização.

Significado de ISO 14064

A ISO 14064 é um padrão internacional estabelecido pela International Organization for Standardization (em português, Organização Internacional de Padronização). Esta norma está vinculada à gestão de emissão de gases de efeito estufa (GEE). Convém mencionar que este padrão faz parte da série 14000, que está relacionada com a gestão ambiental, e pode ser aplicável a qualquer organização. As suas versões iniciais foram publicadas no ano de 2006, mas foram atualizadas em 2018. Para que uma empresa receba o certificado ISO 14064, é necessário passar por uma auditoria que averigue se a sua produção está em conformidade com as normas e requisitos solicitados. Caso não esteja, a organização pode passar por modificações até que se encontre apta a receber a devida certificação.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde

Qual é a finalidade da ISO 14064?

A ISO 14064 tem como finalidade orientar governos e empresas a reduzirem a emissão de gases de efeito estufa (GEE). Para isso, oferece ferramentas que possam quantificar, monitorizar e verificar a emissão e reduzi-la. A empresa que possui o certificado ISO 14064 aumenta a sua credibilidade no mercado, pois mostra o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável. Além disso, a organização passa a contar com a oportunidade de verificar e medir as melhorias nos seus processos de produção.

Os principais fundamentos da ISO 14064

A ISO 14064 está dividida em 3 partes. Isto quer dizer que existem 3 principais fundamentos que a orientam:

  • ISO 14064-1: esta parte especifica os princípios e requisitos para a conceção e o desenvolvimento de relatórios de emissões e remoções de gases de efeito estufa (GEE).
  • ISO 14064-2: apresenta princípios e requisitos detalhados e oferece orientações para a quantificação, monitorização e emissão de relatórios sobre a redução de emissões de GEE ou melhorias de remoção.
  • ISO 14064-3: especifica e fornece princípios e requisitos para a condução ou gestão da validação e verificação das informações sobre gases de efeito estufa.

Imagem exemplificativa da fatura Goldenergy

A Goldenergy ajuda-o a ler a sua fatura

Explicamos tudo passo a passo.

Preview Gestão de energia na app Goldenergy

APP
Goldenergy

Faça a gestão da sua energia.

Botão Download Google Play
Botão Download App Store
Ícone Simulação

Simular

Quer receber primeiro uma proposta?
Confirme a poupança garantida.

Ícone Adesão

Aderir

A mudança é simples, não fica sem eletricidade,
e em 10 min. começa a poupar.

Adesão fácil