Combustíveis Sólidos
Os combustíveis sólidos são matérias-primas utilizadas para a produção de energia e que se encontram em estado sólido a temperatura e pressão ambientes.
Significado de Combustíveis Sólidos
Os combustíveis sólidos consistem em componentes em estado sólido a temperatura e pressão ambientes que são utilizados para gerar energia nos meios de transporte e nas indústrias. A queima desse combustível gera gases superaquecidos que se expandem numa câmara de combustão e, consequentemente, aportam energia para a máquina. Historicamente, estes combustíveis foram a principal fonte primária de energia utilizada pelo homem. No entanto, além desses, existem também os combustíveis líquidos e gasosos.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Exemplos de Combustíveis Sólidos
Os principais exemplos de combustíveis sólidos são:
- Lenha: troncos, ramos ou quaisquer pedaços de madeira utilizados como combustível. Liberta muitos gases tóxicos durante a sua combustão.
- Carvão mineral: tem origem na decomposição de matéria orgânica sob condições específicas de temperatura e pressão. Pode ser encontrado em tipos como: turfa, linhito, hulha (ou betuminoso) e antracito.
- Carvão de coque: é derivado do carvão betuminoso (ou hulha). A sua extração ocorre através do processo de coqueificação, no qual o carvão é levado a fornos e submetido a altas temperaturas na ausência de oxigénio.
- Bagaço da cana de açúcar: é um tipo de biomassa que pode ser empregado como um combustível renovável. Por isso, o seu uso é mais indicado do que os demais combustíveis mencionados, uma vez que a sua queima não liberta gases com efeito de estufa.
Foguetes de combustível sólido
Uma curiosidade acerca dos combustíveis sólidos: a NASA (National Aeronautics and Space Administration, em português Administração Nacional do Espaço e Aeronáutica) desenvolveu um combustível sólido. Esta substância é responsável por movimentar os foguetes. O propolente sólido consiste numa mistura entre o combustível e o comburente. Tais propolentes são produzidos através de um processo em que uma mistura de substâncias líquidas e sólidas endurecem.