Biomassa florestal
A biomassa florestal é um recurso utilizado para a produção de energia. A sua origem está na matéria orgânica proveniente das áreas florestais.
Significado de Biomassa Florestal
A biomassa florestal refere-se à matéria orgânica que tem origem nas áreas florestais e é utilizada para a produção de energia. Este recurso é considerado uma alternativa às fontes energéticas que se esgotam a médio ou longo prazo, como o petróleo. Por esse motivo, a biomassa florestal é considerada um recurso renovável. Os exemplos mais comuns de biomassa florestal são a lenha, o carvão vegetal e os pellets de madeira.
Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
As florestas energéticas
As áreas de extração da biomassa florestal são chamadas de florestas energéticas. Quase sempre são plantadas especificamente para a retirada da matéria orgânica para a produção de energia.
A extração da biomassa florestal não deve contribuir para a devastação das florestas nativas ou para a destruição da natureza, uma vez que há áreas de plantio específicas para essa finalidade. No entanto, caso ocorra a extração da biomassa a partir de florestas nativas, há uma regulamentação que prima pela preservação local.
Também por isso o uso da biomassa florestal é um assunto ainda bastante controverso entre os estudiosos das fontes de energia renováveis.
Vantagens da Biomassa Florestal
No entanto, não se pode ignorar as vantagens da biomassa florestal, sobretudo se a comparamos ao uso dos combustíveis fósseis. Além de ser uma fonte de energia renovável, apresentamos outras das suas vantagens:
- Diminui o desmatamento nas florestas nativas.
- Contribui para a preservação de importantes ecossistemas.
- Reduz a emissão de gás carbónico, uma vez que substitui as fontes energéticas convencionais e poluidoras.
- Descentraliza o sistema de produção de energia.
- Cria empregos diretos e indiretos na região em que a floresta é plantada.
- Possui baixo custo de implantação.