Tarifa Indexada ao Mercado
A tarifa indexada ao mercado consiste num tipo de precificação que se baseia nos preços ou taxas de mercado para determinar o custo da eletricidade.
Significado de Tarifa Indexada ao Mercado
A tarifa indexada ao mercado é o preço da eletricidade que responde à cotação do mercado diário de energia. Por norma, o cliente deste tipo de tarifa deve pagar, por cada hora, o preço da produção de energia, acrescido de um valor fixo (neste caso, a margem de lucro da comercializadora). No entanto, convém esclarecer que a precificação pode variar entre as diferentes tarifas indexadas ao mercado.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde
Como funciona a Tarifa Indexada ao Mercado?
A tarifa indexada ao mercado funciona da seguinte forma:
1- Os produtores de energia disponibilizam para venda a eletricidade que produziram ou estimam produzir.
2- Os comercializadores fazem ofertas para comprar esta energia e revendê-la aos clientes finais.
3- Através de uma comparação entre a oferta de energia e a procura pelos comercializadores, o OMIE (Operador do Mercado Ibérico de Energia) estabelece um preço para a eletricidade, também chamado de preço Spot.
4- Para o cliente final é estabelecido um valor mensal por kWh a partir da média do preço Spot ao longo dos vários dias do mês. Este valor vai assim variar todos os meses.
5- A este preço de produção, somam-se as tarifas de acesso e outros encargos, como taxas e impostos sobre a energia.
6- Por fim, o comercializador acrescenta uma margem de lucro, que pode ser por cada kWh ou um valor mensal fixo, de acordo com o seu consumo de energia.
Quais são as vantagens e desvantagens da tarifa indexada ao mercado?
A tarifa indexada ao mercado, assim como as outras tarifas, apresenta vantagens e desvantagens, como vamos ver a seguir. Vantagens da tarifa indexada ao mercado:
- Pode conhecer os preços de energia praticados no dia seguinte.
- Em cenários de descida de preço no OMIE, também vai poupar nas faturas de eletricidade. - Não precisa de pagar à comercializadora o prémio de risco e outros encargos associados à contratação de uma tarifa fixa.
Desvantagens da tarifa indexada ao mercado:
- Imprevisibilidade na fatura de energia, uma vez que os preços da energia podem mudar a cada hora.
- Por norma, esta tarifa não pode ser combinada com outros descontos, pelo que não há outras vantagens para os clientes.
- Risco de pagar preços elevados pela energia em caso de subidas repentinas no valor da eletricidade.