Goldenergy,

Como ser sustentável no dia a dia: 10 dicas úteis

Índice

Ser sustentável no dia a dia não é sinónimo de mudanças drásticas nas nossas rotinas. Pelo contrário. Há muitos hábitos que se foram mantendo ao longo dos anos e talvez ainda não tenha parado para pensar que pequenos ajustes podem contribuir muito para o impacto positivo no meio ambiente.

Mais do que reduzir a quantidade de plástico ou fazer a reciclagem do lixo corretamente, há muitas práticas que pode começar a adotar e que vão fazer uma grande diferença no ambiente e na carteira. 💰

Se quer garantir um futuro mais limpo para si e para as gerações vindouras, então siga estas dicas de como ser sustentável no seu dia a dia e comece a desempenhar um papel de destaque na preservação do planeta.

10 dicas para ser mais sustentável

1. Invista num carro elétrico

Se a logística do dia a dia não lhe permite fazer todos os percursos a pé ou de bicicleta, e os transportes públicos também não são uma opção, pode sempre optar por outras alternativas ecológicas: usar um carro elétrico. 🚘

Já considerou fazer esta transição? É claro que há sempre um investimento inicial que é necessário fazer, mas a longo prazo os benefícios superam esse esforço.

Além de não ficar dependente dos combustíveis fósseis (a menos que escolha um carro híbrido, onde continuam a ser necessários, ainda que em menor escala), pode começar a sentir um efeito positivo na carteira, já que os preços dos combustíveis continuam inconstantes.

O impacto positivo no meio ambiente é, sem dúvida, a maior vantagem da mobilidade elétrica.

Dica extra: Se está indeciso acerca do investimento inicial, fique a saber que o governo tem uma série de apoios à mobilidade elétrica em vigor, assim como benefícios fiscais.

2. Tire partido da luz natural

Portugal é dos países europeus com mais horas de sol, por isso deve tirar partido disso e usar a seu favor. ☀️

Opte sempre por concentrar as tarefas que precisam de luz durante o dia, para não ter que ligar as luzes. Uma boa forma de fazer a luz do sol entrar em casa é usar também cortinados em tons claros. Se as paredes tiverem tons claros, então perfeito! Assim vai conseguir reter a luminosidade e fazer com que se espalhe mais facilmente.

3. Escolha uma iluminação eficiente

Se ainda não se livrou das lâmpadas incandescentes, então está na hora de o fazer.

Optar por lâmpadas de baixo consumo é uma dica simples de como ser sustentável no seu dia a dia e que não requer grande esforço ou investimento. 😉

As lâmpadas LED já não são uma novidade. Apesar de serem mais caras do que as outras, conseguem poupar energia, têm um tempo de vida útil maior e, por este motivo, não precisa de as trocar com tanta frequência. Quer isto dizer que há uma poupança significativa a longo prazo.

Ah! Na hora de descartar as lâmpadas fundidas ou na passagem para as mais eficientes, não se esqueça de um passo muito importante: fazer a reciclagem de lâmpadas de forma correta. Sim, ainda há quem as coloque no lixo normal.

Mas atenção! Sempre que possível, tire partido da luz natural em vez de usar a artificial. Só assim é que estará a fazer uma utilização inteligente da iluminação e terá um impacto verdadeiramente positivo no ambiente.

4. Aposte em eletrodomésticos de baixo consumo

Uma ótima forma de ser sustentável lá em casa é optar por eletrodomésticos que consomem menos energia. Para isso, convém saber ler a etiqueta energética de um eletrodoméstico.

Mas é simples! Aquilo que precisa de saber é que deve escolher eletrodomésticos com a classificação A+ ou superior. Eles vão poupar até 70% de energia, acredita? Ou seja, no final do mês a fatura da luz sai beneficiada e ainda consegue reduzir o consumo de energia para o necessário apenas. Assim, vai estar mais próximo de alcançar a tão desejada eficiência energética.

Dica extra: Na cozinha, evite colocar o frigorífico próximo do fogão, já que vão precisar de consumir mais energia por causa das diferenças de temperatura de cada um dos eletrodomésticos.

5. Faça um consumo mais consciente da água

Durante o banho e a escovagem dos dentes deixa a água a correr? Se a sua resposta foi sim, então devia começar a desligar. Esta mudança é um exemplo perfeito de como ser sustentável no dia a dia e que só depende de si. Por isso, não há desculpas. 🚿

Como a escassez de água é um tema quente na atualidade, ainda temos mais uma dica para poupar água lá em casa. Enquanto espera que a água do banho aqueça, por exemplo, utilize um recipiente para recolher essa água e usá-la na cozinha para a lavagem de alimentos, por exemplo.

Experimente fazer isto e veja se não nota uma diferença no consumo de água ao final do mês.

6. Não deixe os aparelhos eletrónicos em standby

Esta é, possivelmente, das dicas mais fáceis e rápidas de começar a colocar em prática para ser sustentável no dia a dia. Desligar os aparelhos eletrónicos que não estão em uso.

Quem está em teletrabalho cai muitas vezes neste erro: faz uma pausa e deixa o computador ligado. Verdade?

Pois é. O que talvez não tenha parado para refletir ainda é que este e outros equipamentos eletrónicos consomem energia desnecessária quando deixados em standby. E a longo prazo a diferença pode ser significativa.

Por isso, não se esqueça! Da próxima vez que não estiver a usar mais o computador ou o telemóvel já carregou completamente (e não precisa de ter o carregador ligado à tomada), por exemplo, certifique-se que desliga tudo. Comece a dar pequenos passos para evitar o desperdício de energia.

7. Utilize cápsulas de café reutilizáveis

Se está comprometido com um estilo de vida mais sustentável, mas não dispensa beber o seu café diariamente, em casa ou no trabalho, então fique a saber que também pode melhorar a sua pegada ecológica se fizer uma pequena mudança: usar cápsulas de café reutilizáveis.

Na correria do dia a dia, as cápsulas acabam por ser uma opção mais prática. Mas, na verdade, não são nada amigas do ambiente, já que são revestidas de plástico, sobretudo.

A boa notícia é que é possível manter o hábito do café em cápsula e não prejudicar o ambiente. Tudo o que precisa de fazer é optar por cápsulas em aço, uma vez que não precisam de ser substituídas. Basta encher com o café que prefere e, no final, lavá-la para a usar mais tarde. ☕

8. Recicle os dispositivos eletrónicos

De certeza que tem um telemóvel que já não funciona lá em casa, mas continua guardado por esquecimento. Em vez de estar a acumular equipamentos que já não usa, nem precisa, porque não se livra deles? 📱

Está na hora de destralhar e enviar todos os equipamentos eletrónicos para o lugar certo. Sim, leu bem. Não só as lâmpadas que devem ser recicladas num lugar específico. Também os aparelhos eletrónicos têm uma reciclagem específica.

Na sua composição há materiais tóxicos que prejudicam o ambiente. Por isso, devem ser reciclados de forma certa. Além disso, muitos materiais podem ainda ser reutilizados para outros aparelhos.

9. Opte por sistemas de energia solar

A energia solar é uma fonte 100% renovável e que tira partido da luz do sol para gerar eletricidade. Desta forma, elimina a necessidade de combustíveis fósseis que contribuem para a emissão de gases com efeito estufa.

Ao optar por colocar painéis solares em sua casa, por exemplo, não só vai estar a reduzir a dependência de fontes de energia não renováveis, como também contribui para atenuar as mudanças climáticas.

Se tem dúvidas quanto ao processo de instalação de painéis solares, não se preocupe. A Goldenergy pode ajudar. Fale connosco!

10. Dê uma nova vida ao que já não usa

Tem roupa que já não usa porque está gasta e não faz sentido dar? Então, pegue nessas peças, se forem em tecido, e corte para usar como panos. Assim, já não precisa de os comprar para usar nas tarefas domésticas lá de casa.

E, se por acaso, partiu algum prato ou vaso, por exemplo, e estava a pensar deitar ao lixo, espere! Se não tiver desfeito em mil pedaços, ainda há solução. 😉

Coloque em prática o kintsugi. É uma arte japonesa que consiste em consertar peças de cerâmica partidas, dando-lhes, assim, uma nova vida. Apesar de partidas, elas podem tornar-se únicas depois de consertadas e ainda fica com uma peça diferente, que mais ninguém tem.

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Quer aderir? Nós ligamos, grátis.

Deixe os seus dados para entrarmos em contacto consigo.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde.

Quer receber primeiro uma proposta? Simule e veja quanto vai poupar.

Artigos recentes

Na procura pela eficiência e conforto no que diz respeito ao aquecimento da água das nossas casas, a escolha entre...
Ano após ano, os portugueses rendem-se mais aos carros elétricos, não só pela eficiência, mas porque há, de facto, vantagens...
O preço de um carro elétrico novo ainda está acima do orçamento que muitos portugueses têm disponível para gastar. Por...

Mais lidos

Se ainda não é nosso cliente, agora vai querer ser. Conheça o nosso programa Campanha Amigo e saiba como ganhar...
Nos períodos de confinamento a recolha da leitura pelo técnico pode estar condicionada e é importante comunicar o consumo para...
Durante o mês de Novembro de 2020 o setor da energia assistiu a mais um importante passo na agilização de...