Goldenergy,

Todas as boas práticas para poupar água aí em casa

Índice

Já sabe: na Goldenergy gostamos imenso de ser verdinhos. 🙂 Queremos que esteja ciente dos impactos que o nosso consumo tem no planeta, de modo a avistarmos um futuro mais amigo do ambiente. Mas, ao mesmo tempo, adoramos que saia das nossas leituras com mais capacidade de refletir sobre formas de não desperdiçar, também, dinheiro. Hoje o nosso tema é poupar água e temos dicas mesmo simples que podem ajudar na tarefa.

Fique connosco e acompanhe uma lista resumida de boas razões para o fazer, para além de todos os passos simples que pode adotar na rotina do dia a dia e que o vão ajudar a gastar menos euros com a fatura da água aí de casa – e a ser mais amigo do planeta. 😀

Porque é que é importante poupar água?

Se dúvidas restassem sobre a importância de falar sobre o tema da economia da água, desfazemos todas neste artigo.

Para começar, a água potável é um bem limitado e finito – ou seja, pode, de facto, esgotar-se.

Dito isto, importa agora lembrarmos que há cada vez mais população no mundo e cada vez mais zonas geográficas que vivem algum tipo de seca – desde as menos graves até às secas extremas, onde pessoas e animais vivem em risco de não sobrevivência diante da falta de água potável.

E que riscos isto envolve? De que formas podemos minimizar os impactos dos nossos consumos? Porque é que, afinal, é tão importante começarmos a poupar água?

Acompanhe para entender melhor. 🙂

Para ajudar a conservar o ambiente

De uma forma bastante resumida, deixamos os números que ilustram esta situação: atualmente, a terra é composta por 70% de água, sendo que a maior parte está nos oceanos e menos de 1% está disponível para o nosso consumo. Sim, leu mesmo bem: há no mundo, hoje, algo em torno de 0,05% de água potável que pode ser consumida por todas as espécies que coabitam no planeta.

Em todo o globo, já são várias as regiões que estão a passar pelos problemas de secas extremas ou falta de água potável. A Cidade do Cabo, casa de mais de 4 milhões de pessoas e capital legislativa da África do Sul, foi a primeira cidade moderna a declarar falta de água.

Isto é uma consequência das alterações climáticas, das quais tanto temos ouvido falar nos últimos tempos. Portugal, de acordo com um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), será um dos países mais afetados por essas alterações – e isto já num futuro próximo. As secas e os grandes incêndios dos últimos anos são alguns dos indícios do que está por vir mais à frente.

Agora, chegamos à parte em que deixamos um alarme: sendo a água um recurso fundamental e insubstituível para a nossa sobrevivência, em risco de escassez, torna-se urgente arrancar com hábitos de poupança.

E esses hábitos de economia levam-nos diretamente ao ponto seguinte, em que vai entender como isto tem impacto, também, na sua carteira.

Para as poupanças envolvidas

Poupar nos gastos deste recurso tão essencial é uma forma urgente de ajudar o planeta, precavendo o desperdício e a escassez – mas é, também, uma ótima forma de economizar uns bons euros nas faturas da água e/ou do gás, que utiliza para aquecer o duche. Por isso, garantimos que quando poupa água o orçamento familiar fica grato. 🙂

Será que sabe que um duche rápido significa o consumo de imensos litros de água? Sim, em média, duzentos litros caem pelo ralo da casa de banho – e em apenas dez minutos. Se tomar um duche em cinco minutos, está a reduzir o seu consumo para metade. Vale o esforço, não vale? 🙂

Boas formas de poupar água sem esforço

Muito se tem falado sobre este tema ao longo do passado mais recente, mas a verdade é que grande parte da população ainda não passou da teoria para a prática e precisa de saber mais sobre o assunto – nomeadamente sobre todas as formas de poupar água em casa. Afinal, reduzir o tempo no duche é apenas uma delas e, isoladamente, não é capaz de fazer muito pelo nosso planeta.

Melhorar esta situação é um compromisso seu, nosso. De todos. Mas, então, como podemos fazê-lo?

Poupar água na cozinha

A cozinha, bem sabemos, é o coração da nossa casa e, por isso, uma das divisões que mais concorrem para o alto consumo de água. É aí, portanto, que devem entrar cuidados reforçados, tanto na preparação dos alimentos como na limpeza da louça utilizada.

  • Para lavar os frescos, como frutas e legumes, deve-se usar um recipiente com água potável. De seguida, pode aproveitar a mesma água para a rega das plantas, por exemplo.
  • Se for lavar a louça manualmente, garanta que tem uma quantidade razoável de louça suja. Desta forma, consegue fazer um só enxaguamento, de forma rápida, e assim está a poupar água.
  • Outra dica importante é, num recipiente, deixar a louça suja de molho em água com a mínima quantidade possível de detergentes ou outros químicos. Num segundo recipiente tenha apenas água para enxaguar. Assim, consegue evitar a água que fica a correr da torneira durante o processo de lavagem.
  • Se tem uma máquina da louça em casa, só ligue quando estiver realmente preenchida.
  • Para poupar água é, também, necessário reduzir a quantidade de louça que se usa. Por exemplo: utilize o mesmo copo para beber água ao longo do dia, ou uma garrafa reutilizável.

Poupar água na casa de banho: lavatórios, duche e autoclismo

A cozinha é responsável por imenso consumo, mas sabia que as casas de banho são os espaços onde gastamos mais água? É possível estimar que mais de 40% da fatura da água corresponde às quantidades que utilizamos aí. Por isso, as dicas de poupança deste recurso nas casas de banho são, também, tão importantes para reduzir as contas mensais da família.

Eis, abaixo, algumas dicas básicas para reduzir os consumos.

  • Prefira duches aos banhos de imersão.
  • Feche as torneiras enquanto limpa as mãos com gel ou sabonete, e quando trata de lavar os dentes.
  • Use um copo de água para fazer o bochecho e gargarejo, por exemplo, e não deixe que a água fique a correr nem necessidade.
  • Cuidado extra, ainda, com o gasto da água que corre durante o barbear.
  • Se tem filhos pequenos, opte por dar banhos ao mesmo tempo. Se for de imersão, não encha mais de um palmo de altura.
  • Evite o desperdício enquanto a água aquece para o banho e utilize um balde para a recolher. Depois, use a água armazenada para as limpezas domésticas ou para regar as plantas.

São gestos pequenos que, quando transformados em hábitos, resultam efetivamente em poupança de água e de dinheiro.

Agora vamos às dicas especiais de cuidados com o gasto de água utilizado pelos sistemas de autoclismo. Sabia que o autoclismo é responsável por cerca de 30% do consumo de água? Água que desce, mesmo literalmente, pelos nossos canos abaixo.

Veja os truques de poupança abaixo:

  • Não use a sanita como caixote do lixo – nada de toalhitas, cotonetes, pensos rápidos e quaisquer resíduos desnecessários são sinónimo de descargas a mais, que poderiam ser evitadas.
  • Outra forma de poupar é optar por um autoclismo que tenha duplo depósito, um sistema que permite a escolha entre descargas maiores e mais pequenas.

Poupar água: dicas para o resto da casa

  • No caso da máquina de lavar a roupa, apenas inicie o ciclo com a carga completa. Se precisar de fazer uma lavagem com meia carga, escolha o programa adequado a esta situação.
  • Tenha os olhos postos na fatura da água e compare com os números que tem no contador. Qualquer sinal de consumo que seja fora do vulgar por ser um indício de fugas.
  • Repare eventuais perdas de água – os famosos “gotejar” e “vazamento”.
  • Ao escolher os eletrodomésticos que utilizam água no seu funcionamento, opte pelos mais eficientes – e estamos a falar tanto de eficiência energética como de consumo da água. Escolha aqueles que permitam o ajuste das funções à carga pretendida.

Será que tem alguma sugestão ou ideia para juntar às nossas? Que hábitos de poupança da água já fazem parte da rotina aí de casa?

Se as nossas dicas foram úteis, é certo que já se sente preparado para mudar o mundo ao nosso lado. 😉

Está na altura de praticar um consumo consciente e ajudar a conservar este bem precioso. Contamos consigo? Juntos somos mais eficientes. 😀

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Quer aderir? Nós ligamos, grátis.

Deixe os seus dados para entrarmos em contacto consigo.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde.

Quer receber primeiro uma proposta? Simule e veja quanto vai poupar.

Artigos recentes

Quando falamos de dar as melhores dicas para tornar mais simples a sua vida aí em casa, a Goldenergy está...
Sabia que para carregar um carro elétrico fora de casa – ou seja, na rede pública de carregamento – é...
“Olá, o meu nome é Yolanda Hopkins. Eu sou surfista e normalmente represento a Seleção de Surf nacional. Agora também...

Mais lidos

Se ainda não é nosso cliente, agora vai querer ser. Conheça o nosso programa Campanha Amigo e saiba como ganhar...
Nos períodos de confinamento a recolha da leitura pelo técnico pode estar condicionada e é importante comunicar o consumo para...
Durante o mês de Novembro de 2020 o setor da energia assistiu a mais um importante passo na agilização de...