Goldenergy,

10 formas super simples de poupar gás em casa

Índice

Imagine chegar a casa após um longo dia de trabalho, preparar o jantar e, de seguida, tomar aquele duche super quentinho para relaxar o corpo. Isto sem falar nos dias frios, em que queremos ligar o aquecedor da casa para desfrutar do ambiente enquanto assistimos a um filme, ou lemos um livro.

Pense bem: estes pequenos prazeres domésticos estão intrinsecamente ligados ao consumo de eletricidade e, claro, ao gás. Afinal, a maioria dos esquentadores, fogões e aquecedores de casa dependem deste elemento – que é quase indispensável no nosso dia a dia. Tão indispensável que, em março de 2021, Portugal atingiu o máximo de exportação de gás natural desde sempre.

É possível, e necessário, pensar em formas de poupar gás e eletricidade no nosso dia a dia – por vários motivos. A Goldenergy não se propõe a explicá-los todos, claro, pois o nosso espaço é limitado. Mas, aqui, partilhamos as principais razões para o fazer, além de dar algumas dicas preciosas, amigas da carteira e do ambiente.

Somos uma empresa que está consciente de que o futuro se constrói hoje. ????

A importância de poupar gás em casa

Quando pensamos em poupar gás ou mesmo poupar eletricidade em casa, há sempre duas vantagens que nos podem motivar: as vantagens individuais e as coletivas.

Quando falamos das vantagens individuais, falamos sobretudo do valor das faturas. Afinal, o gás e a eletricidade representam uma das maiores despesas domésticos, certo?

Ou seja, quanto mais atentos estamos aos consumos do fogão, esquentador, aquecedor, entre outros, menor será a surpresa no princípio do mês seguinte.

No entanto, quando pensamos nas vantagens coletivas de poupar gás, vemos que há muitos fatores envolvidos numa pequena escolha quotidiana e individual. Quase todos os fatores relacionam-se com o mesmo motivo: o cuidado com o ambiente.

Quando poupamos gás em casa, é como se disséssemos à natureza: “estou a fazer o melhor que posso com os recursos que me dás”.

Isto porque o gás que consumimos em casa é quase sempre de origem natural, extraído do subterrâneo. Isso quer dizer que, quando consumimos gás, estamos a consumir um recurso natural finito e limitado.

Por respeito à nossa sobrevivência, à natureza e às futuras gerações, temos de fazer o melhor que podemos com os recursos que temos. Esta é a consciência ambiental que motiva a Goldenergy a cuidar do ambiente e das pessoas.

Se é uma pessoa poupadinha e amiga do ambiente, fique atento às dicas para poupar gás que partilhamos abaixo.

10 dicas para poupar gás

1. Utilize o fogão de forma consciente

Cozinhar bem não é uma questão de manter o lume aceso durante todo o processo. É uma questão de saber a hora certa para o baixar e desligar.

Baixe o lume quando a água dos alimentos começar a ferver. Até porque manter a chama alta pode fazer com que os alimentos cozam antes do tempo.

Tenha em atenção a quantidade de água necessária para cozinhar cada alimento. Assim pode poupar gás no uso diário do fogão.

2. Esteja atento à cor da chama

A cor da chama do fogão pode indicar o quão segura está a sua casa e até mesmo como poupar gás ao cozinhar.

Geralmente, a cor recomendada para a chama do fogão é a azul. Por isso, se consegue perceber que a chama está predominantemente amarela ou laranja, fique atento.

Pode haver alguma obstrução na passagem de ar ou de gás pelas bocas. Dessa forma, pode estar a queimar mais gás do que o que é de facto utilizado na confeção do alimento.

3. Dê preferência à panela de pressão e à Air-Fryer

Uma dica para poupar gás e tempo na cozinha: compre uma air-fryer ou uma panela de pressão. Estes equipamentos permitem cozinhar alimentos muito mais rapidamente sem sujar a cozinha. São limpos e eficazes.

A panela de pressão cozinha alimentos muito mais rapidamente, pois não só os aquece, como aumenta a pressão à qual estão expostos. Desta forma, pode poupar gás, tempo e trabalho de limpeza, claro.

4. Tenha paciência com o forno

O forno é o eletrodoméstico favorito daqueles que apreciam boa culinária – é, não é? 🙂

Uma lição que o forno nos ensina é que o melhor ingrediente é a paciência. De nada adianta abrir a porta do forno a cada cinco minutos para ver se o prato está pronto!

Pelo contrário: o melhor será evitar abrir a porta para não desperdiçar energia, caso este seja elétrico, ou gás, caso seja a gás. Além disso, ligue o forno apenas quando ele estiver no limite da sua capacidade.

Que tal cozinhar mais do que um alimento de cada vez?

5. Tome banhos mais económicos

Tomar banhos rápidos é uma prática que quase todos já sabem ser uma excelente forma de poupar gás, eletricidade e água, claro!

Duches de no máximo 10 minutos é o que recomendamos para quem quer poupar gás. No entanto, se estiver a lavar o cabelo, o melhor é desligar a água enquanto aplica o champô ou o condicionador.

Aproveite os seus 10 minutos no duche para deixar a água bater sobre as costas e verá que não existe melhor sensação de relaxamento! Tudo isso enquanto poupa gás e água, claro.

6. Atenção às águas quentes das torneiras

A não ser quando está a lavar loiça com muita sujidade e gordura, quase nunca vai precisar de água muito quente a sair das torneiras. Nem mesmo a nossa pele gosta do contacto com água muito quente, pois fica irritada.

Sempre que possível utilize a água fria para poupar gás (e cremes para as mãos).

7. Como poupar gás no esquentador: temperaturas amenas

Se pensar bem: quantas vezes não abriu a torneira fria do duche para arrefecer um pouco a água quente?

Tome nota desta dica: experimente baixar a temperatura diretamente no esquentador. Evite misturar águas de diferentes temperaturas na torneira ou no duche.

É a solução mais poupadinha e amiga do ambiente para poupar gás no esquentador.

8. Invista no isolamento térmico da casa

Como poupar gás no aquecimento da casa? Se quer garantir que o espaço continue aquecido, a resposta é investir no isolamento térmico.

Ou seja: investir em portas e janelas eficientes em PVC, material que dura mais de vinte anos com pouquíssimas manutenções.

Deve investir também em pisos laminados, em revestimentos que garantem um bom isolamento térmico e, até mesmo, acústico. É um investimento a longo prazo que o vai ajudar a poupar gás e eletricidade por muito tempo.

9. Climatize o ambiente com consciência

Sim, é necessário fazer investimentos em isolamento térmico. Mas, e quando formos ligar o aquecedor? Sim, esta hora irá chegar e, quando chegar, a melhor dica que lhe podemos dar é: para poupar gás, utilize o aquecedor de forma consciente.

Ligue-o apenas nos espaços em que estiver presente, com as temperaturas o mais amenas possível e de forma intermitente. Além disso, sempre que possível, dê preferência às mantas e às roupas quentinhas.

10. Faça a manutenção dos equipamentos eletrodomésticos

Os equipamentos são como os relacionamentos: precisam de manutenção para estarem a 100% (e, ainda assim, há sempre riscos ???? ).

Brincadeiras à parte, um equipamento com avarias, quando não deixa de funcionar, funciona de forma desajustada, pelo que pode consumir mais eletricidade ou gás.

Se pretende trocar de equipamento, observe bem a sua etiqueta energética. Mas, se pensa que a sua hora ainda não chegou, leve-o para a manutenção. Assim pode poupar gás, eletricidade, stress e tempo. Um pacote de benefícios!

Agora que sabe como poupar gás em casa da forma mais eficiente, pode escolher uma comercializadora igualmente eficaz e amiga do ambiente.

A Goldenergy é a empresa de eletricidade e gás natural que os consumidores conhecem pelo preço e permanecem pelo serviço.

Conheça os nossos preços de referência para a contratação do gás natural e adira já.

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Quer aderir? Nós ligamos, grátis.

Deixe os seus dados para entrarmos em contacto consigo.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde.

Quer receber primeiro uma proposta? Simule e veja quanto vai poupar.

Artigos recentes

A entrada da Axpo e da Goldenergy no mercado português do Biometano marca um ponto de viragem, sinalizando não só...
Na hora de procurarmos soluções para aumentar a eficiência energética das nossas casas, as janelas são um dos pontos essenciais...
A energia solar é uma fonte de energia inesgotável e amiga do ambiente, que se apresenta como uma alternativa para...

Mais lidos

Se ainda não é nosso cliente, agora vai querer ser. Conheça o nosso programa Campanha Amigo e saiba como ganhar...
Nos períodos de confinamento a recolha da leitura pelo técnico pode estar condicionada e é importante comunicar o consumo para...
Durante o mês de Novembro de 2020 o setor da energia assistiu a mais um importante passo na agilização de...