Goldenergy,

5 boas práticas para o uso eficiente da água

Índice

A água é um recurso precioso que desempenha um papel essencial nas nossas vidas. No entanto, é tida como garantida, levando ao desperdício de um recurso que tem fim.

No contexto atual em que vivemos, onde tanto se fala das alterações climáticas, nunca foi tão urgente repensar os nossos hábitos de consumo de água. Estima-se que, dentro de alguns anos, metade da população do mundo estará em crise hídrica. O que é que isto quer dizer? A procura por este recurso vai ser superior ao que existe disponível. 😰

Se ficou preocupado com este facto, ainda bem. Era essa a intenção. Para garantirmos um futuro descansado, em que o principal recurso para a nossa sobrevivência não se esgota, é necessário fazer mudanças.

Por isso, vamos deixar aqui algumas dicas que deve começar a colocar em prática para garantir uma utilização eficiente da água. Por mais pequeno que seja o gesto, lembre-se que pode fazer a diferença no seu futuro e, sobretudo, no das próximas gerações.

Importância de uma utilização eficiente da água

Já parou para pensar quantas vezes precisa de água ao longo de um dia? Desde o momento da hidratação ao banho, este recurso faz parte das nossas rotinas e não há como dar a volta a isso. Precisamos de água para viver.

A questão é que a água é um recurso necessário para mais do que banhos ou pequenas tarefas domésticas. As atividades económicas como a agricultura e a indústria, por exemplo, também precisam de água.

O uso eficiente de água está diretamente ligado à eficiência energética, que a Goldenergy tanto se esforça por abordar e fazer com que mais portugueses a tentem alcançar. A lavagem de louça e roupa, o aquecimento de água para cozinhar ou tomar banho, tudo isto requer consumo de eletricidade. Ou seja, quanto mais água gasta nestas e tantas outras atividades, mais energia desperdiça.

E se pensarmos que só cerca de 3% da água é própria para consumo, mas que a maior parte está congelada ou inacessível em reservatórios subterrâneos, significa que não nos resta muito mais para as necessidades diárias de mais de 7 biliões de pessoas no mundo.

Esta é a dura realidade: não chega a 1% a quantidade de água disponível no mundo para consumo. Então, como é que vamos garantir um futuro com água para todos?

Pois é. A verdade é que há partes do mundo onde a escassez é mesmo uma realidade. E nem as cidades modernas escapam, como é o caso da Cidade do Cabo, a capital de África do Sul, onde já existe falta de água.

Se quer travar esta catástrofe global, está na hora de agir e fazer a diferença. As mudanças em casa devem começar a acontecer, porque todos somos responsáveis pelo futuro do nosso planeta. E está ao nosso alcance garantir o uso eficiente da água!

Melhores práticas para uma utilização responsável da água

Reutilizar a água sempre que possível

Quando vai tomar banho, a água ainda demora uns minutos a aquecer, certo? Em vez de desperdiçar toda essa quantidade de água, deve começar a guardá-la num recipiente para depois a usar noutras tarefas, como a lavagem de alimentos na cozinha ou a rega de plantas, por exemplo. 🪴

Utilizar um sistema de rega gota-a-gota

Até na agricultura ou jardinagem é possível fazer mudanças com impacto significativo. E isso pode ser feito através da implementação de um sistema de rega gota-a-gota que, no fundo, permite regar áreas específicas e de forma controlada, evitando o desperdício. Além de poupar tempo, porque é automatizado, este sistema é uma ótima forma de contornar os excessos que muitas vezes acontecem nesta atividade.

Cozinhar a vapor

Em vez de cozer em água, pode perfeitamente começar a cozinhar muitos dos alimentos a vapor. Esta é uma ótima dica nutricional, já que consegue reter muito mais vitaminas desta forma.

Se não for um grande fã desta técnica, então reutilize pelo menos a água da cozedura dos alimentos para outras refeições. Pode aproveitá-la para fazer sopa ou caldos, até. O que importa perceber é que na cozinha há sempre forma de aproveitar e evitar desperdícios. 🗑

Tomar banho de chuveiro

Sabia que um banho de imersão pode consumir até 200 litros de água de uma só vez? Por isso, evite esta prática e opte por banhos de chuveiro e de preferência mais curtos, já que consomem muito menos água. Ah, e feche a torneira sempre que não precisar de ter a água a correr!

Para quem tem o cabelo comprido, percebemos que é mais difícil controlar, até porque exige mais água no momento da lavagem. Mas deixamos uma recomendação muito útil e que já não é uma novidade para ninguém: use champô seco. Além de poupar água, ainda está a cuidar da saúde do seu couro cabeludo, já que não é saudável lavar o cabelo muitas vezes por semana.

Optar por torneiras com sensor

Assim que tiver oportunidade, comece a trocar as torneiras antigas lá de casa por torneiras com sensor. A verdade é que além de higiénicas, porque não precisam de contacto com a superfície, a saída de água só é ativada quando deteta a aproximação das mãos. A água fica a correr por um período de tempo mais curto do que se fosse o processo manual. Ou seja, apenas o estritamente necessário.

Na Goldenergy já estamos a dar o nosso contributo para um planeta mais sustentável. Se quiser fazer parte desta missão, então junte-se a nós e vamos, juntos, trabalhar para um futuro melhor. 🌍

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Quer aderir? Nós ligamos, grátis.

Deixe os seus dados para entrarmos em contacto consigo.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde.

Quer receber primeiro uma proposta? Simule e veja quanto vai poupar.

Artigos recentes

Tarifa da energia indexada ou fixa: qual escolher? Na Goldenergy pode optar pela que quiser. Se está na dúvida, explicamos-lhe tudo.
À procura de dicas para poupar no consumo do forno elétrico? Prepare os seus melhores cozinhados sem desperdiçar energia e dinheiro.
Vamos carregar carros elétricos com painéis solares? Baixe os seus consumos, poupe mais nas faturas e, claro, seja amigo do ambiente.

Mais lidos

Se ainda não é nosso cliente, agora vai querer ser. Conheça o nosso programa Campanha Amigo e saiba como ganhar...
Nos períodos de confinamento a recolha da leitura pelo técnico pode estar condicionada e é importante comunicar o consumo para...
Durante o mês de Novembro de 2020 o setor da energia assistiu a mais um importante passo na agilização de...