Goldenergy,

7 dicas para poupar energia em teletrabalho

Índice

A casa transformou-se num escritório em pouco tempo. E, claro, o valor da fatura começou a aumentar a cada mês. Se antes a conta da luz não era a principal preocupação, porque estava a trabalhar no escritório, agora o caso já muda de figura. Temos razão ou não? ?

Como o trabalho remoto veio para ficar, tem de encontrar alternativas mais sustentáveis e económicas para começar a poupar energia em teletrabalho. Por isso tome nota destes conselhos.

Dicas de poupança de energia no teletrabalho: o que fazer

O teletrabalho trouxe consigo inúmeros benefícios. Além de proporcionar um melhor equilíbrio entre a vida profissional e pessoal, a conta a pagar em deslocações até ao escritório baixou drasticamente. Verdade? ?

Mas nem tudo é um mar de rosas! O desafio mensal dos trabalhadores está agora em tentar baixar a fatura da luz. E com o aumento gradual dos preços da eletricidade, a juntar a casas pouco eficientes energeticamente, é urgente encontrar novas soluções.

Na verdade, o truque passa por adquirir novos hábitos em casa. Às vezes, são coisas tão simples como desligar o carregador do computador da corrente assim que a bateria estiver completamente carregada ou optar por trabalhar perto de uma janela com bastante luz natural durante as horas de trabalho. ?

Confirme, então, se já está a aplicar estas dicas que lhe recomendamos para conseguir poupar energia em teletrabalho.

Aproveitar a luz natural

A melhor dica para poupar energia em teletrabalho (e mais simples também) é aproveitar ao máximo a luz natural disponível. Já está a fazê-lo como deve ser? ☀️

A luz artificial contribui, ainda que em menor escala, para um consumo de energia mais elevado em casa. Por isso é tão importante escolher um local perto de uma janela para trabalhar e aproveitar a luz natural.

Se não for o seu caso, então terá mesmo de recorrer à luz artificial. Mas também aqui é possível fazer escolhas mais conscientes. Ou seja, pode sempre optar por lâmpadas de baixo consumo.

Optar por iluminação mais eficiente

Utilizar lâmpadas mais económicas é outra das estratégias eficazes para poupar energia em teletrabalho.

Fazer esta transição não é propriamente difícil. Aos poucos pode começar a substituir as lâmpadas antigas por LED. No final de algum tempo, vai ver que a fatura da luz começa a mostrar valores mais simpáticos.

Além de serem mais eficientes e terem um tempo de vida útil maior, está a contribuir para o meio ambiente.

Organizar o horário de trabalho

Uma boa organização da agenda de trabalho é sinónimo de poupança. Esta dica pode parecer simples, mas nem por isso é menos importante.

Se concentrar as habituais 8 horas de trabalho no horário de dia, em que geralmente existe mais luz natural, dificilmente vai precisar de recorrer à luz artificial.

Ao evitar trabalhar depois do sol se pôr, faz com que esteja a poupar energia em teletrabalho. Já para não falar de estar a evitar as horas de pico em que os valores da energia elétrica são mais caros. ?

Prestar atenção aos sistemas de climatização

Bem sabemos que estar num local confortável enquanto se trabalha é meio caminho andado para um dia de trabalho mais produtivo. Por isso, manter o clima do local de trabalho agradável é essencial.

A escolha do espaço lá em casa deve ser feita com cuidado. Tem de avaliar se as condições estão ajustadas às diferentes alturas do ano. Além de um bom isolamento:

  • No inverno, deve garantir que o espaço tem uma grande exposição solar para o manter aquecido;
  • No verão, assegure-se de que há uma janela por perto que permita arejar o espaço nas horas de menor calor.

 

Se ainda assim precisar de recorrer a outras alternativas como o ar condicionado ou o aquecimento central, então garanta que fecha todas as portas e janelas para manter a temperatura ambiente que procura e, claro, evitar perdas indesejadas.

Manter o computador em modo de poupança

Não é novidade nenhuma que o computador é um dos aparelhos que mais consome energia enquanto está a trabalhar em casa. ?‍?

Apesar de a utilização de aparelhos mais eficientes já ajudar a baixar o consumo, não é suficiente! De certeza que já fez uma pausa no trabalho e deixou o computador ligado, certo? É nesta altura que o devia desligar. Além de evitar consumir energia desnecessariamente, vai conseguir poupar a bateria do computador e atrasar o próximo carregamento.

São pequenos gestos, mas garantimos que, no final, vão ter impacto na poupança de energia. Mais: estas mudanças progressivas vão evitar o “consumo fantasma” que tantas vezes acontece no trabalho remoto.

Aderir às energias renováveis

O mundo está numa corrida contra o tempo para tentar combater as alterações climáticas e os desastres que delas advêm. Por isso, nunca foi tão importante entrar na onda das energias renováveis como agora.

Se ainda não é o seu caso, então devia começar a pensar em instalar painéis solares, por exemplo. Porquê? A resposta é simples: não só vai estar a contribuir para a redução da dependência de recursos esgotáveis (e poluentes!), como pode abraçar o maravilhoso mundo do consumo autosuficiente.

Ao optar por esta fonte de energia renovável, lembre-se de que existem vários incentivos fiscais que ajudam a tornar o investimento menos pesado para a sua carteira. Por isso, nem o custo pode ser um entrave. ?

Escolher o plano elétrico adequado

Está na hora de fazer as contas ao consumo da energia lá de casa. Será que tem a tarifa mais adequada às suas necessidades e consumo?

Pois é. É preciso pesar na balança as diferentes opções no mercado e começar a ponderar mudar de comercializador de energia. Se vir que a sua fatura está demasiado alta e que ainda pode poupar energia em teletrabalho com esta mudança, então está à espera do quê?

Comece já a avaliar as opções disponíveis no mercado. A Goldenergy pode ser um forte aliado nesta altura. ?

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Quer aderir? Nós ligamos, grátis.

Deixe os seus dados para entrarmos em contacto consigo.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde.

Quer receber primeiro uma proposta? Simule e veja quanto vai poupar.

Artigos recentes

Na hora de procurarmos soluções para aumentar a eficiência energética das nossas casas, as janelas são um dos pontos essenciais...
A energia solar é uma fonte de energia inesgotável e amiga do ambiente, que se apresenta como uma alternativa para...
A procura por soluções sustentáveis e eficientes no consumo de energia diário é uma prioridade cada vez maior da sociedade...

Mais lidos

Se ainda não é nosso cliente, agora vai querer ser. Conheça o nosso programa Campanha Amigo e saiba como ganhar...
Nos períodos de confinamento a recolha da leitura pelo técnico pode estar condicionada e é importante comunicar o consumo para...
Durante o mês de Novembro de 2020 o setor da energia assistiu a mais um importante passo na agilização de...