Goldenergy,

Como poupar eletricidade com torneiras termostáticas

Índice

Acontece a qualquer um de nós: estamos no duche quando, de repente, a água sai em jato demasiado quente ou bastante fria. Geralmente, é fácil associarmos o facto à abertura de uma torneira, num outro local da casa, pela queda abrupta de pressão no local onde estamos.

Reconhece esta situação? Apostamos mesmo que sim. 🙂 Sabemos o quão desagradável estes momentos podem ser, mas deve ficar a saber que isto só ocorre porque não tem torneiras termostáticas instaladas.

Sim, isso mesmo: ter uma torneira termostática pode acabar com este problema e ser uma ajudinha extra para outros. Descubra aqui quais são as maiores vantagens deste mecanismo – e será que há desvantagens? É o que vai ficar já a saber, de seguida. 😉

Torneiras termostáticas: tudo o que precisa de saber

O que é uma torneira termostática?

As torneiras termostáticas têm como função principal estabelecer uma temperatura ideal e impedir a passagem de água pelas extremidades. Em resumo, elas permitem-nos fechar e abrir torneiras sem que seja alterada a temperatura. Mas como é que uma torneira pode fazer isto? Há maior poupança de água e/ou de energia? Será que devemos ter uma em casa? São perguntas que vamos responder hoje, neste artigo. Fique connosco. 😉

Como funciona uma torneira termostática?

Antes de mais, deve saber que a generalidade das torneiras que pode encontrar à venda no mercado funcionam de igual forma: tem um ou dois pontos de entrada da água – geralmente, um de água fria e outro de água quente.

No caso dos lavatórios e do duche, é comum que a água fria se misture com a água quente, com o objetivo de obter uma temperatura ajustada. Assim, naturalmente, temos de ligar ou desligar as duas torneiras gradualmente, até atingirmos a temperatura que desejamos. Funciona assim, certo?

Ora bem, com as torneiras termostáticas este processo não existe e não temos de levar com jatos de água muito fria, ou muito quente, enquanto ajustamos a temperatura perfeita. Isto porque elas possuem um mecanismo interno capaz de estabilizar a temperatura antes que a água comece a correr, sem maiores sustos ou acidentes.

Este mecanismo é composto por:

  • 1 filtro com um cilindro metálico e perfurado;
  • 1 cilindro de nylon;
  • 1 par de O-rings;
  • 1 válvula térmica com parafina.

Quando ligamos uma torneira termostática, a água fria passa pelas ranhuras internas presentes no sistema, através do cilindro perfurado, chegando até ao cilindro de nylon. O passo seguinte ocorre quando a água chega à válvula térmica de cobre, que está cheia de parafina. A partir daí, acontece um choque de temperatura que provoca o alargamento do cilindro e liberta a pressão necessária que permite que a água fria possa correr até atingir a temperatura que escolhemos. A partir daí, a água sai sempre regulada. Um processo engenhoso e praticamente automático, que permite o controlo da temperatura de forma bastante rápida. Incrível, não é? 🙂

Mas, será que as torneiras termostáticas nos fazem consumir mais ou menos água? E o consumo de energia, é menor ou maior? Vamos descobrir.

Como é que uma torneira termostática ajuda a poupar energia e água?

Poupança de água

As torneiras termostáticas, pelo facto de conseguirem regular melhor o fluxo de água, são aliadas de quem que quer reduzir os consumos médios de água – isto porque o fluxo da água só corre quando a mesma já está na temperatura ideal que escolhemos.

Isto quer dizer que não precisamos de deixar correr água enquanto aguardamos que esteja numa temperatura apropriada. A poupança de água é real e direta com a instalação de torneiras termostáticas.

Poupança de energia

Sim, é verdade: para além de evitarmos o desperdício do fluxo de água, é também possível conseguirmos fazer uma poupança significativa no consumo de energia. E como é que isto é possível? É simples: como a água corre a uma temperatura que é constante, deixa de existir a necessidade de aumentar a temperatura e sobrecarregar o aquecedor da água (fazemos isso quando abrimos a torneira de água quente no máximo, por exemplo).

O resultado de eliminarmos este passo reduz a energia consumida e isso vê-se, sem dúvida, na fatura da energia – gás ou luz.

6 vantagens das torneiras termostáticas que vai gostar de conhecer

  1. Temperatura equilibrada e constante.
  2. Deixa de haver o problema de ter de esperar que alguém não esteja a usar a água para que possa tomar um banho sem choques de temperatura.
  3. Poupança de água.
  4. Poupança de luz / gás.
  5. Mais segurança: uma torneira termostática é regulada para não ultrapassar os 38º graus de temperatura.
  6. Estética: os amantes da decoração encontram torneiras termostáticas para todos os estilos e seja qual for a necessidade – banheiras, colunas de duche e lavatórios.

Há desvantagens na utilização das torneiras termostáticas? Quais são?

Como vimos, as vantagens são muitas – são o triplo das desvantagens . Ainda assim, é preciso ter em conta, também, os contras desta escolha e perceber que lado pesa mais na tomada da decisão.

E, então, quais são as desvantagens? Bem, a primeira delas é o preço: este tipo de torneira é, habitualmente, uma compra mais dispendiosa face aos dispositivos mais simples. No entanto, ainda que o preço possa ser um problema para alguns consumidores, observe que, a médio e longo prazo, as poupanças de energia e de água compensam o investimento inicial.

A segunda e última desvantagem prende-se, também, ao lado económico: a instalação. Este tipo de dispositivo deve ser, preferencialmente, instalado por um técnico profissional, de forma a garantir a sua segurança e o seu bom funcionamento. Deve saber, de antemão, que o sistema das torneiras termostáticas é bastante mais sensível à presença de sujidades, que podem provocar obstruções e outros problemas ao longo do tempo. Por isso, na altura de instalar o mecanismo, deve ser um profissional a realizar uma limpeza prévia e mais funda à canalização.

Outras formas de poupar água e energia que reduzem as faturas e ajudam o planeta

Já sabe: por cá somos verdinhos desde a produção da energia, por isso, quando ela chega até sua casa, queremos que pense verde como nós. 😉

Relembre connosco outras formas de poupar luz e água – recursos tão importantes para o planeta e que pesam, também, na sua carteira e no orçamento mensal da casa.

Na casa de banho: prefira os duches aos banhos de imersão; feche a torneira enquanto passa o sabonete e o shampô; não esqueça de ponderar a instalação de torneiras termostáticas; conserte fugas de água, torneiras que pingam, autoclismo em mal funcionamento.

Na cozinha: para ter uma cozinha sustentável, nunca deixe água a correr e prefira encher a banca com água e sabão para lavar a loiça (ou a fruta e os legumes) – mantenha a torneira desligada; só use a máquina da loiça com a carga completa; escolha lâmpadas eficientes; pondere a instalação de um sistema de autoconsumo de energia.

No jardim: regue o jardim nas alturas de menos calor, para evitar que a água evapore mais rapidamente; escolha um sistema de rega gota a gota para evitar desperdícios; opte por iluminação exterior com alimentação solar.

Neste artigo sobre poupança de água encontra mais formas de poupar recursos e euros na fatura. Confira. 😉

E se ainda não aderiu à energia 100% verde, mais barata e mais amiga do planeta, do que está á espera? Contacte a Goldenergy e conheça as nossas tarifas e planos de luz e gás. Que tal simular agora quanto pode poupar por mês ao aderir a nossa energia eficiente?

Informe-se, também, sobre a nossa oferta de energia fotovoltaica – os painéis solares que pode comprar e pagar em mensalidades.

Quem muda, muda para a Gold. 😉 Fale connosco e descubra as nossas soluções de energia e poupança.

O futuro é verde e nós queremos ajudá-lo a chegar lá. 😀

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Quer aderir? Nós ligamos, grátis.

Deixe os seus dados para entrarmos em contacto consigo.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde.

Quer receber primeiro uma proposta? Simule e veja quanto vai poupar.

Artigos recentes

Preocupado com as faturas da energia? Sabemos que nunca foi tão urgente pensar em formas de pagar menos pelos consumos...
Estes aparelhos representam uma das possíveis escolhas que podemos fazer para aquecer a água da nossa casa, no caso de...
A autonomia dos carros elétricos é, e tem razão de ser, uma das maiores preocupações de quem quer comprar um...

Mais lidos

Se ainda não é nosso cliente, agora vai querer ser. Conheça o nosso programa Campanha Amigo e saiba como ganhar...
Nos períodos de confinamento a recolha da leitura pelo técnico pode estar condicionada e é importante comunicar o consumo para...
Durante o mês de Novembro de 2020 o setor da energia assistiu a mais um importante passo na agilização de...