Goldenergy,

Como poupar eletricidade com torneiras termostáticas

Índice

Acontece a qualquer um de nós: estamos no duche quando, de repente, a água sai em jato demasiado quente ou bastante fria. Geralmente, é fácil associarmos o facto à abertura de uma torneira, num outro local da casa, pela queda abrupta de pressão no local onde estamos.

Reconhece esta situação? Apostamos mesmo que sim. 🙂 Sabemos o quão desagradável estes momentos podem ser, mas deve ficar a saber que isto só ocorre porque não tem torneiras termostáticas instaladas.

Sim, isso mesmo: ter uma torneira termostática pode acabar com este problema e ser uma ajudinha extra para outros. Descubra aqui quais são as maiores vantagens deste mecanismo – e será que há desvantagens? É o que vai ficar já a saber, de seguida. 😉

Torneiras termostáticas: tudo o que precisa de saber

O que é uma torneira termostática?

As torneiras termostáticas têm como função principal estabelecer uma temperatura ideal e impedir a passagem de água pelas extremidades. Em resumo, elas permitem-nos fechar e abrir torneiras sem que seja alterada a temperatura. Mas como é que uma torneira pode fazer isto? Há maior poupança de água e/ou de energia? Será que devemos ter uma em casa? São perguntas que vamos responder hoje, neste artigo. Fique connosco. 😉

Como funciona uma torneira termostática?

Antes de mais, deve saber que a generalidade das torneiras que pode encontrar à venda no mercado funcionam de igual forma: tem um ou dois pontos de entrada da água – geralmente, um de água fria e outro de água quente.

No caso dos lavatórios e do duche, é comum que a água fria se misture com a água quente, com o objetivo de obter uma temperatura ajustada. Assim, naturalmente, temos de ligar ou desligar as duas torneiras gradualmente, até atingirmos a temperatura que desejamos. Funciona assim, certo?

Ora bem, com as torneiras termostáticas este processo não existe e não temos de levar com jatos de água muito fria, ou muito quente, enquanto ajustamos a temperatura perfeita. Isto porque elas possuem um mecanismo interno capaz de estabilizar a temperatura antes que a água comece a correr, sem maiores sustos ou acidentes.

Este mecanismo é composto por:

  • 1 filtro com um cilindro metálico e perfurado;
  • 1 cilindro de nylon;
  • 1 par de O-rings;
  • 1 válvula térmica com parafina.

Quando ligamos uma torneira termostática, a água fria passa pelas ranhuras internas presentes no sistema, através do cilindro perfurado, chegando até ao cilindro de nylon. O passo seguinte ocorre quando a água chega à válvula térmica de cobre, que está cheia de parafina. A partir daí, acontece um choque de temperatura que provoca o alargamento do cilindro e liberta a pressão necessária que permite que a água fria possa correr até atingir a temperatura que escolhemos. A partir daí, a água sai sempre regulada. Um processo engenhoso e praticamente automático, que permite o controlo da temperatura de forma bastante rápida. Incrível, não é? 🙂

Mas, será que as torneiras termostáticas nos fazem consumir mais ou menos água? E o consumo de energia, é menor ou maior? Vamos descobrir.

Como é que uma torneira termostática ajuda a poupar energia e água?

Poupança de água

As torneiras termostáticas, pelo facto de conseguirem regular melhor o fluxo de água, são aliadas de quem que quer reduzir os consumos médios de água – isto porque o fluxo da água só corre quando a mesma já está na temperatura ideal que escolhemos.

Isto quer dizer que não precisamos de deixar correr água enquanto aguardamos que esteja numa temperatura apropriada. A poupança de água é real e direta com a instalação de torneiras termostáticas.

Poupança de energia

Sim, é verdade: para além de evitarmos o desperdício do fluxo de água, é também possível conseguirmos fazer uma poupança significativa no consumo de energia. E como é que isto é possível? É simples: como a água corre a uma temperatura que é constante, deixa de existir a necessidade de aumentar a temperatura e sobrecarregar o aquecedor da água (fazemos isso quando abrimos a torneira de água quente no máximo, por exemplo).

O resultado de eliminarmos este passo reduz a energia consumida e isso vê-se, sem dúvida, na fatura da energia – gás ou luz.

6 vantagens das torneiras termostáticas que vai gostar de conhecer

  1. Temperatura equilibrada e constante.
  2. Deixa de haver o problema de ter de esperar que alguém não esteja a usar a água para que possa tomar um banho sem choques de temperatura.
  3. Poupança de água.
  4. Poupança de luz / gás.
  5. Mais segurança: uma torneira termostática é regulada para não ultrapassar os 38º graus de temperatura.
  6. Estética: os amantes da decoração encontram torneiras termostáticas para todos os estilos e seja qual for a necessidade – banheiras, colunas de duche e lavatórios.

Há desvantagens na utilização das torneiras termostáticas? Quais são?

Como vimos, as vantagens são muitas – são o triplo das desvantagens . Ainda assim, é preciso ter em conta, também, os contras desta escolha e perceber que lado pesa mais na tomada da decisão.

E, então, quais são as desvantagens? Bem, a primeira delas é o preço: este tipo de torneira é, habitualmente, uma compra mais dispendiosa face aos dispositivos mais simples. No entanto, ainda que o preço possa ser um problema para alguns consumidores, observe que, a médio e longo prazo, as poupanças de energia e de água compensam o investimento inicial.

A segunda e última desvantagem prende-se, também, ao lado económico: a instalação. Este tipo de dispositivo deve ser, preferencialmente, instalado por um técnico profissional, de forma a garantir a sua segurança e o seu bom funcionamento. Deve saber, de antemão, que o sistema das torneiras termostáticas é bastante mais sensível à presença de sujidades, que podem provocar obstruções e outros problemas ao longo do tempo. Por isso, na altura de instalar o mecanismo, deve ser um profissional a realizar uma limpeza prévia e mais funda à canalização.

Outras formas de poupar água e energia que reduzem as faturas e ajudam o planeta

Já sabe: por cá somos verdinhos desde a produção da energia, por isso, quando ela chega até sua casa, queremos que pense verde como nós. 😉

Relembre connosco outras formas de poupar luz e água – recursos tão importantes para o planeta e que pesam, também, na sua carteira e no orçamento mensal da casa.

Na casa de banho: prefira os duches aos banhos de imersão; feche a torneira enquanto passa o sabonete e o shampô; não esqueça de ponderar a instalação de torneiras termostáticas; conserte fugas de água, torneiras que pingam, autoclismo em mal funcionamento.

Na cozinha: para ter uma cozinha sustentável, nunca deixe água a correr e prefira encher a banca com água e sabão para lavar a loiça (ou a fruta e os legumes) – mantenha a torneira desligada; só use a máquina da loiça com a carga completa; escolha lâmpadas eficientes; pondere a instalação de um sistema de autoconsumo de energia.

No jardim: regue o jardim nas alturas de menos calor, para evitar que a água evapore mais rapidamente; escolha um sistema de rega gota a gota para evitar desperdícios; opte por iluminação exterior com alimentação solar.

Neste artigo sobre poupança de água encontra mais formas de poupar recursos e euros na fatura. Confira. 😉

E se ainda não aderiu à energia 100% verde, mais barata e mais amiga do planeta, do que está á espera? Contacte a Goldenergy e conheça as nossas tarifas e planos de luz e gás. Que tal simular agora quanto pode poupar por mês ao aderir a nossa energia eficiente?

Informe-se, também, sobre a nossa oferta de energia fotovoltaica – os painéis solares que pode comprar e pagar em mensalidades.

Quem muda, muda para a Gold. 😉 Fale connosco e descubra as nossas soluções de energia e poupança.

O futuro é verde e nós queremos ajudá-lo a chegar lá. 😀

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Quer aderir? Nós ligamos, grátis.

Deixe os seus dados para entrarmos em contacto consigo.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde.

Quer receber primeiro uma proposta? Simule e veja quanto vai poupar.

Artigos recentes

Na hora de procurarmos soluções para aumentar a eficiência energética das nossas casas, as janelas são um dos pontos essenciais...
A energia solar é uma fonte de energia inesgotável e amiga do ambiente, que se apresenta como uma alternativa para...
A procura por soluções sustentáveis e eficientes no consumo de energia diário é uma prioridade cada vez maior da sociedade...

Mais lidos

Se ainda não é nosso cliente, agora vai querer ser. Conheça o nosso programa Campanha Amigo e saiba como ganhar...
Nos períodos de confinamento a recolha da leitura pelo técnico pode estar condicionada e é importante comunicar o consumo para...
Durante o mês de Novembro de 2020 o setor da energia assistiu a mais um importante passo na agilização de...