Goldenergy,

Qual é o melhor sistema de aquecimento residencial? Descubra as tendências

Índice

Como já se sabe, as casas em Portugal não estão prontas para as temperaturas que se fazem sentir e, por isso mesmo, vemos uma procura desenfreada por aparelhos capazes de combater este problema. Mas com a variedade de opções disponíveis no mercado, eis que surge a questão: qual é o melhor sistema de aquecimento residencial? 🤔

Vamos dar uma pequena ajuda neste artigo. Conheça as opções mais eficientes e sustentáveis, nas quais deve apostar para aquecer a sua casa, e fique a par de algumas tendências atuais do aquecimento residencial saudável.

Aquecimento residencial saudável e eficiente: quais as tendências?

O aquecimento residencial evoluiu muito nos últimos anos. A preocupação com a eficiência energética e a saúde de todos os que habitam a casa tornou-se o principal foco. E tudo isto graças ao aumento do custo da energia, às alterações climáticas ou à crescente consciencialização acerca dos benefícios do conforto térmico.

Tome nota das principais tendências. 👇

Tecnologia inteligente

Os avanços na tecnologia permitem o controlo remoto e a automatização dos sistemas de aquecimento. Termostatos inteligentes, por exemplo, conseguem ajustar automaticamente a temperatura, conseguindo, desta forma, otimizar o consumo da energia. Não só ajuda a reduzir os custos, como ainda cria um ambiente mais confortável.

Piso radiante

O aquecimento por piso radiante é uma tendência crescente devido à sua eficiência e conforto. Este sistema funciona através do aquecimento direto do piso da casa, onde o calor é distribuído de forma uniforme por todo o espaço. Além de ser eficiente, este tipo de aquecimento elimina a necessidade de radiadores volumosos, porque os tubos ficam por baixo do piso.

Sustentabilidade

Com a crescente preocupação com o meio ambiente, os sistemas de aquecimento que dão prioridade à sustentabilidade estão a ganhar cada vez mais destaque. Opções como as bombas de calor geotérmicas e sistemas de painéis solares estão a tornar-se mais acessíveis (por causa dos vários apoios e incentivos à transição energética) e oferecem uma alternativa mais ecológica aos sistemas de aquecimento tradicionais, como as lareiras, por exemplo.

Se está a considerar instalar painéis solares em sua casa, a Goldenergy pode ajudar! Fique já a saber que pode poupar até 50% na sua fatura. 😃

Qual é a melhor opção de aquecimento para um ambiente saudável?

A melhor opção de aquecimento para garantir um ambiente saudável é aquela que é capaz de fornecer calor de forma uniforme e confortável, sem causar poluição ou prejuízos à sua saúde.

Deixamos algumas sugestões para que pode considerar adotar, se ainda não for o caso:

Bomba de calor geotérmica

A bomba de calor geotérmica utiliza a temperatura do solo para aquecer a casa. Este método é altamente eficiente e sustentável, já que requer menos energia elétrica para funcionar. Além disso, a distribuição uniforme do calor cria um ambiente confortável e saudável, sem secar o ar como acontece, muitas vezes, com alguns sistemas convencionais.

Piso radiante

O sistema de aquecimento por piso radiante é conhecido por proporcionar um calor suave e uniforme. Além de criar um ambiente confortável, também reduz a circulação de pós alérgenicos no ar, beneficiando especialmente pessoas com maiores problemas respiratórios.

Ar condicionado

O ar condicionado permite um controlo preciso da temperatura e, muitas vezes, inclui sistemas de filtragem avançados. Isto é fundamental para manter a qualidade do ar interior, reduzindo, assim, a presença de pós alergénicos que melhoram consideravelmente as vias respiratórias.

Mas escolher um sistema de aquecimento para casa tem muito que se lhe diga, apesar de não parecer. E não há uma resposta igual para todos.

É importante considerar não só a eficiência energética do sistema, mas muitos outros critérios que vão ter impacto no resultado que procura.

Por isso, deve ter em conta:

  • A região do país onde vive;
  • Se quer apenas aquecer a casa no inverno ou se também precisa de a arrefecer durante a estação mais quente;
  • O tipo de habitação onde mora;
  • Quantas divisões pretende climatizar e qual o tamanho total das mesmas;
  • Qual o grau de isolamento do interior da sua casa;
  • Orçamento disponível para investir.

 

Benefícios do aquecimento residencial saudável

Investir num sistema de aquecimento residencial saudável pode trazer uma série de benefícios para os moradores e para o meio ambiente. Vamos destacar alguns desses benefícios:

Bem-estar dos moradores

Um ambiente aquecido de forma saudável contribui significativamente para o bem-estar de todos os que vivem na casa. A temperatura adequada não só promove o conforto físico, mas também impacta positivamente o estado de espírito e a produtividade. Sobretudo se estivermos a falar dos que estão em teletrabalho.

Eficiência energética e redução de custos

Optar por sistemas de aquecimento mais eficientes resultam num menor consumo de energia. Por isso, além de reduzir os custos a longo prazo, ainda é capaz de baixar consideravelmente o impacto negativo sobre o meio ambiente, indo ao encontro das preocupações modernas com a sustentabilidade.

Qualidade do ar interior

Sistemas de aquecimento que evitam secar excessivamente o ar contribuem para uma melhor qualidade do ar interior. E isto é especialmente benéfico para pessoas com alergias ou problemas respiratórios, que acabam por sentir mais na pele os danos colaterais de alguns dos sistemas de aquecimento.

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Quer aderir? Nós ligamos, grátis.

Deixe os seus dados para entrarmos em contacto consigo.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde.

Quer receber primeiro uma proposta? Simule e veja quanto vai poupar.

Artigos recentes

Tarifa da energia indexada ou fixa: qual escolher? Na Goldenergy pode optar pela que quiser. Se está na dúvida, explicamos-lhe tudo.
À procura de dicas para poupar no consumo do forno elétrico? Prepare os seus melhores cozinhados sem desperdiçar energia e dinheiro.
Vamos carregar carros elétricos com painéis solares? Baixe os seus consumos, poupe mais nas faturas e, claro, seja amigo do ambiente.

Mais lidos

Se ainda não é nosso cliente, agora vai querer ser. Conheça o nosso programa Campanha Amigo e saiba como ganhar...
Nos períodos de confinamento a recolha da leitura pelo técnico pode estar condicionada e é importante comunicar o consumo para...
Durante o mês de Novembro de 2020 o setor da energia assistiu a mais um importante passo na agilização de...