Goldenergy,

Como saber de quantos painéis solares preciso?

Índice

Se está a pensar instalar painéis solares ou já decidiu fazê-lo, há uma pergunta importante que deve fazer primeiro: de quantos painéis solares preciso? Vamos esclarecer todas as dúvidas.

O autoconsumo é, cada vez mais, uma realidade nas casas portuguesas. E já não há dúvidas de que a corrida até à independência energética, combinada com os avanços tecnológicos e a descida de custos fizeram da energia solar o recurso sustentável mais popular dos últimos tempos.

Mas quando chega a hora de fazer escolhas e tomar decisões, há um dilema que permanece. ‘Afinal, de quantos painéis solares vou precisar?’ ? Fique a conhecer a resposta!

Fatores que condicionam o número de painéis solares

Quando se decide instalar painéis solares, é preciso ter em consideração alguns aspetos, nomeadamente quantos painéis solares é preciso. Mas como cada caso é um caso, o número pode variar. Por isso, a resposta certa é: depende!

Vejamos, então, os fatores a ponderar e as contas que é preciso fazer:

Dimensões da instalação

Em primeiro lugar, tem de perceber qual é o espaço que tem disponível para a instalação dos painéis solares. É no telhado? Na varanda? No terraço? O tamanho do espaço vai, imediatamente, limitar (ou não!) o número de painéis que vai precisar.

Por exemplo, se viver num apartamento e quiser fazer a instalação na varanda, provavelmente, não terá muito espaço disponível para conseguir ter vários painéis. Mas se optar por colocá-los no telhado de uma moradia, o número já pode aumentar. ?

Em relação ao telhado, é preciso ter atenção à sua estrutura, ou seja, se é plano, inclinado, etc., se existem obstáculos (chaminés, por exemplo) e a própria orientação. Todos estes aspetos devem ser pesados na balança, porque vão influenciar a captação de luz solar.

Tipo de casa

O tamanho da casa é um fator decisivo a ter em conta. Casas maiores consomem, geralmente, mais energia, uma vez que devem ter, à partida, mais equipamentos eletrónicos a serem usados por mais pessoas. ⚡️?

Neste caso, poderá ser preciso um número de painéis superior em relação a uma casa mais pequena e com menos pessoas. As necessidades de consumo são diferentes em cada casa.

Localização da habitação

Há lugares mais ensolarados do que outros. E, em Portugal, não há razão de queixa, já que é dos países europeus com maior exposição solar.

Mas se vive num lugar em que há muitos dias nublados e com poucas horas de sol, então vai precisar de mais painéis do que alguém que vive num local com mais dias de sol ao longo do ano. ⛅️

Ou seja, a quantidade de radiação solar que existe no lugar onde vive deve também ser tida em consideração na hora de decidir quantos painéis solares são necessários.

Consumo de eletricidade

O consumo médio de energia da casa é, talvez, um dos fatores chave na tomada de decisão. Quanto maior for o consumo, mais painéis solares serão necessários para conseguir corresponder às necessidades.

Por isso, o que se deve fazer é analisar as faturas da eletricidade ao longo de um período de tempo, para que se consiga perceber qual é o consumo médio mensal. Isto vai ajudar a fazer uma estimativa de quantos painéis solares são precisos.

Orçamento disponível

O investimento inicial que uma instalação de painéis solares pesa sempre no bolso. E, muitas vezes, não há espaço no orçamento familiar para grandes gastos, porque há outras prioridades. ?

Contudo, há cada vez mais apoios que ajudam a tornar a fatura final mais leve e permitir que mais lares possam usufruir deste recurso de energia renovável. No portal Portugal Energia consegue ver todos os apoios que existem e qual o que se adequa melhor à sua situação.

Após o investimento inicial, não terá de se preocupar em gastar muito dinheiro, porque os custos de manutenção vão ser reduzidos. Já para não falar de que está a investir numa solução com garantia longa, que pode chegar aos 25 anos.

Ou seja, com estes apoios e todos os incentivos fiscais terá uma folga financeira maior para conseguir investir em mais painéis do que inicialmente estaria a pensar.

Objetivo da instalação

‘Quantos painéis solares preciso se quiser fazer uma instalação numa casa de férias?’ ? Ora, a resposta vai sempre depender do seu objetivo.

Se o seu desejo é gerar toda a energia que a sua casa precisa, quer seja de férias ou não, ou apenas uma parte dela, o número de painéis necessários será automaticamente influenciado.

Por isso, o objetivo de energia que define é que vai dar resposta à sua questão: ‘de quantos painéis solares preciso?’

O primeiro passo é estabelecer as suas metas: se é consumo sazonal, autosuficiência energética ou armazenamento de energia, por exemplo.

Como calcular quantos painéis solares preciso

Antes de partir para o cálculo das unidades de painéis solares que precisa, tem de ter, primeiro, algumas informações na sua posse: o histórico do consumo nos últimos meses e consumo médio diário; saber a quantidade de radiação solar na localização da casa, assim como a potência dos painéis solares que pretende comprar.

Depois de reunir esta informação pode, então, tentar calcular aproximadamente quantos painéis solares são necessários com base nas suas condições.

Pode fazer os seguintes cálculos:

  • Comece por calcular o consumo de energia diário de que precisa. Para isso, basta dividir o seu consumo de energia anual pelo número de dias do ano e, assim, chegará à quantidade média de energia que consome por dia.

 

  • De seguida, calcule a média diária de radiação solar. Ou seja, tem de dividir a quantidade média de radiação solar do local onde está a casa e dividir pelo número de dias do ano. Desta forma, vai conseguir perceber qual é a quantidade de energia solar disponível para os seus painéis solares. O IPMA pode ajudar a saber estes dados.

 

  • Depois, calcule a área necessária para os painéis solares. Tem de dividir o consumo de energia diário pela média diária da radiação solar. Assim, vai conseguir chegar à área necessária (em metros quadrados) que precisa de ter disponível para instalar os painéis solares.

 

Atenção! É importante que se lembre de que estes cálculos são apenas uma estimativa e que será importante contactar um especialista, como os que temos na Goldenergy. Além de ter conhecimento sobre as várias soluções disponíveis, será a pessoa indicada para fazer uma análise mais personalizada e dar-lhe todas as indicações necessárias. ?

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Quer aderir? Nós ligamos, grátis.

Deixe os seus dados para entrarmos em contacto consigo.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde.

Quer receber primeiro uma proposta? Simule e veja quanto vai poupar.

Artigos recentes

Na hora de procurarmos soluções para aumentar a eficiência energética das nossas casas, as janelas são um dos pontos essenciais...
A energia solar é uma fonte de energia inesgotável e amiga do ambiente, que se apresenta como uma alternativa para...
A procura por soluções sustentáveis e eficientes no consumo de energia diário é uma prioridade cada vez maior da sociedade...

Mais lidos

Se ainda não é nosso cliente, agora vai querer ser. Conheça o nosso programa Campanha Amigo e saiba como ganhar...
Nos períodos de confinamento a recolha da leitura pelo técnico pode estar condicionada e é importante comunicar o consumo para...
Durante o mês de Novembro de 2020 o setor da energia assistiu a mais um importante passo na agilização de...