Goldenergy,

Para onde devem estar virados os painéis solares?

Índice

Hoje respondemos a uma pergunta frequente dos nossos clientes: os painéis solares devem estar sempre virados para Sul? O especialista em NewEnergy da Goldenergy, André Silva, deixa aqui a resposta:

Qual a orientação ideal dos painéis solares?

“Apesar de, na teoria, ter os painéis orientados a Sul maximizar a produção ao longo de um dia, para os clientes de autoconsumo, isto nem sempre é o melhor.

Usando a minha casa como exemplo, e uma vez que tenho telhado plano, eu optei por uma orientação um pouco ortodoxa: 2 painéis a poente; 2 painéis a nascente e 2 painéis a sul.

Adicionalmente, cada par de painéis está numa estrutura que 2 pessoas conseguem facilmente rodar – e isso permitiu-me “brincar” com diferentes opções.

Primeiro, deixem-me esclarecer que só fiz esta instalação, porque usei micro-inversores – com inversores de string não é fácil ter diferentes orientações sem que isso afete fortemente a produção.

Como o próprio nome indica, soluções de autoconsumo devem estar orientadas para que o cliente consuma a energia que gera. No meu caso – e diria na grande parte dos casos, o ideal é produzir mais energia logo de manhã e mais ao final do dia.

Com uma orientação nascente-poente (ou parecida), consegue-se começar a produzir energia mais cedo e terminar de produzir mais tarde, com penalização na hora de pico, onde produzimos menos do que se tivéssemos os painéis todos voltados para sul.

Uma vez que um dos meus vizinhos também optou pela oferta solar da Goldenergy, e curiosamente instalou também 6 painéis, mas no caso dele, todos orientados a Sul e com um inversor de string, isto permite-me comparar as diferenças – como se pode ver na imagem a seguir (laranja 3 orientações; amarelo todos painéis a sul).

Produção dia 20 de setembro

Esta imagem, referente ao dia 20 de setembro, mostra:

A. Laranja, 6 painéis de 380 Wp, com 3 orientações: 12,23 kWh produção total no dia
B. Amarelo, 6 painéis de 380 Wp, para Sul: 12,98 kWh produção total no dia

Com este pequeno e rápido estudo, creio que podemos tirar duas conclusões:

1. Para alguns clientes a orientação a sul pode não ser a melhor – sendo, por exemplo, recomendada uma orientação de nascente e poente.

2. Na prática, as diferenças entre orientações, afetam muito pouco a produção (6%).

Ou seja, mesmo que não tenha um telhado com a orientação ideal, não hesite em instalar painéis solares e assegurar uma forte poupança na sua fatura de eletricidade.”

André Silva
Head of NewEnergy na Goldenergy

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Quer aderir? Nós ligamos, grátis.

Deixe os seus dados para entrarmos em contacto consigo.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde.

Quer receber primeiro uma proposta? Simule e veja quanto vai poupar.

Artigos recentes

É provável que já lhe tenha acontecido: está a fazer uma máquina de roupa enquanto aproveita para estar pela cozinha...
Sempre que se pensa num qualquer produto sustentável, é natural (e de forma quase instantânea), que nos lembremos dos painéis...
Realizar o carregamento de um carro elétrico na rede pública ou nos pontos privativos instalados por qualquer Operador de Ponto de...

Mais lidos

Se ainda não é nosso cliente, agora vai querer ser. Conheça o nosso programa Campanha Amigo e saiba como ganhar...
Nos períodos de confinamento a recolha da leitura pelo técnico pode estar condicionada e é importante comunicar o consumo para...
Durante o mês de Novembro de 2020 o setor da energia assistiu a mais um importante passo na agilização de...