Goldenergy,

Montagem de painéis solares: onde são instalados?

Índice

Já não restam dúvidas quanto aos muitos benefícios trazidos pela instalação de soluções de energia renovável – é este o futuro e, para além de uma escolha mais amiga do planeta, é também uma forma de poupar nas faturas mensais. Já se decidiu pela mudança? Hoje, no blog da Goldenergy, vamos tiras as suas dúvidas sobre a montagem de painéis solares: onde e como são instalados?

Veja todos os pontos aos quais deve dedicar atenção.

Montagem de painéis solares: guia essencial

Montagem de painéis solares fotovoltaicos

As habitações residenciais são, geralmente, o tipo de imóvel onde é mais comum observar a instalação de um sistema de energia fotovoltaica – e é simples de explicar: muitas vezes, à partida, o dono da instalação é o proprietário da moradia e, portanto, do seu terraço e telhado. Assim, não necessita de qualquer autorização para comprar e instalar os seus painéis solares.

No entanto, é também possível ter um sistema fotovoltaico instalado num apartamento – seja com a autorização do condomínio, seja na sua própria varanda.

Saiba mais sobre a instalação de painéis solares em varandas.

Como já vimos, regra geral, os painéis solares são montados e instalados num espaço exterior como o terraço, o telhado ou a varanda, mas também é possível tê-los no solo. O mais importante na altura de realizar a montagem de painéis solares é fazer uma correta avaliação do local onde pretende fazer a instalação. Isto porque o sucesso da montagem, mesmo a longo prazo, está condicionado ao local da montagem – ou seja, a fatores como a área escolhida e a exposição solar que incide sobre o local.

É possível dizer, por exemplo, que normalmente é indicado que os painéis solares sejam instalados a sul. Mas, caso esta não seja uma escolha possível, poderá optar por localizações diversas – até a este ou a oeste -, desde que tenha em consideração que a produção de energia será maior durante o período de horas em que os painéis recebem mais radiação do sol.

Se precisa de mais energia pela manhã, por exemplo, certifique-se de que os painéis recebem mais luz natural durante este período.

Quanto ao espaço necessário para a montagem de painéis solares, considere cerca de dois metros quadrados – sempre o mais exposto ao sol possível. Não escolha um local com sombras, pois vai prejudicar a sua produção de energia verde.

A contar com a estrutura necessária para a sua montagem e instalação, cada painel fotovoltaico pode chegar a pesar algo em torno dos 25Kg, por isso, assegure-se que o local escolhido consegue suportar o peso final.

Montagem de painéis solares em autocaravanas

Quem tem uma autocaravana e gosta de partir, com ou sem destino certo, para aventuras onde o desejo de liberdade impera, vai gostar de apostar na montagem de painéis solares.

As vantagens deste tipo de instalação são óbvias: os painéis solares, claro, produzem energia a partir da incidência da radiação do sol, são silenciosos e não poluentes, não precisam de muitos cuidados com a manutenção e são capazes de operar continuamente por muitos e muitos anos.

Mas, há benefícios bastante específicos para fazer a montagem de um sistema de energia solar na sua autocaravana: os painéis solares são capazes de produzir energia verde mesmo em situações em que as condições climatéricas são extremas. Outro benefício é que carregam as baterias de uma forma eficaz e ecológica, oferecendo mais autonomia – e, portanto, mais liberdade – ao seu veículo.

Montagem de painéis solares térmicos

Os painéis solares térmicos são aqueles que servem para garantir o aquecimento de água de uma forma mais sustentável e económica. Estes, tal como o nome indica, são capazes de aproveitar a radiação solar para aquecer a água que usamos no nosso dia a dia – para o banho, para cozinhar, para lavar a roupa, etc.

Os conselhos básicos sobre como escolher o local para a sua montagem são idênticos aos que demos para a instalação de painéis solares fotovoltaicos.

De ressaltar que, apesar de ser uma escolha bastante comum, os painéis solares térmicos são bastante mais limitados – servem para aquecer exclusivamente as água sanitárias que utilizamos.

São necessárias licenças para montagem de painéis solares?

Existe uma lei específica que regula as soluções de autoconsumo de energia em Portugal – o Decreto-Lei n.º 15/2022, de 14 de janeiro.

De acordo com este decreto, o registo, controlo e licença de produção de um sistema de energia solar depende da sua capacidade de produção.

Veja, de acordo com as potências instaladas, quais são as regras que regulamentam a montagem de painéis solares:

  • Painel com potência igual ou inferior a 700 W – está isento de controlo, com exceção das situações em que está acordada a injeção de excedente na Rede Elétrica;
  • Painéis com potências entre os 700 W e os 30 kW – estão sujeitos a comunicação prévia sobre a sua montagem;
  • Painéis com potências entre os 30 kW e o 1 MW –  estão de igual forma sujeitos a controlo, com necessidade de registo prévio e, também, de certificado de exploração;
  • Painéis com potência superior 1 MW – estão sujeitos a autorização através de uma licença para a produção e a exploração.

Como saber que painel é ideal para o seu caso? É possível traçar um perfil de consumo geral: ou seja, podemos dizer que uma habitação tradicional ficará bem servida com painéis de potências entre os 700 W os 30 kW – neste caso, como vimos, apenas será necessário fazer um registo na Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).

Este registo é feito pelo comercializador/instalador responsável – ou seja, se escolher uma solução de energia solar com a Goldenergy, somos nós que tratamos do registo por si. 😉

Quanto custa a montagem de painéis solares?

Os custos de montagem de painéis solares podem variar bastante, de acordo com o tipo de placa e com a potência escolhida.

Geralmente, adquirir e montar um sistema de painéis solares pode custar algumas centenas de euros ou até uns milhares. Entretanto, vale destacar que os custos investidos são iniciais, uma vez que os painéis quase não exigem gastos com manutenção. Basicamente, será apenas necessário realizar uma limpeza regular, para garantir que funcionam no seu melhor.

Montagem de painel solar passo a passo

Tem a possibilidade de escolher entre duas possibilidades para começar a produzir a sua própria energia elétrica limpa e verde, através da energia do sol: recorrer à compra de um kit solar e instalar sozinho, ou contratar uma empresa que seja certificada neste tipo de produto e de instalações.

Sim, leu bem: já existem no mercado os chamados kits de autoconsumo, que podem mesmo ser instalados por qualquer pessoa. Só é preciso comprar, instalar no local escolhido e começar a produzir energia limpa.

Mas, atenção: se pretender fazer um tipo de instalação com necessidade de bateria para armazenamento de energia, o mais recomendável é que procure por profissionais qualificados e certificados para o efeito. Os técnicos vão avaliar o local, definir o seu perfil de consumo e tratar das questões legais inerentes ao processo.

Se, no entanto, optar por instalar um kit solar, terá apenas de fixar os painéis numa base fixada ao telhado, instalar o inversor e ligar todos os cabos elétricos.

Processo de instalação de um kit de autoconsumo solar fotovoltaico

1 – É necessário uma estrutura de alumínio, que vai fixar ao telhado e vai ser a estrutura que recebe o painel. Tenha especial atenção aos furos que é preciso fazer, para que não haja infiltração de água – o ideal é fechar espaços desnecessários entre os parafusos e a superfície perfurada – com cola e veda, por exemplo. Note que as buchas usadas devem ter um comprimento que seja suficiente para garantir a melhor fixação da estrutura.

2 – De seguida, é necessário preparar a passagem do cabo elétrico – terá de ser feita desde o local onde está instalado o painel até uma ficha.

3 – O próximo passo é instalar o inversor (incluído no kit). O inversor deverá ser fixado à estrutura de alumínio e, só depois, ligado ao painel e à outra parte (a parte que vai até ao cabo elétrico).

4 – Por fim, passar o cabo do inversor e ligar à tomada. Está pronto.

Soluções de energia solar com a Goldenergy

Se está a ponderar ter um sistema de painéis solares, mas ainda não tomou a decisão final, converse connosco e fique a saber quanto pode poupar nas suas faturas de energia. 😀 Temos a solução ideal para si.

A Goldenergy aposta nas suas economias e no futuro do mercado energético, estando sempre alinhada com os objetivos de preservação ambiental. Por isso, incluímos na nossa oferta a comercialização e instalação/montagem de painéis solares.

Ainda não é nosso cliente? Não espere mais e mude já para o lado mais verde da energia. Quem muda, muda para a Gold. 😉

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Quer aderir? Nós ligamos, grátis.

Deixe os seus dados para entrarmos em contacto consigo.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde.

Quer receber primeiro uma proposta? Simule e veja quanto vai poupar.

Artigos recentes

Preocupado com as faturas da energia? Sabemos que nunca foi tão urgente pensar em formas de pagar menos pelos consumos...
Estes aparelhos representam uma das possíveis escolhas que podemos fazer para aquecer a água da nossa casa, no caso de...
A autonomia dos carros elétricos é, e tem razão de ser, uma das maiores preocupações de quem quer comprar um...

Mais lidos

Se ainda não é nosso cliente, agora vai querer ser. Conheça o nosso programa Campanha Amigo e saiba como ganhar...
Nos períodos de confinamento a recolha da leitura pelo técnico pode estar condicionada e é importante comunicar o consumo para...
Durante o mês de Novembro de 2020 o setor da energia assistiu a mais um importante passo na agilização de...