Goldenergy,

Tipos de estruturas de painéis solares: quais são e como escolher

Índice

Os painéis solares são uma fonte de energia renovável cada vez mais popular em todo o mundo. Convertem a luz do sol em eletricidade, reduzindo a dependência de fontes de energia não renováveis. E é por isso que gostamos tanto deles. ?

Mas, claro, os painéis solares precisam de estruturas para que possam ser instalados com segurança e eficiência.

Fique por aí e no fim deste artigo vai saber tudo sobre estruturas de painéis solares, sobre o presente e sobre o futuro. 🙂

Tipos de estruturas de painéis solares

Existem vários tipos de estruturas de painéis solares, incluindo estruturas fixas, estruturas de rastreamento de um eixo, estruturas de rastreamento de dois eixos e estruturas flutuantes. Vamos a isso:

Estruturas fixas

As estruturas fixas são a forma mais comum de suporte para painéis solares e têm uma inclinação fixa ou ajustável.

A inclinação fixa é a opção mais simples e económica, enquanto a inclinação ajustável permite que os painéis sejam ajustados para diferentes ângulos dependendo da localização geográfica e da estação do ano.

Alguns dos materiais utilizados em estruturas fixas incluem alumínio, aço galvanizado, concreto e madeira.

Estruturas de rastreamento de um eixo

As estruturas de rastreamento de um eixo movem os painéis horizontalmente para acompanhar o movimento do sol durante o dia. Estas estruturas são menos comuns do que as estruturas fixas, mas podem aumentar a produção de energia em até 25%.

As principais vantagens incluem uma maior eficiência energética e uma vida útil mais longa dos painéis, enquanto as desvantagens incluem um custo inicial mais elevado, maior manutenção e uma maior vulnerabilidade a ventos fortes.

O custo das estruturas de rastreamento de um eixo é maior do que as estruturas fixas devido à necessidade de equipamentos de rastreamento e manutenção mais complexos.

Estruturas de rastreamento de dois eixos

As estruturas de rastreamento de dois eixos movem os painéis tanto horizontal quanto verticalmente, permitindo um rastreamento mais preciso do sol. Estas estruturas oferecem maior eficiência energética, aumentando a produção de energia em até 40%, mas também são as mais caras, porque usam tecnologia mais avançada.

Estruturas flutuantes

As estruturas flutuantes são usadas em água e podem ser feitas de materiais como plástico reciclado. Estas estruturas oferecem uma solução para a escassez de terra disponível para a instalação de painéis solares em áreas urbanas.

As vantagens incluem a utilização de um espaço não utilizado, redução da evaporação da água, redução da poluição térmica e a possibilidade de instalação de painéis em locais remotos. As desvantagens incluem a necessidade de lidar com as condições da água, como ondas e correntes, e a possibilidade de impacto ambiental se o material usado na estrutura flutuante não for biodegradável.

O custo das estruturas flutuantes é variável e depende dos materiais utilizados e das condições específicas do corpo de água em que vão instaladas. Em média, o custo pode variar de cerca de 600 € a 1.500 € por kW instalado.

É importante notar que esses são apenas custos médios estimados e podem variar significativamente dependendo do fornecedor e das condições específicas do local da instalação.

Para além disso, os custos podem ser reduzidos através de incentivos fiscais, programas de apoio governamentais e financiamentos disponíveis para projetos de energia solar.

As estruturas e o design

Ao projetar uma estrutura para painéis solares, há várias considerações que devem ser tidas em consideração para garantir a eficiência e a durabilidade do sistema.

Aqui estão algumas das principais considerações de design:

Tamanho e capacidade de carga

O tamanho e a capacidade de carga da estrutura devem ser adequados para a quantidade e o tamanho dos painéis solares que vão ser instalados. A estrutura deve ser capaz de suportar o peso dos painéis, bem como resistir a ventos fortes, chuvas e neve, se for o caso. O dimensionamento inadequado da estrutura pode levar a danos nos painéis solares ou na própria estrutura.

Orientação e inclinação

A orientação e a inclinação devem ser otimizadas para maximizar a captura de energia solar ao longo do dia e ao longo do ano. Na maioria das regiões do hemisfério norte, a orientação ideal para os painéis solares é voltada para o sul, com uma inclinação de cerca de 30 a 45 graus.

 Ventilação

A ventilação adequada é importante para ajudar a arrefecer os painéis solares, especialmente em dias quentes. Isto pode ser alcançado através do espaçamento adequado entre os painéis e da escolha de materiais que permitem a passagem de ar.

Acesso e manutenção

A estrutura deve ser projetada de maneira a permitir fácil acesso aos painéis solares para manutenção e limpeza. As estruturas de rastreamento de um eixo e de dois eixos podem ser mais complexas de manter devido ao seu sistema de rastreamento.

Estética

Embora a eficiência e a durabilidade sejam as principais preocupações, a estética também é importante. A escolha dos materiais e da cor pode ajudar a integrar a estrutura com o ambiente circundante.

Estas são apenas algumas das considerações de design que devem ser pensadas ao projetar uma estrutura para painéis solares. É importante trabalhar com uma equipa especializada em sistemas solares fotovoltaicos para garantir que a estrutura é projetada de forma adequada e segura para as condições específicas do local. Já lhe dissemos que somos, na Goldenergy, especialistas em painéis solares? 🙂

Tendências e inovações futuras

As estruturas de painéis solares estão constantemente a evoluir para se tornarem mais eficientes e versáteis. Algumas tendências e inovações futuras incluem a utilização de novos materiais e tecnologias, a integração com a arquitetura urbana e aplicações em mobilidade e veículos elétricos.

Apresentamos algumas das principais tendências e inovações futuras em relação aos painéis solares:

Painéis solares bifaciais

Os painéis solares bifaciais capturam a luz do sol de ambos os lados do painel, o que aumenta a sua eficiência e produção de energia. Isto significa que podem ser instalados numa grande variedade de estruturas.

Sistemas solares híbridos

Combinam painéis solares com outras fontes de energia renovável, como turbinas eólicas ou geradores hídricos. Estes sistemas podem ser projetados para serem mais eficientes e confiáveis do que os sistemas solares tradicionais.

Armazenamento de energia

O armazenamento de energia é uma das maiores questões na indústria solar atualmente. As baterias solares permitem que a energia gerada pelos painéis solares seja armazenada para uso posterior, o que ajuda a tornar a energia solar mais acessível.

Materiais avançados

A indústria está sempre à procura de materiais mais avançados para tornar os painéis solares mais leves, duráveis e eficientes. Novos materiais, como o perovskita, estão a ser estudados para melhorar a eficiência dos painéis solares e reduzir os seus custos.

Tecnologia de inteligência artificial

Está a ser usada para otimizar a produção de energia solar e melhorar a manutenção e a gestão de sistemas solares. Isto inclui algoritmos que podem ajustar automaticamente a posição dos painéis solares para maximizar a produção de energia.

Fazer a escolha certa

As estruturas de painéis solares desempenham um papel fundamental no desempenho e na eficiência dos sistemas solares. Existem vários tipos de estruturas disponíveis, cada uma com suas próprias vantagens e desvantagens em relação à instalação, desempenho e custo.

As tendências e inovações futuras, incluindo painéis solares bifaciais, sistemas solares híbridos, armazenamento de energia, materiais avançados e tecnologia de inteligência artificial, prometem tornar a energia solar ainda mais eficiente, acessível e sustentável no futuro.

Mas é importante considerar cuidadosamente a escolha para garantir a máxima eficiência do sistema e a durabilidade a longo prazo. As considerações de design, como a inclinação e a orientação dos painéis solares, a localização e o clima devem ser tidos em consideração na escolha da estrutura adequada para cada aplicação.

Confie na Goldenergy para a instalação dos seus painéis. Temos orgulho por nos destacarmos no mercado de energia pela qualidade e compromisso com a sustentabilidade, oferecendo soluções que ajudam a reduzir a dependência de fontes de energia não renováveis e a diminuir as emissões de gases de efeito estufa. 🙂

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Quer aderir? Nós ligamos, grátis.

Deixe os seus dados para entrarmos em contacto consigo.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde.

Quer receber primeiro uma proposta? Simule e veja quanto vai poupar.

Artigos recentes

Na hora de procurarmos soluções para aumentar a eficiência energética das nossas casas, as janelas são um dos pontos essenciais...
A energia solar é uma fonte de energia inesgotável e amiga do ambiente, que se apresenta como uma alternativa para...
A procura por soluções sustentáveis e eficientes no consumo de energia diário é uma prioridade cada vez maior da sociedade...

Mais lidos

Se ainda não é nosso cliente, agora vai querer ser. Conheça o nosso programa Campanha Amigo e saiba como ganhar...
Nos períodos de confinamento a recolha da leitura pelo técnico pode estar condicionada e é importante comunicar o consumo para...
Durante o mês de Novembro de 2020 o setor da energia assistiu a mais um importante passo na agilização de...