Investir no aquecimento da casa traz grande conforto para toda a família, e é um investimento importante, mas que pode ser dispendioso. Mas, então, como poupar gás no aquecimento central, sistema tão comum em Portugal?

Com a chegada do outono, as temperaturas começam a baixar, os dias ficam mais curtos e as noites frias parecem não passar. Para estarmos mais confortáveis dentro do nosso lar, fazemos verdadeiros investimentos em equipamentos e melhorias na estrutura da casa. Tudo isto, claro, representa um gasto muito alto e desagradável para a grande maioria dos portugueses.

No caso do aquecimento central, há várias dicas para poupar gás e otimizar o uso dos equipamentos, evitando assim surpresas desagradáveis no fim do mês.

A Goldenergy comercializa eletricidade 100% verde e gás natural e, portanto, percebe muito bem que poupar é sinónimo de cuidado com a natureza.

Por isso, não podemos deixar de partilhar as nossas melhores dicas para que o seu consumo de gás natural seja o mínimo possível.

Começar por escolher a tarifa certa para poupar gás

Se o fornecimento de eletricidade para uma casa deve ser proporcional ao seu consumo, com o gás natural não podia ser diferente. Afinal, não compensa (para o planeta e para o seu bolso) estar a pagar mais por algo que não vai utilizar.

Em Portugal, os clientes domésticos de gás natural são enquadrados em quatro escalões de consumo definidos para o mercado livre de eletricidade. Os agregados familiares que consomem menos enquadram-se no 1, estando os maiores consumidores enquadrados no 4.

Convém mencionar que o escalão de consumo dos clientes domésticos é ajustado anual e automaticamente pelo seu operador de rede de distribuição, tendo como base o consumo verificado no ano anterior.

Nesse caso, já que o cliente não pode escolher a “potência” contratada (como pode fazê-lo com a eletricidade, por exemplo), o que pode fazer para ter a certeza de que está a pagar a tarifa certa para poupar gás? Fazer uma pesquisa entre as comercializadoras de gás natural, é claro! 😊

Ao aceder ao site da Goldenergy e consultar o Tarifário +Cliente 9/2021 (exclusivo para adesão online), pode ver que os descontos para os clientes com débito direto e fatura eletrónica chegam aos 12% no €/kWh.

Sem dúvida, a tarifa certa para poupar gás em casa neste inverno! Mas, claro, mais do que pagar pouco pelo que consome, é necessário analisar bem o seu consumo.

Dicas para saber como poupar gás no aquecimento central

Uma vez escolhida a melhor tarifa de gás para a sua casa, a poupança não pára por aí. Os hábitos de consumo dos equipamentos domésticos impactam diretamente nos preços a pagar nas faturas.

Partilhamos algumas dicas para poupar gás em todos eles, independentemente de serem destinados ao aquecimento da casa:

Preparar os radiadores para o Inverno

Em alguns lares que não possuem os sistemas a gás instalados, é comum que os moradores optem por adquirir radiadores elétricos, pois só precisam de estar ligados à eletricidade para funcionarem.

Também aqueles que querem poupar gás no inverno podem optar pelos radiadores. No entanto, estima-se que o aquecimento do ambiente seja responsável por cerca de 22% do consumo de energia numa habitação.

Ou seja, sendo os radiadores equipamentos destinados a aquecer o espaço, contribuem ativamente para estes números. Por isso, se pretende preparar os radiadores para serem utilizados durante o inverno, é bom seguir algumas dicas para um uso eficiente da energia.

Antes de ligar o aparelho, convém sempre libertar o ar que se acumulou dentro, girando a pequena chave instalada no radiador. Evite também manter objetos próximos que impeçam a saída de ar do radiador, pois isso pode até mesmo queimá-lo.

Convém também que programe a temperatura para graus confortáveis e não extremamente quentes (como dos 20 aos 22º), pois assim evita o alto consumo por parte dos radiadores. Para além disso, siga outras da nossas dicas abaixo para utilizar este recurso de maneira eficiente.

Dicas para otimizar o uso dos radiadores

Se gosta de se sentir confortável em casa, simplesmente abandonar os aquecedores pode não ser a opção que deseja.

Com estas dicas consegue otimizar o uso do aquecimento a gás sem por isso passar frio. Porque uma casa mais eficiente a nível energético não é só possível como necessário: para si e para o meio ambiente.

Estores abertos e janelas fechadas

Deixe a luz do sol invadir a casa durante a maior parte do dia – que sabemos não durar muito durante o inverno. Por isso mesmo, faz-se mais necessário tirar o máximo proveito desta fonte natural de calor e de luz.

Ao manter as janelas fechadas, impede a circulação do vento frio, mas com os estores abertos, permite a entrada de luz. Assim consegue manter a casa naturalmente aquecida por algumas horas, mesmo após o pôr-do-sol.

Esta dica deve ser aplicada sobretudo na sala e nos quartos, ambientes intimamente associados à ideia de proteção e descanso.

Desligue o aquecedor antes de dormir

Já que aproveitou o calor do sol para poupar gás nas primeiras horas da noite, pode ligar o aquecedor de forma eficiente: um par de horas antes de ir dormir. E não se esqueça de manter a porta do quarto fechada para impedir a circulação de ar.

No entanto, logo que chegue a hora de ir para a cama, certifique-se de ter desligado o aquecedor e de que o seu edredão é bastante macio e confortável. Assim beneficia de uma noite de sono de qualidade sem por isso estar a consumir gás de forma ineficiente com o seu aquecedor ligado.

Use um termostato inteligente

Os termostatos inteligentes permitem optimizar de forma eficiente o funcionamento dos radiadores, gerindo a utilização de energia em função dos hábitos aí de casa, da dimensão dos radiadores e da temperatura existente versus a temperatura pretendida.

Estes termostatos permitem a regulação manual da temperatura da casa (logo, do funcionamento do sistema de aquecimento em função dessa regulação). No entanto, a grande vantagem é a utilização do sistema inteligente de otimização, que vai permitir grandes poupanças, estimadas em cerca de 21% do gás utilizado normalmente para o aquecimento.

Consciente da importância destes termostatos para o ambiente e para a poupança das famílias, a Goldenergy está a oferecer 1200 termostatos inteligentes. Saiba mais aqui.

Manutenção adequada dos radiadores

Para garantir um uso eficiente dos aquecedores, é preciso certificar-se de que estão em bom estado. Caso já estejam a funcionar pelo 3º ou 4º inverno, pode ser necessário realizar a manutenção adequada, uma vez que até mesmo programar a temperatura pode ser uma tarefa difícil.

Afinal, é comum que com o desgaste do equipamento ocorram fugas de gás, avarias dos componentes, desgaste dos filtros, entre outros problemas.

Nos casos mais graves, ou com aquecedores já bastante antigos, por vezes a manutenção pode não ser um bom investimento, sendo necessário substituir o equipamento por outro mais moderno.

Tapetes onde couber

Através do chão ocorrem muitas perdas de calor, o que fica evidente, por exemplo, com o toque frio dos pavimentos cerâmicos. De facto, pelas paredes e pelo chão ocorrem muitas perdas de calor e, para evitar este efeito, desde as casas mais antigas já se utilizavam as tapeçarias nas paredes e os extensos tapetes pelo chão.

É claro que estes recursos já não combinam de todo com as novas casas, que adotam um estilo cada vez mais clean e minimalista. Mas tapetes em alguns espaços, como a casa de banho, os corredores e a sala ainda são bastante úteis para conter as baixas temperaturas.

Se está a preparar-se para o inverno e quer ter a certeza de que irá poupar nas faturas de eletricidade e gás natural, adira já aos serviços da Goldenergy.

Porque o amanhã mais verde com o que sonha constrói-se a partir das escolhas conscientes que faz hoje.