Goldenergy,

Como poupar gás no aquecimento central em 5 passos

Índice

Investir no aquecimento da casa traz grande conforto para toda a família, e é um investimento importante, mas que pode ser dispendioso. Mas, então, como poupar gás no aquecimento central, sistema tão comum em Portugal?

Com a chegada do outono, as temperaturas começam a baixar, os dias ficam mais curtos e as noites frias parecem não passar. Para estarmos mais confortáveis dentro do nosso lar, fazemos verdadeiros investimentos em equipamentos e melhorias na estrutura da casa. Tudo isto, claro, representa um gasto muito alto e desagradável para a grande maioria dos portugueses.

No caso do aquecimento central, há várias dicas para poupar gás e otimizar o uso dos equipamentos, evitando assim surpresas desagradáveis no fim do mês.

A Goldenergy comercializa eletricidade 100% verde e gás natural e, portanto, percebe muito bem que poupar é sinónimo de cuidado com a natureza.

Por isso, não podemos deixar de partilhar as nossas melhores dicas para que o seu consumo de gás natural seja o mínimo possível.

Começar por escolher a tarifa certa para poupar gás

Se o fornecimento de eletricidade para uma casa deve ser proporcional ao seu consumo, com o gás natural não podia ser diferente. Afinal, não compensa (para o planeta e para o seu bolso) estar a pagar mais por algo que não vai utilizar.

Em Portugal, os clientes domésticos de gás natural são enquadrados em quatro escalões de consumo definidos para o mercado livre de eletricidade. Os agregados familiares que consomem menos enquadram-se no 1, estando os maiores consumidores enquadrados no 4.

Convém mencionar que o escalão de consumo dos clientes domésticos é ajustado anual e automaticamente pelo seu operador de rede de distribuição, tendo como base o consumo verificado no ano anterior.

Nesse caso, já que o cliente não pode escolher a “potência” contratada (como pode fazê-lo com a eletricidade, por exemplo), o que pode fazer para ter a certeza de que está a pagar a tarifa certa para poupar gás? Fazer uma pesquisa entre as comercializadoras de gás natural, é claro! ?

Ao aceder ao site da Goldenergy e consultar o Tarifário +Cliente 9/2021 (exclusivo para adesão online), pode ver que os descontos para os clientes com débito direto e fatura eletrónica chegam aos 12% no €/kWh.

Sem dúvida, a tarifa certa para poupar gás em casa neste inverno! Mas, claro, mais do que pagar pouco pelo que consome, é necessário analisar bem o seu consumo.

Dicas para saber como poupar gás no aquecimento central

Uma vez escolhida a melhor tarifa de gás para a sua casa, a poupança não pára por aí. Os hábitos de consumo dos equipamentos domésticos impactam diretamente nos preços a pagar nas faturas.

Partilhamos algumas dicas para poupar gás em todos eles, independentemente de serem destinados ao aquecimento da casa:

  • Fogão: cozinhe sempre que possível em fogo baixo e médio, evitando o uso de gás desnecessariamente.
  • Manutenção adequada: observe bem os aparelhos a gás que têm em casa para ver se não há alguma fuga. Para a sua segurança isto é essencial!
  • Invista no isolamento da casa: as tintas das paredes, as caixilharias, os materiais dos pavimentos, etc. Todos estes componentes podem otimizar o isolamento térmico da casa, permitindo poupar gás no inverno.
  • Utilize a lareira da casa: nos apartamentos mais antigos, é comum ter lareiras na sala que muitas vezes servem apenas de objeto decorativo. Contrate um profissional para fazer a limpeza, compre lenhas ou pellets e beneficie desta excelente fonte de calor que não consome gás natural ou eletricidade, permitindo-lhe poupar enquanto desfruta de temperaturas quentes e confortáveis na sala.

Preparar os radiadores para o Inverno

Em alguns lares que não possuem os sistemas a gás instalados, é comum que os moradores optem por adquirir radiadores elétricos, pois só precisam de estar ligados à eletricidade para funcionarem.

Também aqueles que querem poupar gás no inverno podem optar pelos radiadores. No entanto, estima-se que o aquecimento do ambiente seja responsável por cerca de 22% do consumo de energia numa habitação.

Ou seja, sendo os radiadores equipamentos destinados a aquecer o espaço, contribuem ativamente para estes números. Por isso, se pretende preparar os radiadores para serem utilizados durante o inverno, é bom seguir algumas dicas para um uso eficiente da energia.

Antes de ligar o aparelho, convém sempre libertar o ar que se acumulou dentro, girando a pequena chave instalada no radiador. Evite também manter objetos próximos que impeçam a saída de ar do radiador, pois isso pode até mesmo queimá-lo.

Convém também que programe a temperatura para graus confortáveis e não extremamente quentes (como dos 20 aos 22º), pois assim evita o alto consumo por parte dos radiadores. Para além disso, siga outras da nossas dicas abaixo para utilizar este recurso de maneira eficiente.

Dicas para otimizar o uso dos radiadores

Se gosta de se sentir confortável em casa, simplesmente abandonar os aquecedores pode não ser a opção que deseja.

Com estas dicas consegue otimizar o uso do aquecimento a gás sem por isso passar frio. Porque uma casa mais eficiente a nível energético não é só possível como necessário: para si e para o meio ambiente.

Estores abertos e janelas fechadas

Deixe a luz do sol invadir a casa durante a maior parte do dia – que sabemos não durar muito durante o inverno. Por isso mesmo, faz-se mais necessário tirar o máximo proveito desta fonte natural de calor e de luz.

Ao manter as janelas fechadas, impede a circulação do vento frio, mas com os estores abertos, permite a entrada de luz. Assim consegue manter a casa naturalmente aquecida por algumas horas, mesmo após o pôr-do-sol.

Esta dica deve ser aplicada sobretudo na sala e nos quartos, ambientes intimamente associados à ideia de proteção e descanso.

Desligue o aquecedor antes de dormir

Já que aproveitou o calor do sol para poupar gás nas primeiras horas da noite, pode ligar o aquecedor de forma eficiente: um par de horas antes de ir dormir. E não se esqueça de manter a porta do quarto fechada para impedir a circulação de ar.

No entanto, logo que chegue a hora de ir para a cama, certifique-se de ter desligado o aquecedor e de que o seu edredão é bastante macio e confortável. Assim beneficia de uma noite de sono de qualidade sem por isso estar a consumir gás de forma ineficiente com o seu aquecedor ligado.

Use um termostato inteligente

Os termostatos inteligentes permitem optimizar de forma eficiente o funcionamento dos radiadores, gerindo a utilização de energia em função dos hábitos aí de casa, da dimensão dos radiadores e da temperatura existente versus a temperatura pretendida.

Estes termostatos permitem a regulação manual da temperatura da casa (logo, do funcionamento do sistema de aquecimento em função dessa regulação). No entanto, a grande vantagem é a utilização do sistema inteligente de otimização, que vai permitir grandes poupanças, estimadas em cerca de 21% do gás utilizado normalmente para o aquecimento.

Consciente da importância destes termostatos para o ambiente e para a poupança das famílias, a Goldenergy está a oferecer 1200 termostatos inteligentes. Saiba mais aqui.

Manutenção adequada dos radiadores

Para garantir um uso eficiente dos aquecedores, é preciso certificar-se de que estão em bom estado. Caso já estejam a funcionar pelo 3º ou 4º inverno, pode ser necessário realizar a manutenção adequada, uma vez que até mesmo programar a temperatura pode ser uma tarefa difícil.

Afinal, é comum que com o desgaste do equipamento ocorram fugas de gás, avarias dos componentes, desgaste dos filtros, entre outros problemas.

Nos casos mais graves, ou com aquecedores já bastante antigos, por vezes a manutenção pode não ser um bom investimento, sendo necessário substituir o equipamento por outro mais moderno.

Tapetes onde couber

Através do chão ocorrem muitas perdas de calor, o que fica evidente, por exemplo, com o toque frio dos pavimentos cerâmicos. De facto, pelas paredes e pelo chão ocorrem muitas perdas de calor e, para evitar este efeito, desde as casas mais antigas já se utilizavam as tapeçarias nas paredes e os extensos tapetes pelo chão.

É claro que estes recursos já não combinam de todo com as novas casas, que adotam um estilo cada vez mais clean e minimalista. Mas tapetes em alguns espaços, como a casa de banho, os corredores e a sala ainda são bastante úteis para conter as baixas temperaturas.

Se está a preparar-se para o inverno e quer ter a certeza de que irá poupar nas faturas de eletricidade e gás natural, adira já aos serviços da Goldenergy.

Porque o amanhã mais verde com o que sonha constrói-se a partir das escolhas conscientes que faz hoje.

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Quer aderir? Nós ligamos, grátis.

Deixe os seus dados para entrarmos em contacto consigo.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde.

Quer receber primeiro uma proposta? Simule e veja quanto vai poupar.

Artigos recentes

A entrada da Axpo e da Goldenergy no mercado português do Biometano marca um ponto de viragem, sinalizando não só...
Na hora de procurarmos soluções para aumentar a eficiência energética das nossas casas, as janelas são um dos pontos essenciais...
A energia solar é uma fonte de energia inesgotável e amiga do ambiente, que se apresenta como uma alternativa para...

Mais lidos

Se ainda não é nosso cliente, agora vai querer ser. Conheça o nosso programa Campanha Amigo e saiba como ganhar...
Nos períodos de confinamento a recolha da leitura pelo técnico pode estar condicionada e é importante comunicar o consumo para...
Durante o mês de Novembro de 2020 o setor da energia assistiu a mais um importante passo na agilização de...