Goldenergy,

Como fazer uma viagem de carro eficiente: 5 dicas infalíveis

Índice

Quando se planeia uma viagem de carro, a prioridade é, muitas vezes, chegar ao destino final o mais rapidamente possível. Verdade?

No entanto, uma viagem de carro eficiente não se resume apenas ao tempo. Pelo contrário. O meio ambiente e o seu orçamento também estão em jogo e, por isso mesmo, é preciso prestar atenção a alguns pormenores que vão influenciar a eficiência com que se desloca entre destinos.

Se está curioso, fique agora a conhecer algumas dicas úteis que deve começar a aplicar, para que a sua próxima viagem de carro seja mais sustentável e, acima de tudo, económica. 😃

5 boas práticas para viajar de automóvel de forma eficiente

Planear o itinerário com antecedência

Um dos primeiros passos para tornar a sua viagem de carro mais eficiente é fazer o planeamento do itinerário. Evitar estradas congestionadas e escolher percursos mais curtos pode ajudar a poupar tempo e combustível, claro. 💰

Se usar aplicações de GPS, que permitem ter informações sobre o tráfego em tempo real, também pode poupar muito tempo e dinheiro ao evitar trânsito e ajudar a escolher os melhores percursos.

Lembre-se que um itinerário bem planeado não só faz com que poupe no gasto do combustível, mas também ajuda a reduzir o desgaste do seu veículo naquele para-arranca das horas de ponta e para o qual ninguém tem muita paciência.

Verificar o automóvel antes da viagem

Antes de se fazer à estrada, é essencial garantir que o seu carro está em boas condições. Por isso, nada melhor do que ir verificando regularmente o estado do seu veículo para que não haja nenhuma surpresa desagradável na hora de viajar.

Calma, não precisa de ser um especialista em carros. 😄 Basta ter atenção a alguns detalhes como, por exemplo:

Pressão dos pneus: a pressão adequada dos pneus faz com que a resistência ao rolamento seja maior, otimiza a performance e, claro, ajuda a prolongar o seu tempo de vida útil. Já para não falar de que se estiver a pensar fazer uma viagem mais longa com a pressão dos pneus desadequada pode estar a colocar em causa a sua segurança e a de todos os que viajam consigo.

Nível de óleo e líquidos: verifique o nível de óleo do motor e a água do limpa-para-brisas. Se os níveis não estiverem nos valores recomendados ou até estiverem vazios, por exemplo, pode ter problemas ao longo da viagem. E, no final, a sua carteira é que vai sofrer se tiver problemas sérios com o funcionamento do veículo. Por isso, mais vale prevenir. 😉

Filtros de ar e combustível: pronto, neste caso já será missão do mecânico fazer a troca dos filtros. Mas cabe-lhe a si estar atento a todo o funcionamento do carro e garantir que faz as manutenções no tempo devido. Por isso, antes de se fazer à estrada, garanta que não é preciso substituir nada. Só desta forma é que vai conseguir fazer uma viagem de carro eficiente;

Se garantir que pelo menos estes pontos estão debaixo de olho e em boas condições, então já pode enfrentar a estrada com maior segurança.

Estar atento aos preços da gasolina

Os preços dos combustíveis variam significativamente de posto para posto, já para não falar na oscilação do mercado, que tem pregado alguns sustos ao orçamento dos portugueses. Por isso, é preciso saber dar a volta à questão. E o truque é estar atento e comparar. ⛽

Para começar a poupar algum dinheiro durante as viagens de carro, esteja atento aos preços dos combustíveis e escolha estrategicamente onde atestar o depósito.

Existem algumas aplicações onde consegue facilmente comparar preços (e são gratuitas 😉). O Waze, por exemplo, pode ser um bom aliado. Além de indicar o melhor caminho, ainda faz o trabalho de anotar todos os postos de combustível por onde vai passar e respetivos preços. Assim, só precisa de alguns minutos para analisar as opções para escolher o que apresenta melhor preço. E o melhor de tudo é que não tem de fazer desvios.

Dica: Muitos postos de abastecimento têm programas de fidelização com vários descontos dos quais pode tirar partido. Às vezes acaba por compensar deslocar-se para abastecer no tal posto de combustível. Mas atenção! Antes de o fazer, faça bem as contas para não se deixar levar pelas promoções e descontos.

Fazer pausas adequadas

Fazer pausas estratégicas ao longo do percurso é essencial para a sua segurança. É humanamente impossível estar ao volante durante um período longo sem chegar ao cansaço, que bem sabemos que compromete a concentração e a capacidade de reagir a situações de emergência, certo?

Por isso, não se esqueça de parar para esticar as pernas, comer alguma coisa ou dormir até, se estiver a viajar de noite, sobretudo. Garantimos que isto vai ajudar a fazer uma viagem de carro eficiente.

Além de manter a sua energia e atenção lá no alto, no final das contas vai-lhe poupar tempo e dinheiro, porque não terá de fazer paragens frequentes. Se fizer pausas estratégicas, terá uma viagem mais controlada a todos os níveis.

Conduzir de forma eficiente

Por fim, mas não menos importante, a forma como conduz pode ajudá-lo (ou não, depende do seu caso) a fazer uma viagem de carro eficiente. Deixamos aqui algumas dicas para ter em atenção na próxima viagem: 👇

Mantenha uma velocidade constante: evite acelerar e travar de forma repentina, porque vai fazer com que gaste mais combustível, além do desgaste desnecessário do carro.

Evite a marcha lenta prolongada: desligue o motor se estiver parado por um longo período de tempo (engarrafamento, por exemplo). A marcha lenta consome combustível desnecessariamente.

Reduza a carga: retire todos os objetos desnecessários do seu veículo, já que o peso adicional aumenta o consumo de combustível.

Controle a velocidade: conduzir a uma velocidade moderada vai ajudar a otimizar o consumo do combustível.

Aerodinâmica: evite transportar objetos no teto do seu veículo, uma vez que isso aumenta a resistência do ar e o consumo de combustível.

Se implementar estas dicas na sua próxima viagem de carro, não só vai poupar dinheiro, como ainda vai reduzir a sua pegada de carbono, por mínimo que seja o contributo. 💪 Porque conduzir de forma eficiente e sustentável é uma escolha inteligente que beneficia o seu bolso, mas o ambiente também.

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Quer aderir? Nós ligamos, grátis.

Deixe os seus dados para entrarmos em contacto consigo.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde.

Quer receber primeiro uma proposta? Simule e veja quanto vai poupar.

Artigos recentes

Na hora de procurarmos soluções para aumentar a eficiência energética das nossas casas, as janelas são um dos pontos essenciais...
A energia solar é uma fonte de energia inesgotável e amiga do ambiente, que se apresenta como uma alternativa para...
A procura por soluções sustentáveis e eficientes no consumo de energia diário é uma prioridade cada vez maior da sociedade...

Mais lidos

Se ainda não é nosso cliente, agora vai querer ser. Conheça o nosso programa Campanha Amigo e saiba como ganhar...
Nos períodos de confinamento a recolha da leitura pelo técnico pode estar condicionada e é importante comunicar o consumo para...
Durante o mês de Novembro de 2020 o setor da energia assistiu a mais um importante passo na agilização de...