Goldenergy,

Como poupar mais combustível: siga as nossas dicas

Índice

Gasta muito mais de cada vez que visita a bomba de gasolina? Se a resposta é “sim”, então, um dos objetivos para agora será poupar mais combustível.

Não é segredo para os condutores que a crise da energia está a afetar com grande impacto os preços. O mundo está de olhos postos no preço dos combustíveis – e todos sabemos que nunca houve tamanha inflação refletida na fatura da bomba de gasolina como atualmente.

E, se não conseguimos mudar o mundo agora, como bem gostaríamos, resta-nos encontrar formas de contornar o problema, para que a crise não afete os nossos bolsos de uma forma difícil de suportar. Poupar é, agora, palavra de ordem – e já sabe: economizar no combustível é, também, uma forma de ajudar o meio ambiente e ser verde, como nós da Goldenergy tanto gostamos. 🙂

Neste artigo vamos ter o foco nas dicas mais úteis e eficazes para conseguir poupar combustível, seja gasóleo ou gasolina. Em foco estão pequenas e grandes mudanças, por isso, eleja aquelas que encaixam na sua rotina e ponha-as em prática. 😉

Porque devemos poupar combustível?

A crise da energia

Fomos apanhados por uma crise energética sem precedentes. Esta talvez seja a maior razão para que pondere poupar na sua condução – e não é apenas pelo impacto que os euros gastos com combustível têm no seu orçamento.

Note que a inflação não afeta apenas a energia: os preços devem continuar altos, refletidos nos mais diversos bens que nos são necessários no dia a dia. Já reparou que tem pago mais pelas compras de supermercado, por exemplo? Ao mesmo tempo, a crise financeira não deve permitir que os salários acompanhem o aumento dos custos.

Importa, portanto, descobrir formas de conseguir suportar financeiramente os tempos que correm.

Os impactos no planeta

Os carros, autocarros, comboios, camiões, aviões… São todos necessários, é verdade – e não há volta a dar. Mas é preciso repensar sobre os impactos que os transportes têm tido no meio ambiente e encontrar soluções que possam minimizar os seus efeitos negativos no planeta.

Por cá somos verdes e quem nos acompanha sabe bem. Por isso, a questão da mobilidade sustentável é uma causa que nos move e que nos lembra, diariamente, que é preciso conversarmos mais sobre o assunto. 😉

Todos os sistemas tradicionais de mobilidade urbana, sem exceção, são consumidores excessivos de energia. A consequência disto é uma enorme emissão de poluentes locais, como o CO2, que causa incontáveis danos ao meio ambiente e à nossa saúde. A qualidade do ar decai, aumentando o risco de doenças para as populações, e os gases de efeito estufa provocam alterações radicais e globais no clima.

O trânsito tem mostrado ser um potencial inimigo do planeta – até mais do que as indústrias – e, portanto, é uma ameaça real ao nosso futuro. 🙁 Assim, torna-se urgente que a questão da mobilidade seja revista com consciência.

O que ter em conta para começar a poupar combustível

Se quer poupar nas faturas da bomba de gasolina, deve saber desde já que não há milagres: são necessárias mudanças. Desde pequenos gestos a grandes alterações, vale tudo para conseguir reduzir os gastos com combustível. O orçamento do mês fica aliviado e o planeta agradece.

Sem equacionar mudanças de comportamento nunca será possível minimizar os custos que tem com a sua mobilidade automóvel. Olhe para as idas à bomba de outra forma, altere alguns traços da sua condução e, se quiser e puder ir além, pondere outros meios de locomoção: se o destino é próximo vá a pé, tire o pó da bicicleta, ou use o metro – os transportes públicos podem poluir até 17 vezes menos do que o particular e nunca foram tão fáceis de usar, tão eficientes e flexíveis. Aproveite e faça uso deles. Comece por fazer esta mudança uma vez na semana e aumente gradualmente. 🙂

Mas se deixar o carro em casa não é possível para si, então, faça aquilo que pode. Há muitas formas de economizar no gasóleo ou na gasolina.

Vamos, agora, ao que interessa: às dicas para poupar mais combustível. Tire as suas dúvidas sobre o que pode fazer a diferença no seu bolso.

11 dicas para poupar mais combustível

Antes de conduzir

1. Planear os percursos: Para ir de um ponto a outro da cidade existem, quase sempre, diversos percursos que são possíveis de fazer. Planeia a sua viagem com base na escolha daquele que possui menos variação de níveis, como as subidas e descidas, e por aquele que tenha o trânsito mais fluido.

2. Evitar as horas de ponta: As horas de trânsito mais intenso não provocam apenas a nossa variação de humor, fadiga e stress. Mais tempo de viagem, com mais momentos e “para arranca”, é sinónimo de gastar mais combustível e poluir mais.

3. Verificar os pneus: Pneus com a pressão abaixo daquela que é indicada promovem maior atrito no solo e o resultado disso é o aumento dos consumos. Para além disso, pneus com baixa pressão desgastam-se mais rapidamente. Pegue no manual do automóvel e siga as instruções do fabricante. Alguns indicam um tipo de pressão Eco, mais amiga do ambiente e do bolso. Não se esqueça que o pneu  suplente também deve estar com a pressão ideal.

4. Faça revisões ao carro: O motor do automóvel, quando não bem regulado, polui mais.

5. Atenção ao combustível: Sabia que os combustíveis adulterados são grandes inimigos da carteira e do meio ambiente? É verdade, eles emitem bastante mais poluentes e são consumidos mais depressa. É razão para dizer que, às vezes, o mais barato sai caro. Abasteça o seu veículo em bombas de confiança.

6. Evitar viagens desnecessárias: Se, no trabalho, pode optar por uma reunião por videoconferência, faça esta escolha. Muitas vezes podemos deixar o carro parado e tratar do que é preciso remotamente. Como bónus, vai poupar também no tempo dedicado a algumas tarefas e afastar-se das situações de stress tão comuns no trânsito urbano.

Como poupar combustível durante a condução

7. Acelerar menos: Utilize o seu pé direito para uma condução mais eficiente. Carregar demais no pedal do acelerador é a maior causa dos altos consumos do seu carro – quanto mais o faz, mais combustível gasta. Aprenda a ser mais paciente ao conduzir e acelere gradualmente, aguardando que o motor faça o seu papel ao responder ao comando no tempo adequado. Acelerar a fundo vai custar na próxima visita às bombas.

8. Conduzir com as janelas fechadas: Se estiver a conduzir  na via rápida ou na autoestrada, com velocidades habitualmente mais altas, deve ter as janelas fechadas. Janelas abertas, em velocidade, são capazes de alterar  a aerodinâmica do seu carro e isto aumenta os consumos.

9. Não ligar sempre o ar-condicionado: Muitos de nós estamos habituados a ter sempre a climatização do carro em funcionamento, mas esta “dependência” também pesa no orçamento. Para não exagerar nos consumos, tente abrir mão do ar-condicionado sempre que for possível. Em alternativa, pode usar o modo de ventilação, por exemplo.

10. Usar a relação de caixa adequada: Esta dica pode ser um verdadeiro desafio para muitos condutores, mas a verdade é que basta saber “ouvir” o seu carro para que possa dar conta dos enganos que comete nessa tarefa. Não utilize uma relação de caixa que exija esforço do seu carro: nem demasiado alta, nem demasiado curta. Ajuste a caixa à velocidade em que está a conduzir e ao nível do terreno.

11. Aproveitar as descidas: Sabia que pode poupar gasolina ou gasóleo se puser a inércia trabalhar por si? A grande maioria dos motores têm a função de cortar a injeção nessas situações, o que reduz o consumo. Por isso, não acelere mais nas descidas e aproveite a gravidade a seu favor. No entanto, tenha em atenção que o carro não deve estar em ponto-morto, por ser perigoso para a condução. Ao descer, engrene a mudança no nível mais alto e deixe que o carro deslize. Trave o mínimo possível.

Estas foram as nossas dicas de poupança e condução sustentável, que pode começar a por em prática já na próxima viagem. 😉

Mas se quer poupar mais com a energia, já sabe que há formas de reduzir os valores das faturas aí de casa. 🙂 Adira já a uma das tarifas da Goldenergy e economize enquanto consome energia 100% amiga do ambiente, gerada somente a partir de fontes renováveis.

Nós estamos a fazer a nossa parte, rumo a um futuro mais verde e confortável para todos nós. Esperamos por si no caminho. 😉

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Quer aderir? Nós ligamos, grátis.

Deixe os seus dados para entrarmos em contacto consigo.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde.

Quer receber primeiro uma proposta? Simule e veja quanto vai poupar.

Artigos recentes

Já imaginou ter uma casa mais conectada, inteligente, eficiente e capaz de poupar recursos? Talvez um sistema de iluminação inteligente...
Apostou ou pretende apostar no autoconsumo fotovoltaico e quer calcular quanta energia produz um painel solar? Então, precisa de saber...
Estamos consigo de Norte a Sul de Portugal e, para chegar cada vez mais perto dos nossos clientes e futuros...

Mais lidos

Se ainda não é nosso cliente, agora vai querer ser. Conheça o nosso programa Campanha Amigo e saiba como ganhar...
Nos períodos de confinamento a recolha da leitura pelo técnico pode estar condicionada e é importante comunicar o consumo para...
Durante o mês de Novembro de 2020 o setor da energia assistiu a mais um importante passo na agilização de...