O panorama económico atual, onde os preços dos combustíveis são todas as semanas uma incógnita, tem levado muitos portugueses a repensarem as suas escolhas e a procurarem alternativas que garantam mais estabilidade às suas carteiras.

Como nos últimos anos a indústria automóvel tem mostrado estar na crista da onda tecnológica com as novas opções de mobilidade, o tempo em que a gasolina e o gasóleo dominavam toda a cena já passou. E é aqui que o GPL (Gás de Petróleo Liquefeito) ganha mais destaque, dia após dia.

Se, por acaso, está a considerar investir num veículo com um combustível alternativo, mas tem dúvidas se comprar carros a GPL compensa, vamos dar uma ajuda.

Descubra agora os principais prós e contras deste combustível mais económico e ecológico, uma alternativa que já começa a roubar as atenções dos combustíveis tradicionais. 👇

Vantagens e desvantagens dos automóveis a GPL

Quais são as vantagens do GPL?

Preço do combustível: uma das principais vantagens dos carros a GPL é o preço do combustível, que é mais baixo face à gasolina ou diesel. O preço por litro é consideravelmente mais baixo, o que significa que é possível poupar bastante a longo prazo. Aliás, a poupança pode chegar aos 50%.

Impacto no meio ambiente: este combustível é uma opção mais ecológica no que diz respeito à emissão de gases poluentes para a atmosfera, já que é extraído a partir das frações mais leves do petróleo. Ou seja, no final do dia, o impacto não é tão negativo e acaba por ser uma escolha mais amiga do ambiente. 😃

Autonomia: ao contrário dos carros elétricos, por exemplo, em que a autonomia é um fator condicionante quando se pensa em fazer viagens mais longas, neste caso, o GPL tem uma autonomia semelhante à dos carros a gasolina ou diesel.

Durabilidade do motor: ao contrário do que muitos dizem, o GPL não desgasta o motor, pelo contrário. Ao contrário do gasóleo e gasolina, as partículas presentes no gás acabam por prolongar o tempo de vida útil do motor.

E as desvantagens?

Postos de abastecimento: a verdade é que não existem tantos postos de abastecimento de GPL quanto seria desejado, embora algumas empresas energéticas estejam a investir nesta questão, de modo a torná-lo cada vez mais atrativo para os portugueses. Aqui, não há quem ganhe ainda aos combustíveis tradicionais.

Espaço da mala reduzido: os depósitos de GPL roubam, por norma, mais espaço à mala do carro, quando comparados com outras opções. Por isso, se gosta de viajar de carro, este fator pode ser um entrave, porque fica com menos espaço, claro.

Restrições na circulação: durante muito tempo, estes veículos estavam proibidos de estacionar em parques de estacionamento subterrâneos. Entretanto, o decreto-lei foi alterado e já há exceções: os carros movidos a GPL podem, sim, estacionar em parques cobertos, mas com a condição de que estes cumpram com todos os requisitos de segurança e ventilação.

Custo da conversão: apesar de o preço do combustível ser muito mais aliciante, se quiser aproveitar o seu carro atual e converter para GPL, é necessário fazer um investimento. Estamos a falar de uma média de 1500€ que são necessários. 💸

Quando é que vale a pena comprar um automóvel a GPL?

A esta altura deve estar a questionar-se: “Afinal, quando é que o GPL compensa?” É o que vamos explicar agora! Queremos ajudá-lo nesta fase em que está a avaliar as diversas opções para não ter arrependimentos mais tarde. 😉

Ora, a decisão de comprar um carro a GPL vai depender de vários fatores e de algumas circunstâncias mais específicas. Por isso, tome nota de algumas situações em que pode, de facto, valer a pena considerar a compra de um carro a GPL:

Viagens longas

Se costuma percorrer grandes distâncias com alguma regularidade, a poupança em combustível GPL pode ser muito significativa a longo prazo, porque vai conseguir reduzir os custos em 50%, como já tínhamos referido. E com os preços das portagens, já sabemos que é sempre bom quando se consegue poupar algum dinheiro no combustível.

Mas lembre-se que nem todos os postos de abastecimento têm GPL disponível. Por isso, o melhor mesmo é pesar tudo isto na balança e fazer as contas às possíveis deslocações extra para conseguir abastecer o carro em situações destas. Se ainda assim não se sente esse peso todo no orçamento, já sabe que não precisa de pensar duas vezes!

Postos de abastecimento perto de si

Não é só nas viagens para fora que esta questão importa. Se, por acaso, vive numa zona onde à sua volta tem alguma facilidade em abastecer rapidamente o seu carro, então, tem tudo a seu favor. Este é um daqueles casos em que o GPL compensa realmente. 😀

Preocupação com o meio ambiente

Quer melhorar a sua pegada ecológica, mas ainda não consegue investir num carro elétrico, por exemplo? Nesse caso, os carros a GPL compensam. Certamente, este é um dos passos que pode dar nesta sua caminhada para a mobilidade sustentável, com um carro que não emite partículas nocivas para o ar.

Em comparação com o gasóleo e a gasolina, não há dúvidas que esta opção é bem mais amiga do ambiente do que qualquer um deles.

Na Goldenergy, somos sempre a favor das alternativas mais sustentáveis, como já sabe. Por isso, pense com consciência e tome a melhor decisão para si e para o ambiente. 🤗