Goldenergy,

Será que os carros híbridos valem a pena? Descubra agora

Índice

Os avanços tecnológicos no setor automóvel aliados à crescente preocupação com o meio ambiente fazem dos carros híbridos uma opção cada vez mais popular nos dias de hoje.

E optar por esta solução, em vez de carros a diesel ou gasolina apenas, significa caminhar para um mundo mais ecológico. No fundo, é considerada uma opção intermédia no que diz respeito à mobilidade elétrica.

Mas na hora de tomar decisões, a dúvida permanece: será que os carros híbridos valem a pena? Mais do que avaliar a questão financeira, não pode ignorar fatores como desempenho e manutenção do carro, por exemplo. Já para não falar no impacto ambiental, claro.

Aqui, explicamos tudo o que precisa de saber para fazer uma escolha segura e consciente.

Vale a pena comprar um carro híbrido?

Antes de refletir sobre os prós e contras de comprar um híbrido, é preciso clarificar o que é um carro híbrido.

Então, os veículos híbridos combinam um motor de combustão interna com um motor elétrico, que podem ser movidos tanto a gasolina como a eletricidade.

Estes carros são capazes de poupar mais combustível e poluir menos, quando comparados com carros a gasolina ou gasóleo. Aliás, alguns deles até conseguem trabalhar apenas com recurso ao motor elétrico em curtas distâncias, baixando, assim, o consumo.

Se o impacto ambiental fosse o único fator a pesar na balança, a resposta mais imediata seria: vale a pena comprar um híbrido! 🚘 Mas a verdade é que existem outros fatores que devem ser pesados na balança na hora de fazer escolhas. Ora veja.

Manutenção

Um dos aspetos mais importantes a considerar na hora de investir num carro é a manutenção. No caso dos carros híbridos, este fator destaca-se positivamente a favor deles, regra feral.

Uma vez que os motores elétricos têm menos peças móveis e desgaste, em comparação com os motores de combustão interna, acaba por resultar em menores custos de manutenção (em teoria).

Além disso, os travões regenerativos presentes nos carros híbridos são bons aliados na redução do desgaste dos travões tradicionais, aumentando, assim, o tempo de vida útil. Como consequência, diminui a necessidade de os substituir.

Mas é importante lembrar que a manutenção de carros híbridos ainda requer cuidados específicos. Por isso, é sempre recomendado seguir as indicações do fabricante para garantir um bom funcionamento do sistema e a durabilidade das baterias elétricas, não fossem elas as figuras principais de todo o sistema.

Desempenho

Por norma, o desempenho dos carros híbridos é uma das grandes preocupações dos compradores, face ao desempenho dos veículos movidos a gasolina ou diesel.

Tradicionalmente, os híbridos eram vistos como menos potentes. Mas os avanços tecnológicos mudaram essa perceção e também é por isso que há cada vez mais adeptos desta opção de mobilidade mais sustentável.

Hoje em dia, existem modelos híbridos que oferecem um desempenho notável no que toca à aceleração rápida e boa resposta do motor elétrico em velocidades mais baixas. Mas atenção! É importante lembrar que a prioridade dos híbridos é a eficiência energética e a poupança de combustível, e não necessariamente a potência.

Por isso, se está à procura de um carro com alto desempenho, não vale a pena comprar um híbrido. Mas se a sua prioridade é realmente a poupança e a redução do impacto ambiental, então o caso já muda de figura. Neste cenário, a resposta é sim, os carros híbridos valem a pena.

Consumo e sustentabilidade

A poupança de combustível é, sem sombra de dúvidas, uma das principais vantagens dos carros híbridos. A possibilidade de alternar entre o motor a combustão e o motor elétrico permite-lhe percorrer distâncias significativas com um consumo de combustível mais baixo, face aos carros movidos a gasolina ou gasóleo, exclusivamente.

E esta poupança de combustível não se sente só na carteira. O ambiente também sai beneficiado com esta opção. Porquê? Os combustíveis fósseis são responsáveis em grande parte pelas emissões de gases com efeito de estufa. Uma vez que os carros híbridos combinam a utilização dos motores elétricos, automaticamente há menos gases poluentes a serem libertados para a atmosfera.

Apoios à compra de carros híbridos: quais são?

Em Portugal existem diversos incentivos fiscais e subsídios para a mobilidade sustentável, numa tentativa de acelerar a adoção destas tecnologias mais limpas. E os compradores agradecem, certo?

Mas, afinal, quais são os apoios existentes? Tome nota.

Incentivos financeiros à compra

O governo português oferece subsídios diretos para a aquisição de carros híbridos, reduzindo, assim, o custo inicial para os consumidores. Estes incentivos financeiros podem ser cruciais para tornar esta opção mais acessível e atraente para um público mais alargado.

Isenção de impostos

Os carros híbridos podem ser elegíveis para isenções fiscais, como reduções no Imposto Único de Circulação (IUC) e no Imposto Sobre Veículos (ISV). Estas isenções não só tornam a compra inicial mais vantajosa, mas também podem resultar em poupança a longo prazo para os proprietários destes veículos.

Acesso a estacionamento gratuito

Em algumas cidades, os carros híbridos podem ter acesso privilegiado a estacionamento gratuito ou descontos. Quando pensamos em grandes cidades, onde dificilmente se consegue estacionamento grátis, esta opção é realmente atrativa, já que tira uma preocupação na hora de se deslocar de carro para os grandes centros urbanos.

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Quer aderir? Nós ligamos, grátis.

Deixe os seus dados para entrarmos em contacto consigo.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde.

Quer receber primeiro uma proposta? Simule e veja quanto vai poupar.

Artigos recentes

À procura de dicas para poupar no consumo do forno elétrico? Prepare os seus melhores cozinhados sem desperdiçar energia e dinheiro.
Vamos carregar carros elétricos com painéis solares? Baixe os seus consumos, poupe mais nas faturas e, claro, seja amigo do ambiente.
Na dúvida sobre como reciclar eletrodomésticos em final de vida? Contamos-lhe tudo o que precisa de saber sobre o tema.

Mais lidos

Se ainda não é nosso cliente, agora vai querer ser. Conheça o nosso programa Campanha Amigo e saiba como ganhar...
Nos períodos de confinamento a recolha da leitura pelo técnico pode estar condicionada e é importante comunicar o consumo para...
Durante o mês de Novembro de 2020 o setor da energia assistiu a mais um importante passo na agilização de...