Goldenergy,

Híbrido, diesel ou gasolina: qual escolher?

Índice

Com a evolução tecnológica no setor automóvel, surgem cada vez mais opções no mercado e que tornam a escolha ainda mais difícil. Hoje, a decisão já não se resume apenas aos carros a diesel ou gasolina. Os híbridos e elétricos vieram revolucionar o setor e com eles trouxeram ainda mais dúvidas.

Se está indeciso em comprar um carro híbrido, a diesel ou gasolina, vamos dar uma ajuda. Fique a par das principais vantagens e desvantagens de cada um deles e tire as suas próprias conclusões. Adiantamos já que a escolha acertada será sempre aquela que vai servir melhor as suas necessidades no dia a dia.

Carros a gasolina, gasóleo e híbridos: eis as vantagens e desvantagens

Gasolina

Vantagens:

  • Custo inicial mais baixo: os carros a gasolina têm, geralmente, um preço de aquisição mais baixo do que seus equivalentes a diesel ou híbridos;
  • Emissões de CO2: emitem menos dióxido de carbono (CO2) do que os carros a diesel;
  • Menos vibração e ruído: os motores a gasolina são, habitualmente, mais silenciosos e têm menos vibração do que os motores a diesel.

Desvantagens:

  • Consumo de combustível mais elevado: os carros a gasolina tendem a ter um consumo de combustível maior em comparação com os carros a diesel, sobretudo;
  • Binário: podem ser menos adequados para situações em que é necessário maior força do motor em baixas rotações, como é o caso dos camiões de carga. Daí serem a diesel;
  • Impacto ambiental: embora emitam menos CO2 do que os carros a diesel, os carros a gasolina ainda têm um impacto ambiental significativo, uma vez que contribuem para a contínua exploração de combustíveis fósseis.

Gasóleo (ou diesel)

Vantagens:

  • Poupança de combustível: os motores a diesel são mais eficientes em termos de consumo de combustível, proporcionando uma maior autonomia por depósito cheio;
  • Binário: os motores a diesel têm mais força no motor em baixas rotações, o que os torna ideais para situações de carga pesada, como em camiões, por exemplo;
  • Durabilidade: os motores a diesel são mais robustos e duráveis, o que pode resultar em menor necessidade de manutenção a longo prazo.

Desvantagens:

  • Emissões de poluentes: os veículos a diesel emitem mais óxidos de nitrogénio (NOx) e partículas poluentes do que os veículos a gasolina;
  • Ruído e vibração: os motores a diesel são mais ruidosos e produzem mais vibração do que os motores a gasolina;
    Investimento inicial maior: os veículos a diesel têm, habitualmente, um preço de compra mais elevado em comparação com os carros a gasolina. No caso dos híbridos, como é uma tecnologia mais recente, o custo inicial é superior a estes.

Híbrido

Vantagens:

  • Poupança de combustível: os veículos híbridos combinam um motor de combustão interna com um motor elétrico, o que resulta numa maior eficiência energética e poupança de combustível;
  • Menos emissões: emitem menos gases poluentes para a atmosfera, comparado com os veículos movidos apenas a gasolina ou diesel, contribuindo, assim, para um ambiente mais limpo;
  • Condução silenciosa: quando o modo elétrico é acionado, os híbridos são extremamente silenciosos e proporcionam uma condução suave e com menos ruído.

Desvantagens:

  • Investimento inicial maior: os carros híbridos têm um preço de compra mais alto em comparação com os veículos a gasolina ou diesel;
  • Autonomia do modo elétrico limitada: a maioria dos híbridos tem uma autonomia elétrica limitada, o que significa que ainda precisa de combustível, sobretudo se estiver em viagens mais longas;
  • Bateria e manutenção: como os carros híbridos têm uma tecnologia mais complexa, já que combina o motor de combustão com a bateria elétrica, sempre que existir uma avaria e for necessário substituir alguma das componentes, a fatura a pagar pode ser bastante alta.

Como escolher a melhor opção

Depois de analisados todos os prós e contras, afinal, deve comprar um carro híbrido, a diesel ou gasolina?

A verdade é que não há uma resposta certa ou errada. Mas para ajudarmos na tomada de decisão, vamos dizer-lhe os principais fatores que pode e deve pesar na balança. No final, já vai ter uma visão mais clara daquilo que precisa no seu dia a dia, de certeza.

Avalie o seu estilo de vida e necessidades de condução

Primeiro: qual é o principal objetivo de comprar o carro? Ou seja, se precisa de fazer muitas viagens longas ou usar o carro para um trabalho mais pesado, por exemplo. Neste caso, um veículo a diesel pode ser a melhor opção.

Mas se acabar por conduzir mais no centro da cidade e, claro, o impacto ambiental da utilização do seu meio de transporte é uma prioridade, então, podemos dizer que um híbrido será o ideal.

Considere os custos a longo prazo

Além do valor inicial de compra, deve ter em consideração os custos que vai ter a longo prazo: combustível, manutenção e possíveis despesas de reparação ao longo do tempo.

Dedique algum tempo a fazer contas (até existem simuladores que podem ajudar nesta tarefa 😉) para conseguir chegar a uma estimativa aproximada de gastos para cada uma das opções. Mas saiba que um veículo que exija um investimento inicial mais alto pode poupar-lhe dinheiro ao longo dos anos, por causa da sua eficiência. Por isso, não se foque apenas no valor de compra.

Reflita sobre o impacto ambiental

Se o ambiente for uma das suas principais preocupações e a mobilidade sustentável é um tema que lhe é querido, então não há dúvidas que optar por um veículo híbrido pode ajudar a reduzir (e muito) a sua pegada de carbono.

Ainda tem dúvidas?

Se não conseguir chegar a nenhuma conclusão, porque não consultar um especialista no setor automóvel que o possa ajudar? Entre em contacto com alguém de confiança e esclareça as dúvidas que ainda lhe restam e que não o deixam tomar uma decisão. Alguém com conhecimento técnico será sempre a pessoa ideal para responder às suas questões.

Pelo caminho ainda pode optar por fazer um test-drive. Não há nada como meter as mãos na massa. Por isso, não perde nada em ter uma experiência prática ao dirigir os carros que está a considerar comprar. Teste modelos híbridos, a diesel e gasolina e, assim, consegue sentir a diferença ao nível do desempenho, conforto e não só. 🙂

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Quer aderir? Nós ligamos, grátis.

Deixe os seus dados para entrarmos em contacto consigo.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde.

Quer receber primeiro uma proposta? Simule e veja quanto vai poupar.

Artigos recentes

Tarifa da energia indexada ou fixa: qual escolher? Na Goldenergy pode optar pela que quiser. Se está na dúvida, explicamos-lhe tudo.
À procura de dicas para poupar no consumo do forno elétrico? Prepare os seus melhores cozinhados sem desperdiçar energia e dinheiro.
Vamos carregar carros elétricos com painéis solares? Baixe os seus consumos, poupe mais nas faturas e, claro, seja amigo do ambiente.

Mais lidos

Se ainda não é nosso cliente, agora vai querer ser. Conheça o nosso programa Campanha Amigo e saiba como ganhar...
Nos períodos de confinamento a recolha da leitura pelo técnico pode estar condicionada e é importante comunicar o consumo para...
Durante o mês de Novembro de 2020 o setor da energia assistiu a mais um importante passo na agilização de...