Goldenergy,

Diesel ou híbrido: qual escolher?

Índice

Apesar de os veículos com motor de combustão interna ainda dominarem as estradas, a verdade é que, nos últimos anos, as opções mais ecológicas têm ganho cada vez mais destaque na hora de comprar um carro. 🚗

Como o mundo está preocupado com as questões ambientais (e bem!), escolher entre um carro a diesel ou híbrido é uma decisão importante, sobretudo para os condutores mais conscientes.

E porque esta decisão se pode tornar num verdadeiro dilema, queremos ajudar a esclarecer algumas dúvidas. Se não sabe qual das opções escolher, fique a saber que uma decisão ponderada vai obrigar a pesar na balança vários fatores e que talvez não exista uma resposta assim tão óbvia. ⚖️

As vantagens e desvantagens dos automóveis diesel e híbridos

Mas, afinal, qual é a melhor opção: diesel ou híbrido? A resposta certa é: depende! Ambos os modelos têm as suas vantagens e desvantagens, claro. Por isso, o que deve fazer, em primeiro lugar, é avaliar todos os fatores para que possa tomar a decisão mais acertada para si.

Carros a diesel

Vantagens:

  • Os motores a diesel são mais eficientes dos que a gasolina no que diz respeito ao consumo de combustível, sobretudo em percursos mais longos;
  • Estes carros são conhecidos por terem um tempo de vida útil maior, dada a robustez dos componentes mecânicos;
  • Carros movidos a gasóleo têm ainda vantagem no preço do combustível, já que os valores são mais baixos do que a gasolina.

Desvantagens:

  • Como são carros que têm índices de poluição bastante elevados, já há cidades que restringem a circulação destes carros ou, então, exigem o pagamento de uma taxa, precisamente para estarem alinhadas com as normas de emissões da União Europeia;
  • Os motores a diesel são, geralmente, mais ruidosos e, por isso, contribuem para a poluição sonora das cidades;
  • Por norma, os veículos a diesel são mais caros no hora de comprar e a manutenção também pode ser mais dispendiosa, devido a alguns componentes específicos do sistema.

Carros híbridos

Vantagens:

  • Os híbridos têm melhor performance. Porquê? A combinação do motor elétrico e de combustão interna faz com que seja possível alcançar a potência máxima assim que acelera, ao contrário dos carros a diesel, por exemplo;
  • Uma vez que os híbridos podem trabalhar em modo totalmente elétrico em velocidades mais baixas, acabam por proporcionar uma experiência de condução mais silenciosa e com menos poluição sonora;
  • Os carros híbridos emitem menos gases e partículas para a atmosfera e, por isso, muitas cidades oferecem vantagens de circulação a estes carros.

Desvantagens:

  • Apesar de existirem apoios à aquisição de veículos híbridos (ainda que os elétricos levem a melhor neste tema), eles têm ainda um preço de aquisição elevado, em comparação com os veículos de motor de combustão interna, tornando-se num entrave no acesso a esta tecnologia;
  • A maioria dos híbridos não consegue percorrer longas distâncias recorrendo apenas ao motor elétrico, o que se torna numa limitação se fizer viagens longas com frequência;
  • Os híbridos têm sistemas mais complexos devido à combinação de motores de combustão interna e motores elétricos.

Diesel vs híbrido: todas as diferenças

Consumo

Uma das principais preocupações na hora de escolher entre um carro a diesel ou um híbrido é o consumo de combustível, certo? Os carros a diesel levam vantagem no que diz respeito a este assunto, já que oferecem um consumo significativamente mais controlado em viagens de longa distância.

No entanto, os híbridos ganham destaque se estivermos a falar em circular nos centros urbanos. Nestes casos, o motor elétrico pode ser usado com mais frequência e, por isso, acaba por ser possível uma maior poupança de combustível.

No seu caso, faz viagens grandes ou os seus percursos não fogem muito do centro da cidade?

Emissões

A preocupação com o meio ambiente é tema recorrente. Os portugueses também trazem para a mesa a discussão e o impacto que escolhas como o seu meio de transporte têm diariamente.

Os carros a diesel, por exemplo, tendem a emitir mais gases poluentes para a atmosfera, como NOx e partículas finas. Já os modelos híbridos produzem menos CO2 e podem funcionar em modo totalmente elétrico em velocidades reduzidas, baixando, assim, as emissões.

Por isso, se a redução das emissões é uma prioridade na sua lista, então, os híbridos são uma escolha mais amiga do ambiente, sem dúvida.

Condução

Outro fator a pesar na hora de escolher entre um diesel vs híbrido é a condução. Sim, também vai influenciar a sua decisão.

A verdade é que os dois oferecem experiências diferentes. Os carros a diesel são conhecidos pela sua força em baixas rotações, proporcionando uma sensação de potência a quem o está a dirigir. Os híbridos, por outro lado, oferecem uma condução mais suave e silenciosa, especialmente em velocidades mais baixas, devido aos motores elétricos.

Qual é mais económico: diesel ou híbrido?

Eis a principal dúvida: híbrido vs diesel, afinal, com qual deles vai ser possível poupar mais uns euros na carteira? 💵

A decisão de optar por um ou outro vai depender de diversos fatores: estilo de condução, tipos de viagens que realiza, preços dos combustíveis na sua região ou custos de manutenção, por exemplo.

Regra geral, um carro a diesel pode ser uma opção mais económica se fizer muitas viagens longas, e o híbrido uma escolha mais ecológica e em conta se fizer distâncias mais pequenas, por causa da utilização eficiente do motor elétrico.

No que diz respeito ao preço dos combustíveis, os preços do diesel e da eletricidade (no caso dos híbridos plug-in) podem variar de região para região e ao longo do tempo, tal como tem acontecido nos últimos meses. Portanto, a comparação de custos de combustível vai depender da sua localização e da evolução dos preços dos próprios combustíveis.

Relativamente ao investimento inicial, os veículos híbridos têm um custo mais elevado do que os diesel. Como se trata de um sistema mais recente e que requer uma tecnologia mais complexa, o preço final é mais elevado e, por isso, é necessário ter uma folga financeira maior. Mas nem tudo é mau! Existem incentivos fiscais para este tipo de carro, que podem dar uma ajuda na hora de optar por comprar um meio de transporte mais amigo do ambiente.

Agora que já tem a informação importante do seu lado, o que importa fazer é ponderar todos os prós e contras de cada uma das opções e perceber qual delas se adequa às suas necessidades e estilo de vida. Claro, se a sua principal prioridade for o ambiente, então, já sabe qual deve escolher. 😉

Até lá, pode considerar a Goldenergy como o seu fornecedor de energia verde, se ainda não for o caso. Este pode ser o seu primeiro passo para garantir que já está a ajudar o planeta todos os dias!

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Quer aderir? Nós ligamos, grátis.

Deixe os seus dados para entrarmos em contacto consigo.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde.

Quer receber primeiro uma proposta? Simule e veja quanto vai poupar.

Artigos recentes

Tarifa da energia indexada ou fixa: qual escolher? Na Goldenergy pode optar pela que quiser. Se está na dúvida, explicamos-lhe tudo.
À procura de dicas para poupar no consumo do forno elétrico? Prepare os seus melhores cozinhados sem desperdiçar energia e dinheiro.
Vamos carregar carros elétricos com painéis solares? Baixe os seus consumos, poupe mais nas faturas e, claro, seja amigo do ambiente.

Mais lidos

Se ainda não é nosso cliente, agora vai querer ser. Conheça o nosso programa Campanha Amigo e saiba como ganhar...
Nos períodos de confinamento a recolha da leitura pelo técnico pode estar condicionada e é importante comunicar o consumo para...
Durante o mês de Novembro de 2020 o setor da energia assistiu a mais um importante passo na agilização de...