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Tomadas para carregar carros elétricos: tipos e características

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É dono de um veículo elétrico, ou está a pensar comprar um? Então, já deve saber que, entre as suas muitas vantagens, está o facto de poder fazer os seus carregamentos em casa. Mas o que talvez ainda não saiba bem é que tipos de tomadas para carregar carros elétricos existem e quando são, caso a caso, indicadas.

E porque a mobilidade sustentável é um dos temas verdinhos que a nós muito interessa, hoje vai ficar a saber tudo sobre as principais formas de carregamento disponíveis, nomeadamente na Europa. 😉

Siga as dicas da Goldenergy! 😀

Tipos de tomadas para carregar carros elétricos

Utilizar os sistemas de carregamento para a mobilidade elétrica não tem mistério: basicamente, tudo se resume a escolher um ponto de carregamento com conector que seja compatível com o seu carro a bateria, selecionando de seguida a potência.

Se está habituado a conduzir um carro convencional, de combustão interna, poderá ser mais simples de entender as formas de carregamento disponíveis para carros elétricos se pensar nas opções distintas de tipos de combustível. Imagine que tem um carro a gasóleo… Então, sabe que a gasolina não é indicada e não funciona para o seu veículo. O mesmo ocorre com a mobilidade elétrica: vai ter de selecionar o tipo de tomada adequada e o tipo de carregamento – normal ou rápido.

Mas, antes de desvendarmos mais sobre os tipos de tomadas para carregar carros elétrico, entenda melhor sobre outros fatores que vão ter influência direta na carga do seu veículo. 😉

Tomada doméstica

Sim, é possível fazer o carregamento do seu carro elétrico em casa, recorrendo à utilização de uma tomada convencional – a doméstica. Mas é importante destacar que carregar o seu carro desta forma não é o mais aconselhável… Isto porque os elétricos necessitam de cargas generosas e o tempo de carregamento em casa será grande. Outra razão pela qual esta não será a melhor ideia deve-se ao facto de as nossas tomadas não terem sido concebidas para o fornecimento contínuo e prolongado de corrente elétrica, o que leva ao seu sobreaquecimento – o que pode realmente prejudicar a instalação elétrica do imóvel.

De facto, talvez haja apenas uma vantagem em carregar o carro elétrico numa tomada doméstica: a comodidade do utilizador, que não necessita de fazer qualquer investimento noutro tipo de tomada ou alteração à instalação elétrica.

Se depois de ficar a saber que esta não será a melhor opção de carregamento, ainda assim, quiser optar por carregar o veículo em casa, então só vai precisar de ter acesso a uma tomada normal – os veículos elétricos trazem consigo o adaptador. Tenha em atenção que esta escolha deve ser esporádica. 😉

Agora, vamos conhecer os tipos de tomadas presentes no mercado. De antemão, revelamos que são quatro os mais comuns em território europeu.

É verdade que o mercado, de uma forma geral, está a uniformizar as formas de carregamento – até para telemóveis -, mas é também verdade que ainda existem diversos tipos de tomadas disponíveis para o carregamento de veículos. A escolha pede uma análise cuidada de fatores como onde o carro foi fabricado e qual será a frequência de utilização da tomada.

Tipo 1

O tipo 1, ou SAE J1772, é uma opção de carregador monofásico que se tornou bastante comum nos Estados Unidos e em países asiáticos.

Tem potência reduzida, das menores do mercado, de apenas 19,2 kWh, e é constituído por pinos terra e neutro (pinos de fase), e dois conectores que asseguram a ligação estável à rede elétrica.

Como exemplo de veículos que utilizam este tipo de tomada, temos: Mitsubishi Outlander, Toyota Prius Plug-in Hybrid e Nissan Leaf (modelos fabricados até 2017).

Tipo 2

O tipo 2, ou mennekes, mais comum na Europa, é baseado na norma  IEC 62196, sendo um tipo de tomada de carregamento que permite a utilização em potências baixas ou altas, em tensão monofásica ou trifásica. Isto que dizer que faz o mesmo trabalho do Tipo 1, mas de forma mais rápida.

Exemplos de carros elétricos que utilizam esta tomada do Tipo 2: BMW i3, Renault Kangoo, Audi A3 e-tron, Nissan Leaf ( fabricados de 2018 em diante) e Volvo V60 PHEV.

Tipo 3: CHAdeMO

É um tipo de carregador para carros elétricos, que funciona em modo de carregamento rápido, através de um conector elétrico chamado de CHAdeMo.

O seu desenvolvimento teve início em 2010, através de uma associação constituída por cinco empresas japonesas (as gigantes Honda, Mitsubishi, Nissan,  Toyota e Subaru) e a Tokyo Electric Power Company. Desde então, novas especificações foram revistas: a CHAdeMO 2.0, em 202o, e A CHAdeMO 3.0, em 2021 – esta última permite carregamentos rápidos até 1,5kV e 600A.

É no Japão, o seu país de origem, que a CHAdeMo é mais utilizada, com carregamentos rápidos que se traduzem, em média, a 80% em aproximadamente 20 minutos.

Em fase de lançamento está a versão CHAdeMO 3.0.1.

Tipo 4: CCS

A Combined Charging System, ou CCS, é mais uma versão das tomadas para carregar carros elétricos em modo rápido, que atualmente permite cargas em corrente contínua, a uma potência estimada de até 50kW. O seu diferencial é que oferece a opção de carregar em corrente alternada, em modo lento ou rápido.

Existem dois tipos de CCS no mercado: o tipo 1 (que já é uma evolução da sua versão original, a normal) e o tipo 2 (que, por sua vez, evolui do tipo 2 original). Foram adicionadas duas novas entradas aos seus conectores, de forma a permitir o carregamento com recurso à corrente contínua.

Que tomada tenho de instalar para o carregamento de carros elétricos?

Se a escolha for pela tomada convencional doméstica, não terá de fazer qualquer tipo de instalação, mas contacte primeiro um eletricista para perceber se é adequada. Se quiser optar pelas tomadas de carregamento mais eficientes e seguras, para o seu carro e para a instalação elétrica de casa, há alguns tipos que pode considerar, como a wallbox.

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