Goldenergy,

Reciclagem de lâmpadas: tudo o que deve saber

Índice

A reciclagem é uma escolha inteligente e necessária para garantir um futuro mais sustentável do planeta Terra.

Mas dentro deste universo, o que muitos não sabem é que a reciclagem de lâmpadas, quando feita de forma incorreta, pode causar danos prejudiciais ao ecossistema por causa dos elementos tóxicos na sua composição. ?

Se não sabe como se livrar das lâmpadas de forma responsável, não se preocupe. Neste artigo, vamos ajudar a esclarecer as principais dúvidas.

Cada pequeno gesto conta muito para preservar o planeta. Por isso, descubra como deve realmente fazer a reciclagem de lâmpadas led e fluorescentes. O futuro também está nas suas mãos!

O que podemos fazer com as lâmpadas fundidas?

Quando uma lâmpada chega ao fim do seu tempo de vida útil e deixa de funcionar, surge a questão: o que podemos fazer com ela? A verdade é que a resposta mais imediata é o descarte. ?

Felizmente, existem opções sustentáveis para lidar com as lâmpadas fundidas e que garantem o seu correto tratamento, sem colocar em causa o meio ambiente.

A primeira de todas é, claro, a reciclagem. Uma vez descartadas, da forma mais indicada e segura, elas passam por um processo de reciclagem que pretende separar e tratar adequadamente os diferentes materiais que as compõem.

As lâmpadas fluorescentes, por exemplo, são divididas em vidro, ácido fosfórico, pó metálico e outros componentes. O mercúrio é destilado e recuperado, impedindo que seja libertado no meio ambiente.

Depois de reciclados, os diferentes materiais provenientes das lâmpadas que deixaram de funcionar podem ser utilizados na produção de novos produtos. Assim, evita-se a exploração de mais recursos naturais, ao mesmo tempo que se reduz a quantidade de resíduos que vão parar aos aterros sanitários.

No fundo, esta abordagem circular só beneficia o meio ambiente e a economia, porque acaba por contribuir para o desenvolvimento de uma indústria mais sustentável e, acima de tudo, consciente. ?

Uma vez que a produção de materiais a partir de matérias-primas recicladas consome menos energia do que a produção a partir de recursos virgens, ainda há uma redução das emissões de gases com efeito estufa para o ambiente.

Mas não é só! Há mais opções para dar uma nova vida a estas lâmpadas. Porque não puxar pela sua criatividade e dar-lhes uma nova função? Por exemplo, pode usar a parte do vidro como um vaso decorativo e utilizar a base como um suporte de velas. Desta forma, vai evitar o desperdício. O que lhe parece? ?

Afinal, onde deve deitar as lâmpadas?

Por esta altura já sabe que as lâmpadas não devem ser deixadas no lixo normal, certo? Há riscos elevados que podemos evitar. Mas, afinal, onde é que devem ser deixadas? Há opções seguras e é isso que lhe vamos mostrar agora.

A forma correta de fazer a reciclagem de lâmpadas é levá-las a um ponto de recolha específico. Geralmente, estes pontos estão disponíveis em supermercados, centros de reciclagem, lojas de materiais elétricos e eletrónicos ou outros locais designados por cada município.

A reciclagem de lâmpadas fluorescentes, por exemplo, deve ser feita em pontos de recolha de materiais perigosos, já que se forem colocadas no lixo normal ou no ecoponto verde (designado para a o vidro), há o risco de se partirem e aí libertar-se o mercúrio e metal que fazem parte da sua composição. Neste caso, vai acabar por acontecer uma contaminação, que é tudo aquilo que não se quer.

No caso da reciclagem de lâmpadas LED, embora não tenham mercúrio, não é por isso que devem ser descartadas no lixo sem qualquer cuidado. Há ecopontos específicos para as conseguir deixar. Assim, vai ajudar a que outros materiais destas lâmpadas possam ser reciclados e dar vida a novos produtos no futuro. ?

Na plataforma Onde Reciclar, pode filtrar por lâmpadas e ter acesso a todos os pontos perto de si onde é possível fazer a reciclagem de lâmpadas.

Quanto é que as lâmpadas poluem?

As lâmpadas são essenciais no nosso dia a dia, quer seja em casa ou no trabalho. Mas, a verdade é que elas podem representar uma ameaça ambiental significativa quando não são recicladas corretamente. Sabia disto? ?

Muitas delas têm substâncias altamente tóxicas, como o mercúrio, que é um metal pesado e extremamente perigoso para a fauna e flora e, sobretudo, para a saúde humana.

Quando uma lâmpada que tem mercúrio é colocada no lixo normal e vai parar aos aterros sanitários, há o risco de esse metal ser libertado no solo e contaminar as massas de água, comprometendo, assim, a qualidade da água que todos nós consumimos.

Além do mercúrio, as lâmpadas fluorescentes também podem ter outros materiais prejudiciais na sua composição, como o chumbo, por exemplo. A libertação destes elementos perigosos no ambiente pode resultar em graves problemas de saúde, como complicações no sistema respiratório.

Por isso, na altura de se livrar das lâmpadas que já fundiram é preciso ter cuidado onde as vai deixar. Já percebeu que a reciclagem de lâmpadas inadequada é uma ameaça real ao meio ambiente e à saúde humana, certo?

As alterações climáticas estão na ordem do dia. Se quer ajudar a travar este problema, pequenos gestos também podem fazer a diferença. Por isso, não descuide a reciclagem das lâmpadas lá de casa. Já percebeu que está a evitar estragos maiores que não fazia ideia, talvez.

Está na altura de repensar os seus hábitos e, sobretudo, o seu consumo. Se quer trabalhar para um futuro mais sustentável, pode contar com a ajuda da Goldenergy em sua casa. Energia 100% verde, gerada a partir de fontes renováveis. Estamos a trabalhar para preservar o meio ambiente para as gerações vindouras. Ajude-nos nesta missão.

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Quer aderir? Nós ligamos, grátis.

Deixe os seus dados para entrarmos em contacto consigo.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde.

Quer receber primeiro uma proposta? Simule e veja quanto vai poupar.

Artigos recentes

Na hora de procurarmos soluções para aumentar a eficiência energética das nossas casas, as janelas são um dos pontos essenciais...
A energia solar é uma fonte de energia inesgotável e amiga do ambiente, que se apresenta como uma alternativa para...
A procura por soluções sustentáveis e eficientes no consumo de energia diário é uma prioridade cada vez maior da sociedade...

Mais lidos

Se ainda não é nosso cliente, agora vai querer ser. Conheça o nosso programa Campanha Amigo e saiba como ganhar...
Nos períodos de confinamento a recolha da leitura pelo técnico pode estar condicionada e é importante comunicar o consumo para...
Durante o mês de Novembro de 2020 o setor da energia assistiu a mais um importante passo na agilização de...