Goldenergy,

Reciclar brinquedos: 5 soluções úteis e sustentáveis

Índice

Aniversários, Natal e outras festividades enchem as casas de brinquedos que fazem a alegria dos mais pequenos. Mas como adultos conscientes do nosso papel na conservação da natureza, sabemos que há responsabilidades às quais não podemos (ou não deveríamos) fugir de cada vez que um novo brinquedo nos entra em casa.

Alguns pais fazem um balanço da quantidade de objetos de plástico que as crianças acumulam em casa e definem que, para cada novo brinquedo que entra, um deve sair. Seja para enviar a instituições que recebem e reciclam brinquedos usados ou para doar a amigos ou conhecidos com filhos mais pequenos.

Certo é que, quanto mais brinquedos reciclados tivermos, mais contribuímos para diminuir a produção de lixo – sobretudo os lixos de plástico.

Se partilha da visão da Goldenergy, de que o futuro se constrói com as decisões de hoje, podem ser-lhe úteis algumas dicas de reciclagem de brinquedos usados.

Mas não as aplique apenas nas épocas festivas: todos os dias são dias ideais para cuidar do planeta e consciencializar as crianças sobre um novo modelo de consumo.

Continue a ler o nosso artigo e descubra que destino dar aos brinquedos usados que tem em casa.

O que fazer com os brinquedos usados?

É um facto: muitas vezes as crianças nem esperam que os brinquedos envelheçam e perdem o interesse. Basta surgirem novos brinquedos que lhes despertem a atenção.

Há vários possíveis destinos para os brinquedos: a doação, a reciclagem dos brinquedos usados e, infelizmente, o lixo. O que queremos é cada vez mais evitar o terceiro destino e diminuir o desperdício, sobretudo de plástico.

Quanto à doação, pode sempre oferecer os brinquedos aos amigos das crianças ou às pessoas conhecidas que sabe que farão um bom uso. Sempre que possível, guarde as caixas na arrecadação ou num armário desocupado da casa. Assim evita doar os brinquedos em sacos ou comprar novos embrulhos para fazer a doação.

Se não conhece ninguém a quem doar, há diversas instituições em Portugal que aceitam doações de brinquedos para que os possam ceder a pessoas mais necessitadas. Independentemente de onde vive, há um lugar próximo de si e pronto a receber a sua doação.

Mas e no que diz respeito à reciclagem de brinquedos usados, como fazer?

Onde se reciclam os brinquedos?

Eis uma tarefa bastante difícil: a reciclagem de brinquedos usados.

Em Portugal existem ainda poucos pontos de recolha para que os pais possam reciclar brinquedos de plástico. Esta é uma realidade que associações como a Replay têm feito um esforço para mudar.

Convém destacar que alguns brinquedos que têm plástico (como as bonecas e as coleções de cromos) não podem ser descartados juntamente com os plásticos das embalagens nos ecopontos amarelos. Muitas vezes são constituídos por materiais muito diversos e nem sempre recicláveis.

Mas se pretende saber como reciclar brinquedos como carrinhos telecomandados ou outros brinquedos eletrónicos, temos uma boa notícia. Estes são considerados Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e existem pontos específicos para a sua recolha. Através dos sites Onde Reciclar e Eu Reciclo pode encontrar o ponto mais próximo da sua área de residência.

Mas temos ainda outra ideia para que possa fazer a reciclagem de brinquedos usados: o artesanato. Com muita criatividade e pouco orçamento, pode criar brinquedos a partir do zero, apenas reciclando brinquedos de plástico que já tem em casa.

Continue a ler e veja as nossas ideias para a reciclagem de brinquedos antigos.

Trabalhos manuais para a reciclagem de brinquedos

Esqueça a ideia de que os brinquedos reciclados são sinónimo de brinquedos velhos ou pouco divertidos para as crianças. Quem cuida sempre tem, e se todas as crianças cuidarem bem dos brinquedos, será uma excelente ideia realizar uma troca de brinquedos entre amigos e conhecidos!

Assim poupamos dinheiro com um brinquedo novo, produzimos menos lixo e incentivamos a socialização entre as crianças. Ou seja, há muitos benefícios de se fazer a reciclagem de brinquedos usados entre os próprios amigos!

Mas se pretende reciclar os brinquedos de plástico e dar-lhes uma nova vida, temos também algumas ideias para a reciclagem de brinquedos antigos  a serem partilhadas.

Baseamo-nos no trabalho manual que pode desenvolver juntamente com as crianças. Ao incentivá-las a participar do processo, elas ganham mais consciência sobre o valor e o trabalho envolvido na elaboração do brinquedo que possuem em mãos.

Costurar peças de roupas para as bonecas

Esta é uma das ideias mais simples para preparar brinquedos reciclados.

Se as bonecas já têm os cabelos desgastados ou a pele com rabiscos de caneta, pode sempre costurar peças de roupa para cobri-la, como um gorro ou um vestido.

Naturalmente, recomenda-se a utilização prévia de álcool para a remoção das nódoas da boneca e tentar fazê-la retornar ao seu estado de limpeza original – ou pelo menos o mais próximo disso.

Reutilize as coleções de cromos

Muitas das cartas de cromos possuem elementos coloridos, metalizados e brilhantes que podem servir para os trabalhos escolares das crianças: cartazes, ilustrações dos cadernos, maquetes, etc. Por isso, recomenda-se guardá-los para uso futuro.

Com uma tesoura sem ponta, pode auxiliar a criança a cortar as partes desejadas.

Construa um robot em casa

Algumas peças de brinquedos eletrónicos, como bonecas que falam e carros telecomandados, podem ser utilizadas para construir um robot. Com sorte, até alguns elementos eletrónicos podem formar parte desta experiência.

É interessante dar liberdade às crianças para que pensem em novas funções para as antigas peças dos brinquedos reciclados que possuem.

Ofereça experiências

Como procede em relação aos presentes: oferece brinquedos reciclados ou investe em novos brinquedos?

A Goldenergy sugere que, sempre que possível, ofereça experiências em vez de objetos. As experiências positivas são guardadas na memória, fortalecem os laços afetivos e (quase sempre) não produzem tanto lixo como um objeto.

Sobretudo durante a infância e juventude, viajar, brincar, aprender um desporto, uma nova língua, são essenciais para a formação do caráter destes futuros adultos. E são ainda mais significativas do que oferecer ou montar brinquedos reciclados.

E se queremos um mundo mais verde, é claro que fará toda a diferença investir em experiências que integrem estas crianças com a natureza.

Mas, para além disso, vale a pena investir num quotidiano mais sustentável. Porque o futuro se constrói com as ações de hoje, a Goldenergy comercializa apenas eletricidade com origem em fontes 100% renováveis.

Se pretende investir em painéis solares e poupar até 50% nas faturas de eletricidade, comece a transformar a sua casa ainda hoje com a Goldenergy.

Mas se pretende aderir a uma comercializadora amiga do ambiente, adira facilmente aos nossos serviços pelo site ou ligue para 800 500 292.

Conte com a Goldenergy para construir um futuro mais sustentável!

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Quer aderir? Nós ligamos, grátis.

Deixe os seus dados para entrarmos em contacto consigo.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde.

Quer receber primeiro uma proposta? Simule e veja quanto vai poupar.

Artigos recentes

Quando falamos de dar as melhores dicas para tornar mais simples a sua vida aí em casa, a Goldenergy está...
Sabia que para carregar um carro elétrico fora de casa – ou seja, na rede pública de carregamento – é...
“Olá, o meu nome é Yolanda Hopkins. Eu sou surfista e normalmente represento a Seleção de Surf nacional. Agora também...

Mais lidos

Se ainda não é nosso cliente, agora vai querer ser. Conheça o nosso programa Campanha Amigo e saiba como ganhar...
Nos períodos de confinamento a recolha da leitura pelo técnico pode estar condicionada e é importante comunicar o consumo para...
Durante o mês de Novembro de 2020 o setor da energia assistiu a mais um importante passo na agilização de...