8 sugestões para um Natal mais sustentável
Goldenergy,

8 sugestões para um Natal mais sustentável

Índice

O Natal está aí! Aquela noite mágica em que encontramos os familiares para uma grande ceia, deixamos as prendas ao pé da árvore e celebramos mais um ano que está a terminar.

É também a noite em que muitos oferecem prendas que acompanham caixas de plástico e que são embrulhadas por papéis que, em poucos minutos, vão diretamente para o lixo.

Já para não falar da ceia de Natal, que muitas vezes é imensa e desproporcional às nossas necessidades. Consequentemente, as sobras dos pratos vão para o lixo, e as sobras cozinhadas vão para o frigorífico.

E que tal se pudéssemos reduzir o desperdício e a produção de lixo durante o Natal ao mesmo tempo que mantemos a alegria do encontro e a boa energia?

O conceito de um Natal sustentável tem sido cada vez mais comum entre quem quer cuidar da natureza e, ao mesmo tempo, desfrutar de toda a solidariedade típica deste período.

É possível organizar uma ceia de Natal sustentável com direito a tudo o que é mais tradicional desta data: o cesto, os presentes, a decoração e, claro, a árvore de Natal!

Ficou curioso? Continue a leitura deste artigo da Goldenergy e descubra como dar uma boa energia a este novo conceito de Natal!

Como celebrar um Natal mais sustentável

Para celebrar um Natal sustentável sem perder a essência desta data especial que todos conhecemos, é importante aprender a fazer trocas sustentáveis. Isto é, substituir aqueles elementos mais tradicionais por equivalentes que produzam menos lixo e que utilizem menos recursos da natureza.

Já pensou em montar uma árvore de Natal sustentável? Há diversas formas de montar uma árvore de natal sem produzir lixo. Pode sempre manter a iluminação com as luzes de Natal, já falamos sobre isso num artigo do nosso blog sobre quanto é que consomem as luzes de Natal.

Ainda sobre a decoração, que tal utilizar todo o seu potencial criativo para preparar incríveis decorações sustentáveis de Natal? É a desculpa perfeita para trazer a natureza para mais perto de si.

E se este ano decidisse preparar presentes de Natal sustentáveis? Existem diversas formas de tornar o seu presente mais amigo da natureza e, ainda assim, conseguir surpreender.

Se sabe que presentear com comida é uma escolha infalível, talvez queira oferecer um cesto de natal sustentável, com as comidas mais apetitosas à medida certa da pessoa que o irá receber.

Seja a nível da decoração ou das prendas que pretende oferecer aos seus familiares e amigos, é possível tornar o seu Natal sustentável com dicas simples.

A Goldenergy compreende que um amanhã mais verde é construído com as ações sustentáveis que fazemos hoje. Se concorda com o nosso ponto de vista, continue a leitura! 😊

Decorações de Natal sustentáveis

Começamos pelas ideias de decorações sustentáveis de Natal. Porque antes mesmo de oferecer alguma prenda ou experiência aos convidados da ceia, é importante tornar a atmosfera confortável e acolhedora.

Eis algumas substituições que pode experimentar fazer para tornar este Natal sustentável.

Árvore de Natal em cartão

Junte as crianças da casa e recolham caixas em cartão do tamanho da árvore que pretende montar. A vantagem é que pode colar esta árvore à parede, a ocupar pouco espaço – o que é ideal para os apartamentos.

Com tinta à base de água ou uma solução equivalente, podem juntos pintar uma bela árvore de Natal sustentável que não vai passar despercebida.

Para ter a certeza disso, basta adicionar fotografias da sua família com os convidados, que vão passar longos minutos a admirar as memórias que já construíram juntos.

Pinheiros naturais

Outra opção para montar uma árvore de Natal sustentável é recorrer aos pinheiros naturais. Pode comprar um pinheiro nos mercados de Natal ou nos bombeiros voluntários, que organizam iniciativas do género todos os anos.

Convém saber a origem do pinheiro que adquiriu e perceber se as plantações são geridas de forma sustentável, se tem origem local e se eventualmente os pode replantar.

De facto, decorar a casa com pinheiros naturais torna a decoração muito mais interessante do que os tradicionais pinheiros artificiais.

Objetos Decorativos DIY

Há ainda outros elementos de decoração que pode preparar para tornar o seu Natal sustentável ainda mais único e mágico.

Pode, por exemplo, fazer pinturas para colocar nas paredes, montagens com fotografias da família, pendurar no teto alguns desenhos feitos pelas crianças e muito mais. O objetivo deve ser produzir o mínimo de lixo possível, claro.

Agora que a sua casa está totalmente ambientada dentro do conceito de um Natal sustentável, é natural que os seus convidados estejam preparados para receber presentes igualmente amigos do ambiente. Já tem alguma ideia? 😊

Ideias para presentes sustentáveis

Esqueça os embrulhos tradicionais que encontra nas lojas: sacos de plástico, rolos de papel, laços e outros itens que vai descartar em menos de 5 minutos.

Os presentes de Natal sustentáveis são aqueles cuja essência é mais importante do que a aparência. Afinal, já que o embrulho vai ser deitado ao lixo, porque não reaproveitar alguns elementos?

Partilhamos algumas dicas de prendas para um Natal mais sustentável.

Embrulhos de jornal e ráfia

Troque o embrulho de plástico e papel por jornais e revistas antigas. Muitas marcas ainda deixam panfletos nas caixas de correio e sabemos que eles vão rapidamente para o lixo.

Que tal então utilizá-los para fazer um embrulho super original? Já sabe que assim poderá poupar dinheiro e tempo, pois é muito fácil encontrar este embrulho!

Além disso, pode trocar as tradicionais fitas e laços por ráfia ou linhas de costura. O resultado será um embrulho muito original.

Roupa em segunda mão

Há ainda uma ótima ideia de presente de Natal sustentável: oferecer roupas em segunda mão.

Se é daquelas pessoas que tem várias peças de roupa novas, porquê não oferece-las a alguém que sabe que vai adorar esta prenda?

Pode ainda recorrer às lojas e às apps de compra e venda de roupa em segunda mão. É uma ideia que tem feito cada vez mais sucesso entre os mais jovens!

Cabaz de Natal sustentável

Esta é uma ideia para um Natal sustentável não apenas na noite do dia 24, mas para oferecer aos colegas de trabalho e a outras pessoas queridas ao longo de todo o mês.

Investir num cabaz de Natal mais amigo do ambiente é possível de várias formas: ao reaproveitar a base do cesto que já recebeu no ano passado, ao embrulhar o cesto com um embrulho reutilizado, ao incluir alimentos naturais, e de muitas outras formas.

É um presente infalível: quem não gosta de receber comida? 😊

Já viu que dar boa energia ao seu Natal é mais fácil do que imaginava, certo? Optar por presentes e decorações sustentáveis de Natal vai permitir poupar dinheiro e poupar o planeta.

Privilegiamos sempre a sustentabilidade e a poupança. Afinal, os preços da Goldenergy são dos mais baratos do mercado livre de eletricidade. Outro factor importante que nos diferencia é a nossa preocupação com o meio ambiente: só comercializamos eletricidade obtida a partir de fontes 100% renováveis.

Porque sabemos que o futuro se constrói com as decisões de hoje, pensamos que um Natal sustentável não deveria ser uma alternativa, mas sim a regra.

Comece já hoje a fazer escolhas mais sustentáveis no seu dia a dia. Adira já aos serviços da Goldenergy. Faça a adesão fácil pelo site ou ligue para 800 500 292 e partilhe da nossa boa energia!

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Quer aderir? Nós ligamos, grátis.

Deixe os seus dados para entrarmos em contacto consigo.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde.

Quer receber primeiro uma proposta? Simule e veja quanto vai poupar.

Artigos recentes

Aniversários, Natal e outras festividades enchem as casas de brinquedos que fazem a alegria dos mais pequenos. Mas como adultos...
Sim, é verdade. Somos, mais uma vez, a marca nº1 da Escolha do Consumidor na categoria Energias 100% Renováveis, desta...
Todos temos curiosidade de saber o verdadeiro valor do consumo dos electrodomésticos no nosso dia a dia. Até porque assim...

Mais lidos

Se ainda não é nosso cliente, agora vai querer ser. Conheça o nosso programa Campanha Amigo e saiba como ganhar...
Nos períodos de confinamento a recolha da leitura pelo técnico pode estar condicionada e é importante comunicar o consumo para...
Durante o mês de Novembro de 2020 o setor da energia assistiu a mais um importante passo na agilização de...