Goldenergy,

Scooters elétricas: as melhores alternativas de transporte verde

Índice

Se há alguns anos as scooters elétricas eram vistas apenas como uma diversão para os mais jovens, hoje são consideradas um excelente meio de transporte. E isto deve-se a inúmeros fatores!

Em primeiro lugar porque a scooter elétrica é um veículo que permite deslocações fáceis e rápidas. Para além disso, passou a ser um símbolo de elegância, conforto e muito estilo. Nada mal para quem gosta de andar sempre na moda.

Mas não é só isso! As scooters elétricas também são meios de transporte sustentáveis e ecológicos, uma vez que não utilizam combustíveis fósseis, como a gasolina, para se movimentar. Nesse sentido, não emitem gases poluentes, o que as transforma em verdadeiras alternativas para conter o avanço da intensificação do efeito estufa e do aquecimento global.

Também têm impacto na economia doméstica: a scooter elétrica também pode ser uma excelente opção, uma vez que é um meio de transporte de baixo custo de manutenção e de consumo. Este último fator, em especial, deve-se à capacidade e à autonomia da sua bateria elétrica, como veremos ao longo deste conteúdo.

Não há como negar que este transporte verde da moda possui inúmeras vantagens. E é por isso que vamos falar sobre as scooters elétricas neste artigo da Goldenergy.

Aqui vai ser possível descobrir mais sobre as scooters, os tipos existentes, como é o seu funcionamento, entre muitas outras relevantes informações. Boa leitura!

Que scooter elétrica comprar? 3 sugestões

A resposta a esta pergunta não é tão simples quanto possa parecer. Isto porque definir quais são as melhores scooters elétricas e, assim, sugerir a ideal para comprar, depende muito do gosto pessoal de cada um, bem como de qual será a finalidade de utilização deste meio de transporte.

Para além disso, dependendo da marca e das características, cada scooter elétrica tem um preço diferenciado. Logo, o consumidor também precisa de avaliar quanto pode e está disposto a investir neste veículo.

Por isso, e tendo em consideração todas estas questões, listamos alguns modelos de scooters elétricas para que seja possível escolher aquela a que mais se adapta às suas necessidades e à sua realidade. Confira!

Shineray SE1 Lítio

A Shineray, marca chinesa, tem investido em vários modelos de scooters. Entre os principais está o SE1 Lítio.

Como o próprio nome sugere, trata-se de um modelo que possui bateria removível de lítio. Além disso, esta scooter elétrica pesa menos de 90kg e gera uma potência máxima de 2.000W.

A scooter SE 1 lítio também possui até 60 km de autonomia, sendo que a sua carga leva de 6 a 8 horas a ficar completa em tomadas convencionais.

Voltz EVS

A Voltz EVS é a primeira scooter elétrica da Voltz Motors. É considerada uma das melhores do mercado, pois é altamente tecnológica.

Nesse sentido, saiba que ela possui um painel digital colorido, que é conectado ao smartphone. Através dele, é possível obter informações, como: localização do veículo, dados sobre a recarga, navegação por GPS, entre outros.

Embora seja pesada (132 kg), pode suportar até 200 kg de carga. Além disso, sua potência máxima é de 3.000 W e possui autonomia de até 180 km com duas baterias. Esta scooter pode ser realmente uma boa opção.

Honda U-BE

A Honda U-BE é uma scooter elétrica da famosa marca japonesa Honda. O seu motor elétrico possui 350 W e este meio de transporte é equipado com um sistema de arranque com chave inteligente, painel digital iluminado por LED e bateria removível.

Além disso, esta scooter da Honda pode ser encontrada com três opções de bateria, sendo elas:

  • Modelo de bateria 48V15Ah, de 720 Wh, com autonomia para 55 km.
  • Modelo de bateria 48V20Ah, de 960 Wh, com autonomia para 70 km.
  • Modelo de bateria 48V24Ah, de 1.152 Wh, com autonomia para 80 km.

Assim, é possível escolher o meio de transporte eléctrico com mais autonomia para as suas necessidades.

Convém mencionar ainda que ela pesa 54 kg e a sua bateria demora 2 horas para estar completamente recarregada.

Bateria elétrica da scooter

Como se consegue perceber, as scooters elétricas são veículos que precisam de contar com uma bateria elétrica para funcionar. Isto porque, como não utilizam combustíveis fósseis, a energia elétrica proveniente da bateria é o que as faz entrar em movimento e funcionar.

Portanto, na hora de adquirir uma scooter, é necessário ter em conta e analisar todas as características da bateria, como material, autonomia, a vida útil, se é portátil ou não, entre outros.

A bateria de lítio, por exemplo, costuma ser portátil e dura cerca de 2 mil ciclos completos de recarga, o que garante aproximadamente 120 mil quilómetros de viagem.

Convém mencionar que, depois que adquirir uma scooter, é importante olhar sempre para o nível de bateria do veículo para não correr o risco de ficar sem carga a meio do caminho.

Por isso, vale sempre a pena investir em modelos de bateria que possuam boa autonomia e que sejam portáteis, pois, assim, é possível recarregá-la em qualquer lugar que possua tomada.

Tipos de scooters elétricas

Quando falamos sobre os tipos de scooters elétricas existentes, podemos subdividir em dois principais grandes grupos: das scooters que possuem duas rodas e são conhecidas também como trotinetes eléctricas; e das scooters que possuem três rodas e são commumente chamadas também de triciclos eléctricos.

Nas scooters do primeiro grupo, o condutor conduzirá o veículo em pé. Isso porque o meio de transporte não possui assento. Por isso, ele pode ser muito recomendado para quem gosta de mais aventura e não se importa muito com o conforto. É muito popular entre os mais jovens.

Regra geral, estas scooters eléctricas são mais utilizadas para deslocações mais curtas, justamente por não possuirem assento.

Já as scooters de três rodas são bem semelhantes às motas, uma vez que possuem assento. Por isso mesmo, o condutor tem mais conforto e consegue deslocar-se em distâncias maiores, desde que a autonomia da bateria o permita, claro.

Regra geral, estes modelos são mais requisitados por pessoas que querem estar na moda, mas também prezam pela tranquilidade nas deslocações obrigatórios ou de lazer.

Convém mencionar, no entanto, que todas as scooters elétricas, sejam elas de duas ou três rodas, devem:

  • Possuir uma bateria eléctrica;
  • Ter um funcionamento 100% eléctrico, isto é, não podem utilizar combustíveis;
  • Possuir travões, de preferência uma travagem frontal e discos hidráulicos traseiros.

Como vimos, cada um dos modelos pode apresentar, no entanto, recursos adicionais, como painel digital, GPS, luzes de LED, entre outros.

Vantagens da scooter eléctrica

Apesar de já termos mencionado no início deste conteúdo algumas vantagens da scooter eléctrica, não poderíamos deixar de detalhar cada uma delas, para além de apresentar outros benefícios que este meio de transporte possui.

Elegância e estilo

A scooter elétrica tem um estilo completamente diferenciado, o que a faz estar sempre na moda tanto entre as pessoas mais modernas quanto entre quem adoram vintage. Este é um veículo que pode oferecer elegância e estilo para qualquer um, sobretudo para os que prezam por estar sempre dentro da moda.

Agilidade

O trânsito das grandes cidades pode incomodar e atrapalhar muita gente, sobretudo quem precisa de se deslocar para o trabalho. Nesse sentido, a scooter elétrica pode conferir agilidade, facilidade e rapidez nas deslocações. Isto quer dizer que com ela não é preciso perder tempo em trajetos considerados rápidos.

Economia

Deslocar-se com as scooters elétricas também pode trazer benefícios incríveis para as finanças pessoais. Em primeiro lugar porque não é necessário gastar dinheiro com a compra de combustíveis. Em seguida, porque as manutenções e revisões deste veículo possuem custos relativamente baixos, o que também contribui para essa mesma economia.

Ausência de ruídos

As scooters eléctricas não contribuem para a poluição sonora das cidades. Isto porque, durante o seu funcionamento, não apresentam ruídos ou barulhos, o que contribui para que o trânsito seja muito mais silencioso.

Transporte verde

Um dos principais benefícios da scooter elétrica, capaz de contribuir em larga escala para o futuro do planeta, é o facto de este veículo não emitir gases de efeito estufa. Como não necessita de de combustíveis fósseis, mas sim de uma bateria eléctrica, não ocorrem essas tão prejudiciais emissões. Portanto, este meio de transporte é um grande aliado na luta contra as mudanças climáticas.

E então, depois deste conteúdo sobre scooters eléctricas, está a pensar em adquirir a sua? Provavelmente sim, não é? Afinal, este veículo pode contribuir consideravelmente para a sua rotina!

Saiba que a Goldenergy apoia a adesão a veículos elétricos, pois, mais do que pessoal, esta é uma causa social e ambiental. Como prova dessa luta verde, inauguramos recentemente a nossa primeira estação de carregamento de carros elétricos.

Comece a fazer a sua parte também nesta luta por um futuro mais verde!

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Quer aderir? Nós ligamos, grátis.

Deixe os seus dados para entrarmos em contacto consigo.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde.

Quer receber primeiro uma proposta? Simule e veja quanto vai poupar.

Artigos recentes

Preocupado com as faturas da energia? Sabemos que nunca foi tão urgente pensar em formas de pagar menos pelos consumos...
Estes aparelhos representam uma das possíveis escolhas que podemos fazer para aquecer a água da nossa casa, no caso de...
A autonomia dos carros elétricos é, e tem razão de ser, uma das maiores preocupações de quem quer comprar um...

Mais lidos

Se ainda não é nosso cliente, agora vai querer ser. Conheça o nosso programa Campanha Amigo e saiba como ganhar...
Nos períodos de confinamento a recolha da leitura pelo técnico pode estar condicionada e é importante comunicar o consumo para...
Durante o mês de Novembro de 2020 o setor da energia assistiu a mais um importante passo na agilização de...