Goldenergy,

Reciclagem de capsulas de café: como fazer e o que acontece depois

Índice

O famoso – e adorado – cafezinho de todos os dias é obrigatório para grande parte dos portugueses e, por isso, tem um impacto enorme na produção de resíduos. A boa notícia é que podemos fazer a reciclagem de cápsulas de café. 😀

Não é novidade que, por cá, adoramos ser rotulados de verdinhos – não fosse a Goldenergy tão comprometida com o meio ambiente e com o futuro das pessoas. Por isso, passar a mensagem certa no que concerne ao respeito pelo planeta é algo que adoramos pôr em prática aqui no nosso blog. 😉

Ficou curioso sobre como pode reciclar as suas cápsulas descartáveis? Fique connosco. Vamos falar sobre uma das muitas formas, simples e acessíveis, de reduzirmos a nossa pegada ecológica.

Reciclagem de cápsulas de café: guia com tudo o que precisa de saber

O que é que faz às cápsulas de café aí em casa? Escolhe deitar fora no caixote do lixo “normal” ou faz a separação para destiná-las ao contentor amarelo? O que será que acontece depois de serem descartadas?

Vamos responder a tudo, tudo. 🙂

As cápsulas de café descartáveis são amigas do planeta?

Práticas? Muito. Sustentáveis? Não muito, infelizmente. 🙁

Ainda que adoremos que o hábito do cafezinho se tenha tornado tão prático, com as máquinas cada vez mais acessíveis e presentes no nosso quotidiano, o facto é que este hábito tão nosso não é muito inocente e tem potencial para gerar vários danos no meio ambiente.

Sugerimos um exercício para termos uma ideia do tamanho do problema: Sabia que, em termos de consumo, o café está logo atrás do petróleo? Agora reflita sobre o facto de cada cápsula ser um item descartável. Então, agora, finalize a tentar imaginar quantas cápsulas são consumidas e descartadas diariamente. E semanalmente, mensalmente, anualmente….

Consegue dimensionar?

Vamos fazer um cálculo rápido: quantas cápsulas de café consome, em média, num ano? Imagine que bebe três cafés por dia. O resultado dessa matemática é simples: bebe 1095 em doze meses e descarta no ambiente exatamente este número de cápsulas.

Há, até, quem já tenha feito uma conta de maiores proporções: 13.500 cápsulas de café são deitadas fora a cada minuto, no mundo. Parece incrível, não é? Na verdade, é preocupante. 🙁

Uma cápsula pode levar entre 150 a 500 anos para ser decomposta naturalmente, depois de descartada. É fácil prevermos o impacto negativo que o nosso cafezinho da rotina tem no planeta.

Todas as cápsulas de café são recicláveis?

A reciclagem é uma solução eficaz? Há quem diga que sim, há quem diga que não. No entanto, quando o consumo passa pelo que é descartável, a alternativa é o descarte na natureza.

Temos no mercado algumas opções de cápsulas descartáveis que são, especificamente, descritas como recicláveis. No entanto, as mais vendidas, aquelas feitas de plástico ou de alumínio, têm um processo de reciclagem bastante complexo.

Como reciclar correctamente as cápsulas de café

No contentor amarelo ou no normal? Entre uma opção e outra, o lixo normal deverá ser a escolha. Por isso, pode esquecer a separação para o contentor dos plásticos e metais. Durante a triagem destes contentores, as cápsulas são rotuladas como lixo e encaminhadas para os aterros – são reconhecidas como resíduos de embalagens e não importa se foram lavadas.

Dito isto, não restam dúvidas: a melhor forma de fazer o descarte é entregar as cápsulas utilizadas nos pontos de recolha, que são disponibilizados pelas próprias marcas de café.

O que acontece com as cápsulas que vão para o lixo?

É do conhecimento comum que existem diversos pontos de recolha das cápsulas de café, com fins relacionados com a reciclagem. Entregar as nossas cápsulas já usadas é tão fácil quanto ir à loja fazer a compra das cápsulas. Mas a verdade é que, na esmagadora maioria das vezes, vamos comprá-las e nunca nos lembramos de as entregar.

O resultado disso é que deitamos grande parte desses resíduos no lixo e, hoje, já se sabe que existe um enorme número de cápsulas descartáveis que vai para aos aterros e não para os pontos de reciclagem – um problema que, para além de gerar mais poluição, agrava a situação da escassez de recursos que o mundo já começa a viver.

Como é o processo de reciclagem das cápsulas de café?

Uma vez que assumimos as máquinas – quer em casa quer no escritório -, é de absoluta importância que saibamos reconhecer os impactos desta escolha e possamos perceber como, de forma mesmo simples, podemos minimizar os malefícios que estes nossos resíduos provocam na natureza.

E qual é a forma mais simples de minimizar os maus resultados que o nosso café de cápsula deixa no ambiente? A forma mais fácil de não aumentarmos o problema é, de facto, fazermos a entrega das cápsulas descartáveis nos pontos de recolha. Para isso, deve guardá-las em casa após a utilização e não esquecer de as levar consigo até à loja. 😉

E quando a marca que consumimos não faz este trabalho de recolha para a reciclagem? Então, neste caso, uma escolha possível é fazer o seu descarte de cápsulas no lixo, ciente dos danos que estamos a causar.

5 ideias com cápsulas de café recicláveis

Uma forma de reduzir o impacto negativo gerado pelo consumo de cápsulas de café descartáveis é utilizá-las sob uma nova perspetiva.

As ideias de artesanato que reaproveitam esses itens não são consideradas como solução, afinal, o resíduo continua a existir e, eventualmente, mais cedo ou mais tarde, terá o destino dos aterros. Ainda assim, são boas formas de evitar consumos de outros materiais, despertando outras fontes de desperdícios.

Listamos 5 ideias originais, com o passo a passo em vídeo, para que possa sentir-se inspirado. 🙂

  1. Colares
  2. Flores
  3. Árvore de Natal
  4. Pingente
  5. Jardim vertical

Sugestões alternativas às cápsulas de café descartáveis

É aqui que passamos a sugerir outras formas de consumir café em cápsulas, que ajudam a reduzir esse tipo de pegada ecológica: são diferentes formas que ajudam a reduzir o nosso desperdício.

Cápsulas reutilizáveis

São cada vez mais comuns – e ainda bem! 🙂 Já começa a haver no mercado a presença de uma boa variedade de cápsulas reutilizáveis que sejam compatíveis com as máquinas de café mais usadas pelos consumidores. Esta compatibilidade é o que garante que a cápsula não danifica a nossa máquina. Na altura de comprar, confirme este ponto.

Ao contrário daquilo que é observado nas cápsulas descartáveis, as versões reutilizáveis têm um ciclo de vida bastante superior, que se deve aos materiais com os quais são confeccionadas – como o aço inoxidável ou o silicone, por exemplo. As de aço são as melhores escolhas para o meio ambiente, uma vez que nunca precisam de ser substituídas. Isto quer dizer que podem ser lavadas e, novamente, preenchidas com o seu café de eleição… Infinitamente!

Esta é, portanto, uma alternativa bastante mais sustentável às cápsulas descartáveis. 🙂

Agora, talvez se esteja a perguntar: mas não existem cápsulas reutilizáveis em plástico à venda nas grandes superfícies comerciais? Sim, há cápsulas de café produzidas em plástico reforçado e até têm um preço bastante mais simpático. Mas a verdade é que não são tão amigas do planeta. Ao fim do seu ciclo de vida – de, mais ou menos, cem utilizações -, vão sempre acabar por ser incineradas ou descartadas em aterros.

Como utilizar as minhas cápsulas de café reutilizáveis?

Mais simples não poderia ser. 😀

  • Seque bem a cápsula antes de cada utilização e, com a ajuda de uma colher de chá, preencha com o café que adora. Pressione e feche. Agora, basta inserir a sua cápsula na máquina.
  • De seguida, é só lavar e repetir o processo sempre que for altura de um cafezinho. 😀

Cápsulas de Café Compostáveis

É verdade que ainda não são uma grande aposta da maior parte das marcas de café, mas já existem algumas possibilidades de compra.

E o que são as cápsulas compostáveis? São cápsulas feitas inteiramente de materiais orgânicos que vão transformar-se em fertilizante – ou seja, mais tarde, depois de descartados, esses itens compostáveis servem para adubar a terra.

Esta era uma prática bastante mais comum em processos industriais, mas hoje já podemos fazer compostagem doméstica, com aplicação caseira em culturas de vaso ou pequenas hortas.

Quais são as vantagens das cápsulas compostáveis, se comparadas às cápsulas reutilizáveis? São compradas prontas para a utilização.

Que cuidados devemos ter com o descarte? Nunca devemos descartar para reciclagem as cápsulas compostáveis, pois isso gera mais desperdício – é mesmo fundamental que, sendo esta a nossa escolha, possamos fazer a sua compostagem. Para a reciclagem seguem apenas as descartáveis.

No nosso dia a dia, é comum não termos a exata noção daquilo que os nossos hábitos – grandes e pequenos – podem fazer provocar no planeta. E não falamos aqui apenas das cápsulas de café descartáveis. Tudo o que é descartável está associado a problemas ambientais: palhinhas, copos, talheres, máscaras, luvas, etc.

Antes de fazermos as nossas escolhas de consumo devemos sempre procurar estar informados sobre alternativas mais verdinhas – como a energia que vendemos na Goldenergy, por exemplo, que é toda gerada a partir de fontes renováveis.

Não custa muito pensar diferente. O importante é dar o primeiro passo… E repetir. 🙂 Depois disso, qualquer atitude nova se transforma em hábito.

Ser amigo do planeta é um compromisso diário e inadiável. 😉

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Quer aderir? Nós ligamos, grátis.

Deixe os seus dados para entrarmos em contacto consigo.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde.

Quer receber primeiro uma proposta? Simule e veja quanto vai poupar.

Artigos recentes

A entrada da Axpo e da Goldenergy no mercado português do Biometano marca um ponto de viragem, sinalizando não só...
Na hora de procurarmos soluções para aumentar a eficiência energética das nossas casas, as janelas são um dos pontos essenciais...
A energia solar é uma fonte de energia inesgotável e amiga do ambiente, que se apresenta como uma alternativa para...

Mais lidos

Se ainda não é nosso cliente, agora vai querer ser. Conheça o nosso programa Campanha Amigo e saiba como ganhar...
Nos períodos de confinamento a recolha da leitura pelo técnico pode estar condicionada e é importante comunicar o consumo para...
Durante o mês de Novembro de 2020 o setor da energia assistiu a mais um importante passo na agilização de...