Goldenergy,

Bicicleta elétrica: como ser sustentável sobre rodas

Índice

As bicicletas têm sido cada vez mais requisitadas – e não é apenas para as atividades físicas, mas, sobretudo, para a realização de deslocações diárias mais sustentáveis. Quem é adepto da filosofia dos transportes ecologicamente corretos provavelmente já ouviu falar na bicicleta elétrica. Mas, apesar de já famosas, a verdade é que nem todos sabem como funcionam e quais são as suas principais características.

Por isso, trazemos este guia completo que explica tudo o que precisa saber sobre as bicicletas elétricas e sobre como podem tornar-se em importantes aliadas no seu quotidiano.

O que é uma bicicleta elétrica?

A bicicleta elétrica é como uma bicicleta comum, porém equipada com um motor e uma bateria, que pode ser de lítio ou de chumbo. Ou seja, é um veículo híbrido, que pode ser utilizado de forma mecânica, ao pedalar, ou de forma elétrica, com o motor a funcionar.

Embora as diferenças entre uma bicicleta convencional e uma elétrica estejam centradas em poucas características, já são suficientes para fazer grandes mudanças na vida de quem a utiliza para se deslocar diariamente, seja para ir ao trabalho, à escola ou a qualquer outro lugar.

Sabemos que utilizar constantemente uma bicicleta tradicional pode ser um exercício físico bastante exigente, sobretudo se parte do seu trajeto diário inclui montanhas e desníveis, como uma subida íngreme. Em contrapartida, quando se está a usar uma bicicleta elétrica, os percursos tornam-se mais leves. Pode, por exemplo, oscilar entre a sua utilização mecânica ou motorizada, realizando assim uma viagem mais confortável.

Como funciona a bicicleta elétrica?

Agora que já sabe o que é uma bicicleta elétrica, poderá perceber como atuam os principais componentes que determinam o seu funcionamento.

Motor

O motor de uma bicicleta elétrica pode estar inserido em três principais regiões do veículo: na parte dianteira, traseira ou na extremidade superior. A sua posição irá influenciar algumas funções específicas na bicicleta.

  • O motor na parte dianteira fica posicionado dentro da roda dianteira, responsável pela direção da bicicleta. Neste caso, o funcionamento da bicicleta ficará semelhante ao de um carro com tração dianteira.
  • O motor na parte traseira interage com as engrenagens e as outras partes de trás da bicicleta. Deste modo, melhora a tração e dá ao ciclista maior segurança, graças à sua boa aderência às superfícies.
  • O motor na extremidade superior trata-se de um motor de acionamento central. Este direciona a energia e permite maior estabilidade nos trajetos.

Bateria

Como dissemos mais acima, a bateria da bicicleta elétrica pode ser de lítio ou de chumbo. Mas sabe quais são as suas diferenças? Estas relacionam-se, sobretudo, com o seu peso, a sua durabilidade e a sua autonomia.

  • Bateria de lítio: deve ser utilizada até ao fim antes de receber uma recarga. Modelos de bicicleta com bateria de lítio são mais leves.
  • Bateria de chumbo: é necessário recarregá-la sempre antes do fim da carga, pois, caso contrário, não conseguirá “segurar” a energia. Se não fizer uso da mesma por um período igual ou superior a 6 meses, esta bateria será inutilizada.

Para carregar qualquer uma dessas baterias, basta retirá-las da bicicleta e conectá-las à ficha. Para aquelas pessoas que se deslocam em longos percursos, o ideal é ter mais de uma bateria à mão durante o trajeto.

Modos de aceleração

A função de aceleração da bicicleta elétrica permite o acionamento do motor para que o ciclista tenha a devida assistência durante o trajeto. Essa propulsão elétrica, como é chamada, pode ser de dois tipos: sensor de pedal assistido (PAS) e sensor de velocidade (acelerador).

  • Sensor de pedal assistido (PAS): o sensor é ativado quando o ciclista começa a pedalar. Nesse caso, o motor apenas será acionado caso a pessoa pedale. Feito isso, o impulso será sentido.
  • Sensor de velocidade (acelerador): o sistema elétrico é acionado sem a necessidade de se pedalar. Basta girar a manopla, assim como em uma motocicleta, para que o motor seja acionado.

Sensor de travão

Para que o ciclista tenha total segurança ao utilizar as bicicletas elétricas, todas devem possuir travões. Desse modo, quando o travão for acionado, o motor da bicicleta será automaticamente desligado, evitando-se acidentes.

Painel

O painel é uma peça essencial para uma bicicleta elétrica, pois permite que se visualize o nível da bateria, a velocidade da bicicleta, entre outras informações fundamentais para um percurso confortável e seguro.

Como deve ser a manutenção de uma bicicleta elétrica?

É recomendado que as bicicletas elétricas recebam manutenções preventivas a cada 3 ou 6 meses. Esta periodicidade deve ser cumprida corretamente, uma vez que o veículo possui diversos componentes que, caso não estejam em bom estado, podem comprometer a segurança do ciclista.

Certifique-se de que, a cada revisão, um técnico verifique todos os componentes elétricos, além das engrenagens, travões, quadro e guiador.

As principais vantagens da bicicleta elétrica

A bicicleta apresenta, por si só, inúmeras vantagens em relação a outros veículos: é sustentável, não polui o ambiente e permite-nos fazer atividades físicas que colaboram para uma melhoria na qualidade de vida. Mas, ao falarmos da sua versão motorizada, multiplicam-se os seus benefícios.

Listamos algumas destas vantagens para aqueles que estão à procura de uma bicicleta elétrica conseguirem tomar a melhor decisão na altura da compra:

1. Pedalar mais fácil e mais longo

Como mencionado ao princípio do artigo, a bicicleta elétrica permite ao ciclista movimentar-se com mais tranquilidade e facilidade por trajetos que possuem altos níveis de dificuldade. Dessa forma, os percursos tornam-se mais agradáveis, ainda que longos, pois serão muito menos cansativos.

2. Maior velocidade

Graças ao motor elétrico, esta bicicleta garante que o ciclista chegue mais rapidamente até ao seu destino. Ou seja, quanto mais pedala, maior o impulso e maior será a sua velocidade.

Naturalmente, há sempre um limite de velocidade aconselhado para este veículo que, uma vez atingido, fará com que o motor pare de impulsionar a
bicicleta. Mas não se preocupe: esta velocidade ainda é superior à de uma bicicleta comum.

3. Bicicleta para todas os momentos

Assim como as bicicletas tradicionais, as elétricas também possuem variedades para cada tipo de modalidade de ciclismo. É possível, por exemplo, encontrar modelos elétricos urbanos, para mountain bike, dobráveis, entre muitos outros.

4. Economia para os bolsos

Apesar de o valor de uma bicicleta elétrica ser maior do que o de uma bibicleta comum, o seu custo-benefício é sempre muito maior. Desse modo, dentro de pouco tempo poderá perceber o quanto poupou ao evitar os percursos de carro, de transporte público, entre outras modalidades, ao simplesmente optar por movimentar-se com o apoio de uma bicicleta elétrica.

Afinal, a manutenção de uma bicicleta é mais económica e não há qualquer despesa com bilhetes de viagem ou com combustíveis.

5. Garantia da realização do exercício físico

Mesmo sendo parcial ou totalmente motorizada, esta bicicleta ainda permite a realização de exercício físico de forma leve e quase imperceptível. Afinal, ao simplesmente ir de um ponto a outro, o ciclista pedala, exercita as pernas e o equilíbrio e, consequentemente, melhora a sua qualidade de vida.

Agora que já descobriu como funciona a bicicleta elétrica e conheceu todas as suas vantagens, gostava de aderir a esta ideia ecologicamente correta?

Partilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Quer aderir? Nós ligamos, grátis.

Deixe os seus dados para entrarmos em contacto consigo.

Poupe em casa e cuide do planeta escolhendo energia 100% verde.

Quer receber primeiro uma proposta? Simule e veja quanto vai poupar.

Artigos recentes

Na hora de procurarmos soluções para aumentar a eficiência energética das nossas casas, as janelas são um dos pontos essenciais...
A energia solar é uma fonte de energia inesgotável e amiga do ambiente, que se apresenta como uma alternativa para...
A procura por soluções sustentáveis e eficientes no consumo de energia diário é uma prioridade cada vez maior da sociedade...

Mais lidos

Se ainda não é nosso cliente, agora vai querer ser. Conheça o nosso programa Campanha Amigo e saiba como ganhar...
Nos períodos de confinamento a recolha da leitura pelo técnico pode estar condicionada e é importante comunicar o consumo para...
Durante o mês de Novembro de 2020 o setor da energia assistiu a mais um importante passo na agilização de...